sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ENEM - Mais Uma Armação?

Como todos já sabem, o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - que deveria ocorrer neste final de semana foi suspenso pelo MEC pois a prova "vazou" antes de ser aplicada. As notícias superficiais dão conta de que duas pessoas procuraram reporteres do Estadão para "vender" a prova. Mas por que um jornal compraria uma coisa dessas? E por que ela chegou às mãos de duas pessoas antes da distribuição e aplicação? Como isso aconteceu?

As análises são muitas. Uma delas da conta da tentativa de desestabilizar o MEC e seu ministro, que é pré-candidato ao governo de São Paulo. Como as ações do MEC estão sendo muito positivas, o ocorrido pode levar a se pensar nessa tentativa. Mas outras possibilidades e questionamentos ocorrem. Vamos acompanhar:

O primeiro deles, no blog do Nassif, vem falar sobre a ligação da gráfica que imprimiu as provas, com o grupo Folha de São Paulo. São empresas coligadas. Leia aqui.

Depois, no próprio Nassif, as várias probabilidades, e algumas conclusões: realmente não foi algo isolado ou mesmo desastroso. Foi uma armação paulistana. Mas para que? Qual o objetivo? Por que a PF não participou de todo o processo como nos exames anteriores? O que será que a PF irá descobrir? Descobrirá? Vejam aqui, mais indagações.

E por fim, no site dos amigos do presidente Lula, questionamentos mais ou menos parecidos com o Nassif, mas mais cheios de paixão e furor. Entretanto, interessantes. Leiam aqui.

Esperemos que esse caso seja solucionado rapidamente, pois o ministro Haddad não merece uma mancha em seu trabalho provocada por "espertalhões" que fazem qualquer trama para "queimar" adversários. É um ministro competente e comprometido com a educação nacional, e tem mudado muito a realidade de nossa educação. Fica aqui nosso total apoio e confiança no ministro Fernando Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário