quinta-feira, 30 de julho de 2009

É Hoje

Hoje, 30 de julho de 2009, inauguramos o Centro de Educação e Cultura. A maior obra da administração Geraldo Garcia e Juvenil Cirelli. Foram mais de três anos entre projeto, licitações, construção e montagem desse espaço maravilhoso que a administração entrega à população.

O conceito da obra é a unificação das políticas públicas de educação e cultura, para que a capacitação da primeira e a expansão da segunda aprofundem conhecimentos, expressões e a história de nossa cidade.

Além do maravilhoso espaço batizado de SALA PALMA DE OURO, um tributo a ANSELMO DUARTE, o maior dos cineastas brasileiros, toda uma estrutura de apoio e incentivo à pesquisa, elaboração de estudos e de formação para os educadores da cidade estará nesse espaço.

Alguns chamam o espaço de "elefante branco". Compreensível para quem não consegue visualizar as possibilidades que o espaço oferece. Outros dizem que o espaço será somente da elite. Compreensível para quem não admite que toda a população saltense tem direito ao belo e ao estruturalmente bem feito e concebido.

A grande maioria das pessoas certamente terão nesta noite seus olhos cheios de alegria por observar o quanto nossa cidade avança para ser uma referência em todas as áreas na região. Neste espaço, a cultura, a arte e a educação aprofundarão esses referenciais, com certeza.

Hoje é um motivo de muita alegria para todos nós saltenses!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Decisão Complexa

Hoje, depois de um comunicado oficial da Secretaria de Estado da Saúde, orientando todos os sistemas de ensino a suspender as aulas pelo menos até o dia 17 de agosto, tivemos na Prefeitura uma reunião entre as secretarias da saúde, educação, e o conselho político da prefeitura.

Depois de muitas ponderações, optamos pela prevenção aconselhada pela secretaria de estado. Nossas aulas, que iniciaram ontem, estão suspensas até 17 de agosto.

A complexidade da decisão esta no fato de que todos os estudos mais científicos comprovam que a tal gripe A não tem sequer a potencialidade de mortes que tem a gripe comum. Entretanto, a comoção popular está em um grau tão avançado que a prevenção da ampliação dos casos é a melhor alternativa.

Tecnicamente as justificativas são várias: a faixa etária infantil é a mais frágil ao vírus; o inverno amplia a possibilidade do contágio; a aglomeração aumenta a possibilidade de transmissão; no estado de São Paulo, o aumento de casos pode ocorrer agora no início de agosto.

Estas justificativas técnicas definem as possibilidades de ampliação da doença. Entretanto seu efeito continua sendo pequeno em termos de malefícios a quem o contrai.

Nossa rede a educação infantil I continuará seus serviços para as mães que tem dificuldades em cuidar por outros meios de suas crianças. Todas as que tiverem como manter seus bebes em casa, serão solicitadas a ter esse procedimento. A secretaria de saúde municipal fará um acompanhamento mais refinado dessas unidades.

Vamos aguardar os acontecimentos para posteriores análises.

Difícil entender

Na terça-feira, o governador do estado de São Paulo, Sr. José Serra, lançou a constituição de um banco estatal - Nossa Caixa Desenvolvimento.

Difícil de entender é que o estado já tinha um banco - a Nossa Caixa - que o atual governo fez de tudo para privatizar e que foi "arrematado" pelo Banco do Brasil. Parece que o atual governador teve uma recaída estatizante depois de ter mostrado para todo o país o que sempre foi seu partido: neo-liberal. Ou então o arrependimento vai em outra direção: percebeu que todos os países no mundo estão estatizando bancos e "ficou com uma invejinha".... Vá saber!!!!

Confira comentários aqui.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Agora é Definitivo....

Hoje assinei o contrato de financiamento na Caixa Econômica Federal para a aquisição de nossa residência. Mais quinze ou vinte dias devo ter as chaves para mudar.....

Alegria geral!!!!!!

Gripe A H1N1

Devagar começam a aparecer algumas justificativas para essa avalanche de propaganda catastrófica em relação à nova gripe que roda pelo mundo afora.

Mesmo as autoridades de saúde insistindo em afirmar que apesar de nova, a doença não é tão grave quanto fazem acreditar os meios de comunicação, todo o frenezi criado já é responsável por filas e mais filas nos postos de saúde e hospitais por todo o país. O que será que está por trás disso tudo?

Difícil, por hora, adivinhar. Mas as pistas começam a aparecer.

Operadoras de planos de saúde já fazem os cálculos para saber quanto a mais cobrarão por conta dessa "avalanche" de atendimentos provocados pelo tal frenezi. Se tu tens plano de saúde, prepara-te, pois pagarás pela "boa ação" de nossa imprensa televisiva. Confira aqui os detalhes no blog do Nassif, e durma com um barulho desses.

Mais Uma do Presidente Lula

Mais um recorde da administração do nosso presidente Lula: expulsões de funcionários públicos corruptos do quadro do funcionalismo federal. Desde 2003 foram 2.179 corruptos que obtiveram demissões sumárias, destituições de cargos e/ou funções e cassações de aposentadorias. Na maior parte dos casos, a causa do desligamento é uso do cargo em proveito pessoal ou ainda recebimento de suborno.

Temos ainda muito o que resolver e limpar em nosso país, mas não resta dúvida que desde 2003 isso é levado muito a sério. O que nos resta é apostar na continuidade depois de 2010, pois seria uma pena voltarmos ao que éramos antes de 2003.

Se quer conferir, consulte o blog do Nassif aqui.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Nova Gripe

Hoje, durante o congresso, fiquei sabendo que o sistema SESI ampliou o recesso escolar por mais uma semana. O motivo: prevenir-se contra a possibilidade de uma maior disseminação do virus da gripe suina - Influenza H1N1. Ontem existiam rumores de que o sistema estadual também tomasse a mesma medida.

À tarde telefonemas de professores de nossa rede querendo saber de nossa decisão sobre o retorno às aulas no dia 28 próximo. A imprensa local também querendo saber se alguma orientação existia dos órgãos da saúde nessa linha.

Não. Não existe. E nossas aulas reiniciam normalmente no dia 28 de julho.

O que parece existir é um certo exagero nos efeitos do tal virus. Até porque quando observamos as precauções que precisamos ter são todas elas na linha do asseio e da higiene que devemos ter durante toda a vida. Acho até, e vou discutir isso com outras pessoas, que é um momento de reforçar esses princípios do asseio e da higiene: lavar as mãos, usar lenços descartáveis, ficar em lugares arejados, etc....

Sobre esse possível exagero e as medidas importantes e sem alarde a serem tomadas, tenho a sugestão de dois artigos: um de Conceição Lemes comentando uma entrevista do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e outro no blog do Nassif, de entrevista de um epidemiologista americano, responsável pela erradicação da varíola no mundo. Vale a pena. Confira a primeira aqui e a segunda aqui.

Bom final de semana a todos e todas!!!

V Congresso da Educação - 3o dia

Fechamos hoje o V Congresso de Educação de Salto, com o tema Comprometimento.

Três palestras bem interessantes foram apresentadas para as mais de 400 pessoas presentes no salão do Clube dos Casados.

Primeiro o prof. Cipriano Luckesi falando sobre avaliação pontuou com muita clareza o papel desse instrumento para o educador acompanhar seus educandos no desenvolvimento do conhecimento. Não deve ser a avaliação instrumento de exclusão, mas contrariamente deve contribuir para que todos tenham acesso ao conhecimento.

À tarde fomos surpreendidos pela prof. Isabel Parolin que brilhantemente discorreu sobre o tema das relações que educam e os conflitos em sala de aula. A base principal de sua palestra foi a teoria de Wallon que procura fazer uma relação entre afeto e inteligência, onde um é responsável pelo crescimento do outro.

Em seguida a professora Tania Zagury nos falou sobre a liderança do professor em sala de aula: suas responsabilidades, seus desafios, frustrações, realizações e sucessos.

No inicio da manhã, tivemos a apresentação do Balé da Cidade de Salto, com a coreografia "Quermesse" de Ismenia Rogich, e no inicio da tarde a Cia de Danças Faces Ocultas apresentou a coreografia "Folcloreando", de Arilton Assunção. Ambos os grupos encantaram os presentes com sua arte e beleza.

Para encerrar, muitos brindes sorteados e distribuidos entre os presentes, além da distribuição de um CD com as informações gerais sobre nossa cidade e o Congresso.

Mais um Congresso coberto de sucesso e que atingiu seu objetivo: colocar a disposição do educador as discussões e práticas que podem auxiliá-lo no seu dia a dia. É muito bom ouvir das educadoras de outras cidades os agradecimentos e a alegria de poderem participar dessa nossa realização. É muito bom poder contribuir com um momento desses, pela sua grandeza e qualidade, que a cada ano se aprimora. É muito bom ter uma equipe que se desdobra para fazer com que tudo corra a contento - e aqui, como disse na abertura, personifico o agradecimento para todos e todas da equipe, na pessoa de Fernanda (um rochedo que todos podemos contar como fortaleza). É muito bom poder contar com o Instituto Saberes, que aprendeu junto com todos nós e hoje já está muito avançado nos modelos de organização de congressos. É muito bom, enfim, ter um momento como esse em nossa querida cidade.

E aguardem que o VI Congresso em 2010 será mais lindo ainda, pois estaremos em nossa nova casa: o Centro de Educação e Cultura.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

V Congresso da Educação - 2o dia

Hoje o dia do nosso V Congresso foi de oficinas e mini cursos. Cerca de 28 delas aconteceram durante todo o dia em uma de nossas unidades escolares - CEMUS VIII - no INCISA, no Espaço Verde Novo e no Memorial do Rio Tietê, no Complexo da Cachoeira. Esta última encantou a todos e todas que participaram pela beleza do local e pela história de nosso rio e a relação de nossa cidade com ele.

Salas cheias e bastante trocas foram os motes de hoje, com uma participação ativa de todos e todas.

Não me detive em nenhuma delas, por outras questões, mas pude conversar com os participantes e constatar a importância e qualidade do dia.

Nos intervalos, o grupo Brazucas do nosso Conservatório Municipal encantou a todos e todas com excelente música instrumental.

Amanhã, último dia, três grandes palestras além de atividades culturais acontecerão para encerrar mais um Congresso de Educação de Salto.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

V Congresso da Educação - 1o dia

Hoje foi o primeiro dia de nosso V Congresso da Educação.

A abertura, ocorrida na parte da manhã, foi surpreendente e emocionante. Começamos com o hino nacional cantado por uma aluna da Escola Estadual Maria de Lourdes Moraes Costela. Ana Carolina, que até ano passado era aluna da rede municipal, no CEMUS IX, no Jd. Santa Cruz, encantou a todos e todas presentes no salão com sua singeleza e vóz marcante. Iniciamos o Congresso a partir da figura mais importante e o sujeito maior de nossa educação: o aluno, o educando.

Depois das falas das autoridades, a Professora Iara Bernardi nos abrilhantou com sua empolgante palestra sobre a campanha "SÃO PAULO ANALFABETISMO ZERO", conclamando todas as cidades presentes a aderirem à campanha para que acabemos com o analfabetismo em nosso estado. Firme nas falas e dura com o sistema estadual que não aderiu a campanha, falou das possibilidades de ação para esse objetivo.

Na sequencia, Rita Tomirotti, falando sobre o que fazer com a produção de lixo gerada por todos nós. Uma fala que contagiou pela experiência, pela firmeza nas afirmações e pela delicadeza das canções que cantou. Uma reflexão para todos e todas presentes pensarem muito: como consumir menos, ou somente o necessário para diminuir a produção de lixo no mundo? Um momento especial pela forma e pelo conteúdo. Principalmente para nós que conhecemos seu trabalho com os catadores de lixo e a CORBES - Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança - em Salto.

E para finalizar a abertura o espetáculo da FASAM - FAmiliares e Amigos da Saúde Mental -, que trouxe as mais variadas manifestações culturais brasileiras apresentadas pelos alunos, professores e monitores da entidade ituana. Contagiante, empolgante e emocionante, são as palavras que podem descrever tamanha obra para nós apresentada. Sua presidente Vera Portella e seu produtor cultural Marcos Pardim estão de parabéns pela brilhante e contagiante apresentação.

À tarde, as oficinas e mini cursos que aconteceram na sua grande maioria no CEMUS VIII - Unidade Escolar municipal no Jd. Nova Era em Salto. Além do CEMUS VIII, tivemos oficinas no Memorial do Rio Tietê, no Espaço Verde Novo e no INCISA - Centro de Iniciação Cientifica de Salto. Fiquei no CEMUS VIII e acompanhei o mini curso do Marcos Pardim - Educação e Cultura, Diálogo Possível. Nessa oficina a discussão conceitual sobre cultura, desmistificando e recolocando conceitos importantes sobre esse aspecto humano, além da discussão de práticas de cultura que mudaram ou marcaram vidas. Na última parte Pardim fez uma exposição das políticas públicas para a cultura levada a efeito pelo atual Ministério da Cultura, que tenta aproximar-se cada vez mais das manifestações culturais existentes no país. Não deixou de registrar sua alegria em observar pela primeira vez no país uma inversão de prioridades na cultura, já que hoje a política do ministério é apoiar e reforçar as manifestações existentes no maior número possível em todo o território nacional. Reforçou muito a partir dessa prática a diferença conceitual entre "levar cultura" e reconhecer a cultura existente em todos os cantos do país. Na sua visão e do ministério, cultura não é levada: ela acontece em todos os lugares e em todos os momentos da relação humana. O poder público deve ter o papel de fortalece-las e não moldá-las ou priorizar uma manifestação em detrimento de outra.

No intervalo das oficinas e mini cursos, mais uma alegria que me contagia: a apresentação da nossa Banda Marcial. Encantou todos e todas lá presentes. Eles e elas estão realmente cada dia mais lindos. Parabéns!!!

Um dia muito rico. A troca de experiência, a alegria das descobertas e a certeza de crescimento estavam estampados nas faces das pessoas ao sair daquela escola no final do dia.

Um ponto para reflexão, apesar de não ser novo, é o fato de muitas pessoas que se inscreveram para as palestras, oficinas e mini cursos não terem comparecido, "roubando" o lugar de outros que não conseguiram se inscrever. Mais de 20% de quebra no período da manhã e quase isso à tarde. Nem tudo é perfeito...

E amanhã o dia será de oficinas e mini cursos nos dois períodos. Espero que a burocracia não me faça ausentar desses momentos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Último Suspiro de Serra

Uma brilhante análise de Luis Nassif sobre o governo Serra e suas pretensões à presidencia da república atinge a marca de mais de 800 comentários em um só artigo de um blog. Coisa rara no Brasil.

Demonstrando conhecer a fundo a imprensa brasileira, Nassif enumera uma série de fatores para afirmar que, se Serra for mesmo candidato a presidência contra Dilma, perderá fatalmente as eleições. Calcado principalmente no perfil autoritário do governador e nos sinais de descontentamento de grande parcela do empresariado brasileiro, a conclusão parece simples para esse grande jornalista, que não hesita em afirmar que se a carruagem continuar no rítmo que está, a grande imprensa deixará de apoiar Serra e se voltará para Aécio, o mineiro.

Um artigo que merece ser lido e relido, mas principalmente, "guardado" para futuras discussões e análises. Não deixe de ler. Vale a pena.

PROEP - Do que nos livramos....

Quando do inicio do atual governo municipal, em seu primeiro mandato, uma das primeiras tensões a ser resolvida foi a do prédio do antigo PROEP - em frente à rodoviária e atual IFSP. No início de 2005 o que tínhamos era um prédio inacabado sendo gerido por uma ONG local, presidida pelo querido professor Benito Begossi. Na oportunidade as grandes questões eram: desfazer uma série de impedimentos para a continuidade da obra e pensar como manter a escola. A segunda questão logo se transformou no grande problema, já que a ONG necessitaria de aportes do município para manter a escola. Em projeções feitas percebemos que seria impraticável para o município tais aportes que, além de muito altos, iriam contrariar a lei que define enquanto prioridade para os municípios o investimento em educação infantil e ensino fundamental.

Rapidamente novos caminhos foram buscados. E graças a uma articulação com o governo federal por iniciativa da então deputada Iara Bernardi, conseguimos que o MEC assumisse aquele prédio, desde seu término até a manutenção da escola. Foi a chamada federalização do PROEP. O prédio foi transformado em uma unidade do CEFET/SP - Centro Federal de Educação Tecnológica - neste ano transformado em Instituto Federal, já com cursos superiores em tecnologia. Um grande dia aquele 13 de abril de 2006, quando o presidente Lula esteve em Salto para formalmente assinar a federalização do PROEP de Salto e mais sete cidades.

Já são mais de trinta unidades do PROEP federalizados no país. Mas outras 98 instituições do PROEP "vingaram" e como não poderia deixar de ser, dependeram de projetos de financiamento. Agora, em recente auditoria do MEC, escandalos começam a surgir com várias ONGs e/ou entidades outras que administram as tais escolas.

Ainda bem que em Salto, o poder público e a ONG que gerenciava o prédio do PROEP chegaram a bom termo e rapidamente o governo federal assumiu a escola. Outros lugares não tiveram a mesma sorte. Confira reportagem no blog do Nassif.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

As "meninas do Jô"

Para encerrar os posts de hoje, gostaria de sugerir a leitura de um rápido artigo do Blog do Miro, onde ele faz um comentário sobre Jo Soares e suas "meninas", que em um determinado dia da semana fazem comentários políticos gerais.

Como vários blogueiros já registraram é mais um espaço para "descer a lenha" no governo do presidente Lula.

Desta vez o mote foi o aperto de mão entre o presidente e o senador Fernando Collor. Lembraram de depreciar o gesto atual do Lula, mas esqueceram de falar sobre a participação da Globo nas eleições de 1989. Vale a pena conferir.

Delegados à CONAE

Fecharemos amanhã os delegados de Salto à CONAE - Conferência Nacional de Educação - Intermunicipal de Sorocaba, que acontecerá em 31 de julho e 01 de agosto. Como já comentado aqui, a conferência tem como objetivo maior a discussão do Sistema Nacional Articulado de Educação.

A nota não muito positiva é a de que dos 87 delegados possíveis de elegermos em Salto, conseguiremos levar cerca de 50 deles.

As representações do Sistema Municipal responderam dentro do possível, encaminhando todos os delegados. Já o Sistema Estadual e Privado deixaram muito a desejar, chegando em alguns segmentos a não ter nenhum delegado representando a cidade.

Enfim, vamos caminhar com nossos 50 representantes e dar nossa contribuição a esse importante debate que acontece em todo o nosso país.

V Congresso da Educação

Primeiro, minhas desculpas pela ausência nestes últimos três dias. Uma enxaqueca me pegou de jeito e não tinha como ficar à frente de um monitor. Ainda não foi embora de vez, mas já está bem melhor.

Retomo com uma notícia muito alegre e positiva: nosso V Congresso da Educação bateu novamente todos os números possíveis de inscrição. Nos três dias do Congresso passarão por ele nada mais, nada menos que 960 pessoas. Um número 20% maior que o do ano passado. Estas pessoas são de Salto e mais 31 cidades do estado. Um destaque especial para Pilar do Sul que vem com 130 pessoas inscritas ao Congresso.

Neste ano as palestras acontecerão no Clube dos Casados e as oficinas e mini-cursos na sede do CEMUS VIII - no Jd. Nova Era - além de atividades específicas no INCISA - Centro de Iniciação Científica de Salto -, no espaço VERDE NOVO e no Complexo da Cachoeira. Os educadores que virão de outras cidades terão a oportunidade de conhecer vários espaços educativos que temos em Salto.

Um congresso que quando pensado em 2005 foi projetado para atender as demandas de formação de nossos educadores. Porém pela sua estrutura, sua profundidade e principalmente pelo fato de ser gratuíto, rapidamente conquistou centenas de educadores espalhados por várias cidades do estado. É com muita alegria e felicidade que acompanho tudo isso. E agradeço demais toda a equipe da Secretaria e do Saberes que brilhantemente fazem o congresso acontecer.

Em 2010 ele será no Centro de Educação e Cultura!!! Mais um passo para melhorar sua qualidade.

domingo, 12 de julho de 2009

Voluntários

Neste final de semana, terminei a leitura de um livro: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: COMPROMISSO COM O HUMANO. Escrito por Luiz Monteiro Teixeira e Roberta Maria Lobo da Silva, é um relato da construção da Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Este livro foi uma delicadeza do Luiz Monteiro que me enviou por uma das formadoras da Secretaria, a Eliana. Trata-se da história da construção política, pedagógica e física da referida escola. Interessante leitura.

Mas quero aqui me ater a uma frase do livro para justificar o nome desta postagem: "O trabalho voluntário já não implica em deixar uma parte do seu ser em forma de força de trabalho vendida, que não lhe pertença mais, porém significa uma emancipação de si mesmo que se reflete no cumprimento do seu dever social." Esta frase estava inscrita na fábrica de tijolos da escola em abril de 2003. Apesar de não ter o autor, reconhece-se a concepção de Che Guevara em seu conteúdo. A concepção de voluntariado de Che.

Por que me chamou a atenção uma frase em todo o livro? Pelo que ela representa diante das inúmeras formas de voluntariado que vemos no nosso dia a dia. O conceito mais comum e visível em nossa sociedade sobre o voluntário é justamente aquele da primeira parte da frase: dou aquilo que tenho de excedente para alguém ou alguma coisa. Não é uma entrega, ou mesmo uma tentativa de mudança. É simplesmente dar o que tenho de mais.

Nessa discussão também entra a questão da "ajuda aos que mais necessitam".

Tenho a impressão de que muitas das pessoas que se atiram para esse tipo de exercício não estão muito preocupadas se sua ação irá definir o fim das causas daquilo que demanda sua intervenção. Tenho até o medo de pensar que muitas delas fazem questão que essas causas jamais terminem, para que elas possam continuar sua boa ação sempre.

Percebe-se na frase um conceito diferenciado de ação voluntária: emancipação de si mesmo que se reflete no cumprimento do seu dever social. É uma ação transcendente, no sentido de transcender o que sou para agir no social naquilo que é meu dever. Simples entender porque esse conceito se coaduna com Che. Sua vida foi isso. Ele sempre se transcendeu para lutar por outros, por transformações concretas. E nunca o aspecto econômico era o fator propulsor. Ou seja, sempre a entrega era plena, independente dos resultados. Che não era alguém que saia nos finais de semana ou mesmo no final do seu expediente para "dar de si pelos outros". Não era alguém que após a "ação voluntária" tinha uma casa para voltar e uma forma de vida para lhe sustentar. A ação em si lhe sustentava. Muito diferente do que observamos, não é mesmo?

Lendo o livro que apontei é muito simples de entender essas diferenças. Toda a ação da construção da ENFF - Escola Nacional Florestan Fernandes - foi nessa toada: "emancipação do eu para o cumprimento do dever social". E os autores dessa toada são trabalhadores, lideranças e intelectuais que entenderam seu papel social no mundo que vivemos. Assim fossem todos os voluntários que temos espalhados por esse nosso país!!!

Quem puder, leia o livro.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Sentimento Golpista???

E para encerrar minhas sugestões de leitura, gostaria que todos lessem essa nota publicada no blog da Cristina Lobo, reconhecidamente defensora das idéias do PSDB e crítica contumaz do governo Lula até no programa do Jô Soares.

Sentiram o espirito golpista na nota? Algo parecido com Honduras? O último parágrafo é a deixa para malucos, claro, com o auxilio do STF do nosso "amigo" Gilmar Mendes. Leiam:

"No Supremo Tribunal Federal, a interpretação da Constituição é a de que o cargo só estará vago se o Congresso assim o declarar. Daí, seria convocado a assumir o segundo na linha sucessória - no caso, o presidente da Câmara."

Nosso amigo, Professor Hariovaldo também tem sua opinião. Vale a pena ler e rir.....

Bom final de semana a todos e todas. Esperemos que a chuva dê uma trégua.

Não queremos perseguir, mas.....

Mas o homem dá motivos.

Um dia após o presidente Lula ter recebido um prêmio da UNICEF em Paris, aparece José Serra com um "prêmio" que "ganhou da ONU". Só que foi a maior furada. O prêmio não é da ONU, mas de uma ONG que é afilhada a ela, não foi no plenário do Conselho da ONU, mas numa salinha lá do prédio e o que é pior: a presidente da tal ONG deve explicações ao governo do Paraná por recursos obtidos e até agora não prestado contas....Meu deus... o Serra consegue.....

Quem quiser mais detalhes, veja desde o início. Primeiro, uma nota no blog do Nassif, para começar.

Depois um esclarecimento da ONU a respeito, publicado no Nassif.

Agora, uma notícia sarcástica pra gente rir um pouco.

E para fechar o festival de micos, o PSDB insistindo nele, o mico....

Depois vão dizer que a gente persegue.....

Simplesmente hilário.....

Vejam só as fotos no blog dos Amigos do Presidente Lula.

"A jovem que atraiu a atenção de Barack Obama e Nicolas Sarkozy em encontro de líderes do G8 e adolescentes de 14 países reunidos pelo Unicef é brasileira."

Confiram as fotos.

E aqui, no Nassif, tem mais.....

Plano Municipal de Educação

Aconteceu na noite de quarta-feira no Auditório Gaó a primeira das três últimas plenárias do Plano Municipal de Educação. Para quem não está acompanhando, a elaboração do Plano Municipal de Educação (dever de todos os sistemas em construir) foi definida no final de 2006 pelo Conselho Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria de Educação do município. E sua decisão mais importante foi a de que a elaboração do Plano deveria ser a mais popular possível.

Assim, em 2007 e 2008 várias plenárias nas regiões da cidade aconteceram, para traçar um diagnóstico da educação na cidade. Em 2009 o objetivo é terminar o Plano para encaminhá-lo à Câmara dos Vereadores para que os mesmos o transforme em lei municipal. Para as três plenárias de encerramento foram convidadas todas as organizações, entidades, representações, escolas e universidades da cidade. Na quarta-feira cerca de 90 pessoas estiveram presentes no Auditório Gaó.

O objetivo das discussões do dia 08 de julho foi o levantamento das expectativas que a comunidade tem em relação à educação, para a partir disto começarmos a elaborar o texto final nas próximas duas plenárias que acontecerão em agosto e em setembro.

O que gostaria de registrar é o que sempre observamos quando discutimos educação: as pessoas acham que tudo cabe e tudo deve ser trabalhado na escola. Desde a questão da violênicia, passando pelas questões de comportamento, drogas, legislação, questões raciais, de gênero, até o tipo de merenda e a educação para o transito, cabem quando se discute expectativas para a educação. Uma coisa pouco discutida pela comunidade, até pelo fato de ser ainda um assunto restrito a especialistas, é o conteúdo pedagógico que seus filhos recebem ou não nas escolas.

Importante sempre observar que realmente quando pensamos educação, é possível imaginar uma infinidade de possibilidades. Mas também não podemos esquecer de que não temos todo o tempo do mundo e temos um acúmulo mínimo de conhecimento para ser repassado aos educandos. Sem contar aqui as questões orçamentárias, que sempre são limitadoras de ações. E é esse dilema que o gestor educacional sempre tem que encarar: o que colocar nesse mundo de infinitas possibilidades, mas limitados recursos (não só financeiros....)?

Na quarta-feira também, dentre muitos debates interessantes, um que se destacou (pelo menos para mim): até onde vai a responsabilidade de educar da escola e da família. Professores dizendo que falta nos alunos de hoje uma maior intervenção da família na educação dos seus filhos e pais, por sua vez, afirmando que com a deterioração da família observada atualmente não resta dúvida de que a escola deve assumir mais esse papel de educadora. Difícil dilema que, na minha humilde opinião, tem várias facetas para serem analisadas. É real, sim, que o conceito e a forma da instituição família mudou muito e ainda não encontrou uma forma definitiva - se é que vai encontrar. É real também que a escola precisa assumir mais alguns papéis nesse intrincado objetivo que é educar. Todavia, uma coisa não tenho dúvida: quem se coloca na vida para ter filhos não pode simplesmente achar que sua tarefa é a procriação e nada mais. E ai deve existir uma discussão anterior: até onde nossos jovens (futuros pais) entendem isso? E se não entendem, quem é que precisa alertá-los? A escola, ou seus pais?

Corremos o risco de cair num círculo vicioso onde sempre o outro é o responsável e por conta disso sempre esperamos do outro e nada se modifica. Já disse outras vezes que nossa sociedade já chegou no momento de se repensar. Não é possível mais ficarmos transferindo responsabilidades. Nâo é possível mais, sejam os pais, sejam as escolas, sejam as igrejas, quem for, pensarmos a curto prazo e não nos preocuparmos com o que nossos atos provocarão nas gerações futuras. Enquanto julgarmos as gerações futuras pelo que de ruim nela acontece e não revermos bases e conceitos, essa questão de quem é a responsabilidade jamais será respondida. Se hoje tenho filhos adolescentes e/ou jovens que não se preocupam com o que seus atos provocarão, evidente que tenho responsabilidade sobre isso. Se hoje temos na sociedade jovens que "não estão nem ai" com os efeitos de seus atos, evidente que a geração que os gerou tem responsabilidade. Se hoje temos educadores que não se preocupam com o contexto pleno de seus educandos, evidente que é responsabilidade de quem não os formou para isso.

Enfim, as questões são muito mais complexas do que podemos imaginar ou ainda do que um blog pode dar conta. Só uma coisa acho que é possível concluir: não existem rupturas no processo de formação de um povo (salvo grandes revoluções, o que no Brasil não é o caso). O que somos hoje é resultado do que fizemos ontem. Acho que disso ninguém tem dúvida. Portanto, acho que o mais importante é cada um de nós assumirmos seu papel nessa intrincada responsabilização, e sempre que possível provocarmos a revisão de nossos macros conceitos, para gradativamente vermos outra realidade mais palatável para todos e todas.

terça-feira, 7 de julho de 2009

O Presidente Responde

Começou nesta terça-feira uma nova forma de transparência do governo federal. Foi lançado um edital de inscrições para todos os jornais que quisessem participar com um espaço de respostas do presidente aos leitores dos jornais. Quase 100 deles se inscreveram, na sua maioria jornais regionais e locais. Nenhum jornalão, pelo menos por enquanto, teve essa abertura.

O próximo passo será o lançamento do blog do presidente. Mais um espaço para essa transparência. Vamos ver como vai ser.

Aqui, as primeiras respostas do presidente aos leitores dos jornais que participaram com esse espaço. A fonte é o site Os Amigos da Presidente Dilma.

A Questão da Cultura

No dia 15 de junho postei aqui opinião de Luis Nassif sobre uma entrevista do nosso ministro da Cultura, Juca Ferreira. Naquela oportunidade, Nassif fazia duras críticas à posição do ministro.

Hoje, o ministro postou uma resposta a essas críticas, disponibilizadas pelo Nassif em seu blog. Parece que, diferente da primeira impressão, quem se machucou foi o blogueiro. Leia, compare as opiniões e vamos discutir.

Lula em Paris

Confesso que fiquei meio atônito neste início de semana pela falta de notícias sobre a viagem de Lula a Paris. Nada, em lugar nenhum alguém disse para que ele fez essa viagem.

Ai, descobri nos nossos queridos blogs, hoje à tarde o que estava acontecendo. Vejam:

Unesco homenageia Lula com prêmio da Paz (Rádio ONU)
07/07/2009

O prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 e todos os anos é entregue a pessoas ou a organizações que promovem a paz.
Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, irá homenagear, nesta terça-feira, em Paris, na França, o presidente Luis Inácio Lula da Silva com a entrega do Prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny.

O prêmio da Unesco, criado em 1989, carrega o nome do primeiro presidente da Cote d'Ivore, antiga Costa do Marfim, e todos os anos é entregue a pessoas ou organizações que promovem a paz.

Presenças Ilustres
A solenidade aconterá na sede da Unesco e contará com a presença do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e do ex-secretário de estado americano, Henry Kissinger.

O líder interino do júri da Unesco, o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, falou à Rádio ONU sobre o trabalho social de Lula e a busca da paz no Brasil e na América Latina.
"Ele recebeu o prêmio por ser uma pessoa de paz. E por ser uma pessoa que quer o desenvolvimento de seu país e sobretudo assegurar o fim da distância entre os brasileiros ricos e pobres. Ele vem promovendo o equilíbrio social no Brasil, a paz entre as diferentres etnias e tem feito muito pela paz na América Latina" disse.

Agraciados
A galeria de contemplados com o prêmio da paz da Unesco inclui o rei da Espanha, Juan Carlos, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz, Nelson Mandela e o ex-presidente americano, Jimmy Carter.


Ai, para não ser um completo vexame para a grande imprensa, hoje à noite o Jornal Nacional falou a respeito.

Que coisa, né????

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Conceitos

A maior riqueza de um ser humano é o seu trabalho.

Nada é maior e mais importante que sua capacidade de transformação. Seja na agricultura, seja na indústria, nos serviços, na educação, nas artes, na política, enfim em todos os espaços onde se exige dele o trabalho. Sim, trabalhar é transformar. Transformar uma realidade em outra melhor e com mais valor (seja econômico ou outra forma de mensurar).

É do trabalho que cada ser humano se mantêm neste mundo dirigido e "moldado" pelos donos do capital. É do trabalho que ele consegue transformar sua vida e dos seus em vidas um pouco melhores do que antes. Isto, claro, se os capitalistas assim permitirem.

Não fosse nossa sociedade dirigida pelos donos do capital, o trabalho não deixaria de existir. Certamente com outros objetivos, talvez mais nobres que a atual divisão de ganhos, sempre desproporcional. Um dos trabalhos mais interessantes é justamente o de tentar mudar essa lógica de exploração que o capital sempre nos imprime. Inglória, certamente, pois pequenos são seus passos diante da avassaladora velocidade com que o capital avança.

Para nós, que acreditamos ser possível um outro mundo, o que nos resta é tentar mudar dentro do possível e as vezes do impossível, essa relação. Dentro dos governos, dentro dos movimentos populares, dentro dos movimentos sociais, nas escolas, nos espaços de participação, uma de nossas maiores tarefas é a mudança. Vivemos uma sociedade que cada vez mais amplia suas possibilidades, inclusive na tentativa de novas relações que não sejam tão maniqueistas como a do capital e do trabalho.

Entretanto, uma das realidades que mais agradam ao capital é quando temos uma visão submissa a ele. É quando admitimos ser só ele capaz de criar um mundo melhor, ser ele o que possibilita nossos avanços, ser ele que possibilita nosso comer, nosso estudar, nosso morar. Quando fazemos isso, estamos negando a maior de nossas qualidades: o trabalho.

Uma das coisas mais difíceis, quando no movimento sindical, era convencer os trabalhadores da visão errada de que ele "dependia da fábrica" para poder "sobreviver". Era a fábrica que lhe dava a possibilidade de ter uma casinha, de ter seus filhos na escola, de ter seu "carrinho". Não era seu trabalho que lhe dava isso, mas a "benevolência" do capital. Esse conceito sempre limitou muito a ação sindical.

O pior de todas as situações era quando sindicalistas tinham essa visão. Ai realmente a luta pela mudança ficava duplamente difícil.

Nenhum trabalhador (a não ser os corruptos) é submisso. Ele está em igualdade de posição com o capital. Se o capital lhe paga os salários, é do seu trabalho que ele (capital) depende para crescer. Não fosse o trabalho, em qualquer situação, o capital não se reproduziria. Mesmo no mundo das especulações financeiras. Mesmo ai alguém tem que fazer o trabalho para elas existirem.

Demoramos para perceber que nosso trabalho pode ser maior que a exploração. Demoramos para observar que várias formas de trabalho são possíveis fora dessa dualidade opressora. Demoramos, enfim, para valorizar mais o trabalho pelo seu resultado do que pelo lucro que ele provoca para outros.

Por que esses conceitos trazidos aqui?

Várias são as razões, mas a principal é a de sempre lembrar que ninguém é submisso de ninguém.

Pode parecer uma análise maniqueista, é verdade. Mas por simplória e limitada que seja, uma coisa é fato: precisamos despertar em nós mesmos o orgulho do nosso trabalho. O orgulho de sermos o que somos e de fazermos o que fazemos. E se não é o melhor dos mundos o trabalho que executo, procurar altenativas é a grande qualidade do trabalhador livre e consciente de suas capacidades.

O que temos, o que construímos, o que conquistamos, é resultado direto do que somos capazes de produzir pelo nosso trabalho, seja ele qual for. Jamais é resultado do favor ou da benevolência de terceiros. Pelo menos não deveria ser.

Só abrindo um debate.....

Blogs

É cada vez maior na internet o mundo dos blogs. De todos os tipos, inundam o espaço virtual com opiniões, denúncias, estudos, contos, histórias, políticas, religião, e tantos outros assuntos.

Cada um de nós, visitantes do mundo virtual, tem sua forma de filtragem. Cada um acaba escolhendo seus blogs preferidos e a partir deles vai conhecendo outros e mais outros. Quando resolvi entrar nesse mundo, algumas razões muito fortes me impulsionaram: gosto de escrever; como todas as pessoas, tenho opinião e gosto de expressá-la; tenho em minha formação uma forte influencia de Gramsci que entre outras coisas dizia que ocupar espaços é disputar a hegemonia na sociedade (coisa enraizada em todos os militantes de esquerda). Portanto, encontrei no mundo dos blogs mais um espaço para exercer minha militância política.

E não se iludam que essa realidade existe e veio para ficar. Engana-se quem acha ser esse fenômeno passageiro. Evidente que como todas as coisas na vida, existe a necessidade de filtrarmos de acordo com o que acreditamos e gostamos. Milhares de blogs existem e nem por isso todos são bons, pela minha e pela sua visão.

Digo tudo isso porque as vezes as críticas a essa prática não levam em conta o grande espaço democrático que é a internet. Tão democrático que se você não gostar do que escrevo, simplesmente não entra mais aqui e me ignora. Tão democrático que todas as visões de mundo e sociedade (e até as não visões) podem ser encontradas por aqui.

No início os grandes jornais tentaram ignorar esse mundo. Mas rapidamente perceberam que perderiam um enorme filé. E hoje não só todos os jornais estão também no mundo virtual, como seus articulistas (os bons e os nem tanto) mantêm seus blogs.

Aqui, sempre procuro mostrar alguns deles. Não de jornais, pois os jornalões brasileiros estão naqueles que não leio porque não me acrescentam nada. Pelo contrário.

Muita coisa boa existe. Procure um dia analisar alguns deles e perceberá o que falo.

Portanto, fique a vontade para ler ou não aquilo que escrevo, tá?

E para mostrar o quanto esse mundo é rico, de novo quero sugerir a leitura do blog do Professor Hariovaldo Almeida Prado falando de Lula e sua tentativa de "acabar" com o G-8. Vale a pena.

sábado, 4 de julho de 2009

Equipes de Gestão

A estrutura do sistema de ensino de Salto tem em seu desenho o que chamamos de Equipes de Gestão das unidades escolares. Elas se compõem de Diretores de Escola, Assistentes de Direção e Assistentes de Direção para Educação Infantil I (quando a unidade tem este segmento).

Essas pessoas são escolhidas a partir de apresentação de projetos, indicação do conselho de escola e homologação do prefeito. Exige-se para cada função, formação específica para o exercício, além de tempo mínimo no ambiente escolar.

Temos na rede (por enquanto) dez destas equipes atuando no que chamamos de CEMUS - Centro de Educação Municipal de Salto.

Por ser uma estrutura relativamente nova e que aprende fazendo (mais ou menos como aquela estória do trocar o pneu furado do carro com o mesmo andando), neste ano procuramos abrir um espaço formativo maior para as equipes. Estamos então realizando um curso que chamamos de Gestão de Pessoas, que tem como base para as discussões a filosofia. Nosso filósofo Aparecido é que tem a incumbência de coordená-lo.

Hoje tivemos o segundo encontro de uma primeira programação de seis deles. E uma constatação importante é de que existe um consenso histórico muito solidificado nas pessoas que compõem essas equipes, do que foi e do que é a educação municipal em nossa cidade. E o mais interessante é que os movimentos que fizemos para essas mudanças foram não só percebidos e assimilados, como valorizados. Empolga observar as caricaturas feitas do antes e do depois, por exemplo quando falam de estrutura, de materiais disponíveis ou mesmo de modelo pedagógico e de organização escolar. Evidente que também apontam (e isso é extremamente positivo) o que ainda falta, o que ainda não atingimos. Mas hoje solidificou em mim a certeza de que construímos uma base a partir de mudanças significativas implantadas na rede. E essa base está compreendida pelos agentes que executam. Estamos no momento impar de avanços mais significativos no que concerne à qualidade, à excelência da educação, à discussão dos modelos e políticas sociais, enfim, estamos prontos para alavancar novas e grandes conquistas.

Depois de uma noite que quase me frustrei quando da escolha dos delegados para a CONAE (o segmento da educação estadual simplesmente não apareceu), uma manhã bastante rica onde esta referência que era mais ou menos sentida, para mim se solidifica. Como constatado no pós vitória eleitoral de 2008, esses patamares exigem muito mais de cada um de nós, pois as cobranças passam a ser maiores ainda. Mas creio que é para isso que existimos: para superar desafios e avançar. A própria filosofia nos impulsiona nesta direção.

Se você quiser conhecer um pouco mais dos nossos cursos e das posições filosóficas do Aparecido, visite seu blog. Vale a pena.

Curriculos....ou curriculuns......

Depois de Lula pessoas sensatas e ponderadas jamais dirão que é necessário ser doutor para ser presidente. Nosso presidente provou que não são canudos que definem uma pessoa ou mesmo um político. Evidente que toda formação usada para a vida é de fundamental importância. E evidente que Lula tem sua formação. Conheci-o perto do início dos anos 90 e pude perceber o quanto era uma pessoa informada e sabia fazer uso das informações para suas avaliações. E o mais interessante era sua visão de futuro, de perspectivas, de possibilidades. Isso ele construiu sabendo aproveitar o que a vida lhe ofereceu e principalmente sabendo aproveitar a brilhante estrutura que o movimento sindical metalúrgico do ABC paulista conseguiu.

Portanto, ninguém pode mais condicionar um bom presidente aos seus títulos. A história recente do nosso país é a maior testemunha disto.

Mas também não precisa mentir, né!!!!

No caso da candidata a candidata do PT, ministra Dilma, a folhona tá pegando pesado. Depois de inventar uma ficha falsa da ministra, acusando-a de militar em grupos armados e ter sido uma das que planejaram o sequestro do então ministro Delfim Netto, que acabou não acontecendo, e que ela nunca fez parte, agora escondem a formação da ministra!!! Vejam nota no blog dos amigos da presidente Dilma.

Ai, alguém mais "especializado" em pesquisas internéticas (existe esta palavra?) descobriu os títulos da ministra e não descobriu os títulos que o Sr. José Serra diz ter. Vejam no blog do Nassif.

É!!! E a campanha nem começou ainda.....

Procurando Luz

O caso do golpe de Honduras, quando apontado pela mídia, parece algo que não mereça muita atenção. Pelo menos é essa imagem que tenho das poucas vezes em que acompanho as notícias pela TV. Sim, porque jornalões e vejas da vida recuso-me a ler faz algum tempo. A última das notícias que vi foi na quinta-feira quando a globo mostrava manifestações populares contra o golpe e favoráveis ao golpe. Diante do "equilíbrio", deixemos que eles se resolvam. Quem acaba parecendo um "intruso" é o secretario geral da OEA que exige a recomposição do governo cassado.

Hoje encontro no blog do Nassif um artigo de André Borges Lopes bastante detalhado e que procura mostrar o que foi o golpe e o que era a posição do presidente deposto. É longo mas para quem gosta de entender os detalhes das coisas, vale a pena ler.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Nassif, o Senado e Gilmar Mendes

Impressionante os artigos postados no dia de hoje por Luis Nassif. Vou pedir a paciência de quem me lê para mostrar vários deles aqui, esperando que vocês também leiam. Vale a pena.

Primeiro, uma série deles onde Nassif mostra as trapalhadas dos senadores na atual crise do senado, principalmente Arthur Virgilio (PSDB). Acompanhem:,

O Tijolo na Própria Testa, de Virgilio

...o fator dia seguinte

A Análise Política Oblíqua

Depois afirma que Gilmar Mendes, presidente do STF, tem que ser processado por denunciação caluniosa, já que acusou a existência de "grampos" telefônicos em sua sala, mas nada foi encontrado. Confira.

E para finalizar ridiculariza a Folha On Line por uma de suas manchetes que dizia: "Mesmo com a crise no Senado, Lula abre espaço em sua agenda para receber o Corinthians". Confira. É no mínimo hilário.

Viva Nassif. Quem sabe um dia muito mais pessoas leiam jornalistas como este.

Plano Real - Itamar desmente PSDB

Faz alguns dias que o PSDB está com uma peça publicitária na TV comemorando os 15 anos do Plano Real, que conseguiu estabilizar a inflação no país.

O presidente da república na época era Itamar Franco e o ministro da fazenda, Rubens Ricúpero. Itamar afirma que se o PSDB continuar com esse discurso, terá sua oposição em 2010. Então.... alguém havia dito que Itamar seria vice na chapa de José Serra. E agora?

Confiram a entrevista no blog do Azenha.

CONAE

O Ministério da Educação chamou no final do ano passado a CONAE - Conferência Nacional de Educação. Seu ápice será em abril de 2010 com a etapa nacional acontecendo em Brasília. Os momentos são: conferências municipais ou intermunicipais; conferências estaduais e a conferência nacional. Em São Paulo como o governo tucano não se colocou a disposição para organizar a CONAE no estado, quem assumiu sua coordenação foi a UNDIME/SP - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/SP. Pelo atraso provocado principalmente pelas negociações com o governo do estado, no nosso estado foi decidido que o espaço de discussões e escolhas dos delegados para a estadual acontecerá nas CONAEs intermunicipais. Serão 14 mais a da capital. As cidades que conseguirem estruturalmente realizar a conferência municipal poderão fazê-lo, ou então farão encontros municipais para definir os delegados que irão para a intermunicipal. Em Salto fizemos a opção pelo encontro.

O grande objetivo da CONAE é a discussão do Sistema Nacional Articulado de Educação. A partir desse macro objetivo discutirá seis grandes eixos, conforme o texto referência já disponibilizado para o país todo. Quem tiver interesse pode encontrar aqui. O documento final da CONAE a ser discutido e aprovado em abril do ano que vem servirá de base para o nosso próximo Plano Nacional da Educação, que deverá ser renovado em 2011, data que expira o atual plano.

As participações são dos agentes sociais que fazem educação além dos movimentos, organizações, centrais sindicais, etc... Pelo regimento, em Salto poderemos atingir até 87 delegados para a intermunicipal. Estes delegados serão divididos pelos segmentos de educação básica, educação técnica e tecnológica e educação superior, em seus dois espaços de realização: o público e o privado. O regimento nacional e por consequencia o estadual prioriza a educação básica, definindo que 50% dos delegados devem ser deste segmento. Para a educação técnica, 20% e para a educação superior, 30%. Os delegados são escolhidos entre gestores, trabalhadores da educação, pais e/ou responsáveis por alunos e estudantes, sempre nos três segmentos.

Como disse, aqui em Salto realizaremos um encontro municipal para estas escolhas. Será amanhã a partir das 19hs., nas dependências do CEMUS IV - no convívio D. Pedro II. Espero que todos aqueles e aquelas que se preocupam com os destinos da educação brasileira estejam por lá.

É mais um espaço democrático construído pela sociedade brasileira!!