terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tempo passado

Faz algum tempo que não coloco postagens em meu blog. Isso é um risco pois posso perder os poucos leitores que acho ter.

Desta vez uma série de eventos afastaram-me do computador e impediram que aqui escrevesse. Viagem a Brasilia, audiência pública que acabou não acontecendo e Conferência de Cultura foram os principais deles.

A viagem a Brasilia aconteceu na quarta-feira passada. Fui, juntamente com o Prefeito Geraldo e o Vice Juvenil para uma audiência com o ministro da educação. Além disso uma série de outras atividades foram feitas a partir do Prefeito e do Vice. Confirmação de liberação de recursos, abertura de novas possibilidades e fechamento de outras fizeram parte do dia em Brasilia. No Ministério da Educação uma audiência com cerca de quinze municípios da região para reivindicar e se aprofundar nos programas do MEC. De Salto a reivindicação colocada é da ampliação de nossa unidade do IFET/SP - nossa Escola Técnica Federal. Existem possibilidades, porém os encaminhamentos precisam ser conjuntos com o reitor do IFET/SP, professor Arnaldo.

A audiência pública que não aconteceu refere-se a um pedido feito pelo vereador Willhes, para serem apresentados os investimentos feitos pela educação nos últimos três anos, bem como os investimentos feitos na construção do CEC. O gabinete do prefeito encaminhou a proposta para que a audiência fosse ontem à tarde, mas o vereador pediu transferência alegando ter sido notificado muito "em cima da hora" o que lhe impediu de "avisar as pessoas interessadas". Toda a preparação que corri para elaborar agora fica guardada aguardando uma futura data.

A Conferência Municipal de Cultura aconteceu no final de semana. Sexta-feira à noite e sábado o dia todo. Foi a primeira conferência de cultura realizada em Salto, a partir do chamamento da Conferência Nacional de Cultura a ocorrer em 2010. Muito positiva ao meu ver a realização e a participação dos agentes culturais da cidade. Vários consensos foram construídos no que diz respeito a uma proposta de política cultural participativa. Ao final, pelo número de delegados presentes, elegemos três delegados para a Conferencia Estadual: dois da sociedade civil e um do poder público. Da sociedade civil foram escolhidos Marcos Pardim e Arlindo (blogueiro da cultura). Pelo poder público, a plenária me indicou. Lembrando que o Secretário Municipal e a diretora de cultura são delegados natos à Conferência Estadual. Portanto, Salto irá com cinco delegados para a Estadual.

Ainda nesse espirito de discussões públicas, acontece nesta semana o I Fórum de Políticas Públicas de Salto, com o objetivo de discutir ações comuns para a melhoria da vivência social e coleltiva na cidade. Muitas pessoas inscritas para um fórum que promete dar um outro tom às políticas públicas sociais em nossa cidade. E o mais importante: é um fórum que se pretende permanente.

Enfim, a ebulição está bastante forte e altamente positiva na terrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário