sábado, 3 de outubro de 2009

Ainda as Olimpíadas

Parece que o mundo descobriu o Brasil. As notícias que chegam sobre a escolha do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas de 2016, dão conta de um reconhecimento unânime da nova era vivida em nosso país. Nesse post colocarei algumas opiniões (sempre parciais, até porque imparcialidade não existe, não é mesmo?) e fotos para mostrar um pouco mais do que foi o momento vivido ontem em Copenhague.

Mas antes uma opinião: evidente que até 2016 muito teremos que fazer para que as olimpíadas sejam para o país não um evento, mas o coroamento de um processo novo no que diz respeito aos esportes. Entendo que a vitória do Brasil ontem é uma excelente provocação para todos os que pensam políticas públicas no país. Desde os municípios, até o governo federal. Isso entendo por "nova era": um tempo em que as prioridades se invertem. Lentamente, sim, até porque vivemos uma disputa de projetos diariamente em nosso país. E não precisamos olhar somente para o governo federal. No município isso também é evidente. Quanto tempo demoramos para fazer o governo entender que é urgente discutirmos políticas sociais na cidade?

É nesse contexto que considero extremamente importante o que aconteceu ontem. Se ficarmos focados somente no evento Olimpíadas 2016, nada cresceremos. Mas se esse evento servir para repensarmos o fazer esportes neste país, já é um grande avanço. Se esse evento despertar aqui em Salto, por exemplo, políticas públicas voltadas para o esporte, já será uma grande vitória. E é nesse aspecto que admiro nosso presidente. Ele incita, cutuca, impele, motiva, impulsiona novas formas de fazer política. Essa é a maior das características de um lider. Agregar para conquistar e motivar. E nisso ele é mestre, não tenho dúvida.

Mas vamos para algumas fotos de ontem, extraídas do blog do planalto:

Primeira, a velejadora brasileira Isaabel Swann falando pelo Brasil.

Segunda, Lula defendendo o Brasil.

Terceira, a festa dos brasileiros quando do anúncio.

Quarta, Lula ergue o prato alusivo à vitória do Rio de Janeiro.

No blog Quanto Tempo Dura, uma série de fotos da comemoração no Rio de Janeiro, com dizeres colados nelas daqueles que "torciam contra".

Em dois blogs - Os Amigos do Presidente Lula e do Azenha - as falas da oposição sobre a vitória do Rio de Janeiro.

E por fim, no Nassif, a série "Jornalista Também Tem Sentimento", sobre falas de jornalistas a respeito do fato e comentários do próprio Nassif...... é hilário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário