sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Momentos do Fórum

A partir das fotos tiradas pelo pessoal da imprensa da Prefeitura, gostaria de mostrar um pouco de como foi o nosso Fórum para quem lá não estava.

Aqui 0 prefeito Geraldo, o vice Juvenil e a secretária Jussara abrem os trabalhos em um dos grupos de discussão.

Um dos grupos de discussão em atividade no seu tema.

Mais um grupo

Outro grupo.

Fórum de Politicas Públicas de Salto: sucesso total.

Fotos de Iara Bortoluci.

Fórum de Políticas Públicas

Acabo de chegar do I Fórum de Políticas Públicas de nossa cidade e volto orgulhoso de pertencer a uma geração que consegue, mesmo dentro de divergências bastante grandes, sentar para pensar políticas comuns para a cidade.

Tive o privilégio de coordenar a plenária final onde as propostas de cada grupo foram analisadas e aprovadas pela plenária geral do fórum. Além de observar a qualidade das elaborações dos grupos, pude sentir a preocupação da plenária em buscar caminhos coletivos e de consenso em todas as discussões. De todas as propostas apresentadas, várias delas foram adendadas, remodeladas e aperfeiçoadas na plenária final. Somente uma proposta foi retirada na sua totalidade pela plenária o que em si demonstra a sintonia entre as discussões dos temas e os anseios gerais dos participantes.

De parabéns está Jussara, nossa secretária da Ação Social e Cidadania, que brilhantemente coordenou esse mega debate municipal. De parabéns estão todos que participaram e ajudaram com suas sugestões e aceitação. Todos cederam, todos propuseram e construiu-se um documento para orientar as ações de políticas públicas na cidade.

Além da importância do evento, fica a importância da continuidade: foram eleitas pessoas que acompanharão o desenrolar das atividades na direção da propostas para que no próximo fórum que acontecerá em abril do ano que vem, tenhamos um mapeamento do quanto avançamos, do quanto precisaremos avançar e do quanto precisaremos ainda propor. Esse grupo já tem sua primeira reunião marcada para final de novembro, quando discutirão os encaminhamentos necessários para a continuidade de tudo o que hoje foi aprovado.

Parabéns a todos que participaram. Parabéns à cidade pela ousadia de acreditar que unindo as pessoas em um mesmo objetivo é possível construir propostas de ação conjuntas e coletivas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Aniversário do Presidente

Hoje é aniversário do Presidente Lula. 64 anos de idade.

Nossos humildes cumprimentos ao homem que deu ao povo brasileiro a certeza de que nosso país e nossa gente são especiais em tudo o que tem e faz. É só confiar!!!

Parabéns Presidente LULA!!!

Tempo passado

Faz algum tempo que não coloco postagens em meu blog. Isso é um risco pois posso perder os poucos leitores que acho ter.

Desta vez uma série de eventos afastaram-me do computador e impediram que aqui escrevesse. Viagem a Brasilia, audiência pública que acabou não acontecendo e Conferência de Cultura foram os principais deles.

A viagem a Brasilia aconteceu na quarta-feira passada. Fui, juntamente com o Prefeito Geraldo e o Vice Juvenil para uma audiência com o ministro da educação. Além disso uma série de outras atividades foram feitas a partir do Prefeito e do Vice. Confirmação de liberação de recursos, abertura de novas possibilidades e fechamento de outras fizeram parte do dia em Brasilia. No Ministério da Educação uma audiência com cerca de quinze municípios da região para reivindicar e se aprofundar nos programas do MEC. De Salto a reivindicação colocada é da ampliação de nossa unidade do IFET/SP - nossa Escola Técnica Federal. Existem possibilidades, porém os encaminhamentos precisam ser conjuntos com o reitor do IFET/SP, professor Arnaldo.

A audiência pública que não aconteceu refere-se a um pedido feito pelo vereador Willhes, para serem apresentados os investimentos feitos pela educação nos últimos três anos, bem como os investimentos feitos na construção do CEC. O gabinete do prefeito encaminhou a proposta para que a audiência fosse ontem à tarde, mas o vereador pediu transferência alegando ter sido notificado muito "em cima da hora" o que lhe impediu de "avisar as pessoas interessadas". Toda a preparação que corri para elaborar agora fica guardada aguardando uma futura data.

A Conferência Municipal de Cultura aconteceu no final de semana. Sexta-feira à noite e sábado o dia todo. Foi a primeira conferência de cultura realizada em Salto, a partir do chamamento da Conferência Nacional de Cultura a ocorrer em 2010. Muito positiva ao meu ver a realização e a participação dos agentes culturais da cidade. Vários consensos foram construídos no que diz respeito a uma proposta de política cultural participativa. Ao final, pelo número de delegados presentes, elegemos três delegados para a Conferencia Estadual: dois da sociedade civil e um do poder público. Da sociedade civil foram escolhidos Marcos Pardim e Arlindo (blogueiro da cultura). Pelo poder público, a plenária me indicou. Lembrando que o Secretário Municipal e a diretora de cultura são delegados natos à Conferência Estadual. Portanto, Salto irá com cinco delegados para a Estadual.

Ainda nesse espirito de discussões públicas, acontece nesta semana o I Fórum de Políticas Públicas de Salto, com o objetivo de discutir ações comuns para a melhoria da vivência social e coleltiva na cidade. Muitas pessoas inscritas para um fórum que promete dar um outro tom às políticas públicas sociais em nossa cidade. E o mais importante: é um fórum que se pretende permanente.

Enfim, a ebulição está bastante forte e altamente positiva na terrinha.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O PIG Americano

PIG é uma sigla cunhada pelo Paulo Henrique Amorim para definir a imprensa que tenta a todo custo derrubar o governo do Presidente Lula. PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA.

Uma coisa que eles ficam todos arrepiados é quando se fala em suspensão de qualquer concessão de TV, Rádio ou qualquer outra. Tratam imediatamente de acusar tal pensamento de golpe a livre manifestação, golpe a democracia da informação. O Estadão é um dos últimos exemplos disso, quando lhe foi imputada recentemente a proibição de vincular determinadas notícias sobre a família Sarney.

Todo mundo se lembra do estardalhaço que fizeram quando Hugo Chaves cassou a licença de uma das TVs venezuelanas.

Aqui neste blog já postamos artigo sobre o alto volume de cassações de concessões existentes nos EUA, que nunca ninguém por aqui falou.

Hoje, Obama manifestou-se sobre a FOX NEWS, dizendo que vai tratá-la como um "partido político", pela sua forma com que maquia as notícias para jogar a opinião pública contra o presidente. Leia aqui.

Já imaginaram se o LULA fizesse isso? Primeiro, iria ter uma infinidade de órgãos da imprensa para escolher. Segundo que possivelmente tentariam cassá-lo, aqueles que aguardam ardorosamente esse momento. E isso não é só o PIG, né? Tem alguns outros Ps que adorariam....

Imaginem se Tivesse Um do PT!!!

13 vereadores e um suplente da Câmara Municipal de São Paulo foram cassados nesta tarde. São seis do DEM, quatro do PSDB, um do PTB, um do PP e um do PV (até o PV).

Alguns portais de notícias esconderam os partidos dos vereadores. Veja aqui.

Agora, imaginem vocês se tivesse unzinho só do PT.......affffffffff!!!!

Conseguem imaginar a manchete?

UM VEREADOR DO PT CASSADO POR IRREGULARIDADES NA PRESTAÇÃO DE CONTAS.
outros 13 também foram cassados
Brincadeiras à parte, parece que a coisa ficou meio complicada para os tucanos e os demos.... Vamos ver os próximos capítulos disso, inclusive as posições nos recursos.
Aqui mais detalhes da "devassa".

sábado, 17 de outubro de 2009

De Novo o CEC

Acompanho desde a inauguração do CEC aqui na terrinha os comentários de alguns poucos oposicionistas e cada vez mais percebo que uma indústria de argumentos tenta-se criar por alguns poucos.

Um dos argumentos mais simplórios é o que diz ser mais importante gastar em escolas e em creches do que numa obra como o CEC.

Hoje, lendo o blog do Zé Dirceu, pessoa que respeito, apesar de algumas divergências, ele me fez lembrar do velho Joãozinho Trinta que no auge de sua carreira disse uma frase que calou muitos dos que tinham esse tipo de discurso: "Quem gosta de miséria é intelectual". Essa frase surge num contexto de várias críticas ao seu trabalho que leva luxo e beleza à moradores de favelas e suburbios do Rio de Janeiro, despontando para sempre a Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis.

Outra frase lembrada pelo Zé é de uma famosa música dos Titãs, se não me falha a memória, que diz: "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte."

Talvez essas frases sejam bem colocadas para as críticas que hoje vemos de poucos descontentes com o mundo. Até porque (e posso dizer isso tranquilamente) não deixamos de fazer escolas e creches. Não deixamos de reformar as que já existiam, ampliando algumas. Não deixamos de investir e de ampliar o quadro de educadores de nossa cidade. Não deixamos de otimizar os procedimentos para que os resultados sejam cada vez melhores.

Como toda ação social consistente, sempre temos de avançar. Mas usar argumentos que desqualificam todo o contexto para tentar justificar um descontentamento com uma obra como o CEC é pequeno demais para nossa cidade. Como uma obra imensa, ela tem ainda muito o que mostrar de potencialidade. As ações de formação e de aprofundamento de nossos professores só estão começando. Mesmo assim, diferentemente do que dizem os poucos críticos, elas já acontecem quase que diariamente no CEC.

Foi muito bom Zé Dirceu fazer-me lembrar do sábio Joãozinho Trinta. Foi bom também lembrar da música dos Titãs. Acho inclusive que o CEC contribuirá muito para que as pessoas não analisem só o momentâneo e o pontual. Acho que muitas coisas ainda lá acontecerão que farão os poucos críticos perceberem que a vida não é só aquilo que cada um vê. Muitos são os olhares, muitas são as aspirações. Talvez o colocar-se no lugar do outro faça um pouco de diferença. Talvez colocar-se no lugar daquele aluno que teve oportunidade de assistir uma peça no CEC na Mostra Estudantil de Teatro faça um pouco de diferença. Talvez valorizar um pouco mais nosso povo faça a maior das diferenças.

Talvez assim não sejamos pequenos em nossas discussões.

As Obras no São Francisco

Esta semana a grande notícia nos blogs, que não foi tão grande assim na imprensa, foi a visita do presidente Lula às obras de transposição das águas do Rio São Francisco.

Trago aqui alguns links do blog do Planalto que além de mostrar muitas fotos da visita, explica um pouco mais o que é a transposição e também mostra parte do discurso de Lula em Cabrobó, Pernambuco. Leiam:

Um "tiquinho" de água para quem muito precisa.

As imagens.

Moradias para quem estava no caminho da obra.

Um resumo da viagem.

Boa Leitura.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Nassif e a Editora Abril

Quem me acompanha desde antes deste blog sabe que tenho um enorme respeito pelo jornalista Luiz Nassif. Seu estilo responsável, autentico e livre de qualquer amarração, fazem dele um dos mais respeitados homens da imprensa nacional. É ele que difundiu com uma enorme rapidez a informação eletrônica no país. Hoje, seu portal é o mais visitado e o mais completo dos portais de informação eletrônica.


Há algum tempo atrás Nassif meteu-se a desmascarar a Editora Abril e seu maior veículo de informação: a Revista Veja. Foi uma sequencia de reportagens onde o esquema altamente tendencioso da revista fica desmascarado. Tenho certeza que muitos de vocês leram.

Pois bem.

O poderio econômico da Editora Abril não se conteve e passou a perseguir Nassif e a mover uma série de ações judiciais contra ele. Até que encontraram um juiz que promulgou a primeira condenação ao Nassif. Claro que em primeira instância. Ainda muita coisa vai rolar. Mas o desgaste é evidente para quem é independente como Nassif. Veja aqui seu comentário a respeito da sentença.

E o poder de seu portal já começa a trazer respostas. Mais de 250 pessoas só hoje manifestando solidariedade a ele. Veja aqui.

Se depender de mim, podem ter certeza que estarei em qualquer movimento para apoiar essa referência de nosso jornalismo sério e autêntico. Chega do poder econômico mandar em todas as coisas. Chega de pseudo revistas serem utilizadas para mentir e inibir pessoas sérias e comprometidas.

Dia do Professor

Não poderia deixar passar esse dia sem registrar sua importância. Aqueles que me conhecem há mais tempo sabem que definir minha origem profissional e política é bastante complicado, já que sempre busco novos caminhos. SEMPRE NOMADE.

Entretanto esses últimos cinco anos tem sido de um aprendizado imenso. Aqueles que não conhecem não podem imaginar a satisfação que é trabalhar na educação. Poder estar nesse caminho é gratificante, apesar de todas as dificuldades.

E a base de todo esse mundo (e ele é imenso) é o professor.

Nada do que fazemos existiria se não houvessem dois atores: o aluno e o professor - essencias no processo de ensino aprendizagem.

E o professor é sem dúvida a figura que merece todas as nossas reverências. Quem não respeita o significado dessa profissão, não respeita a vida, não respeita o futuro, nem seus filhos e netos.

Sim, porque é das mãos do professor que aprendemos como ser, como aprender, como fazer e como viver em comunidade. Nossa familia não teria todas as referencias e instrumentais necessários para essa missão. É no professor e na escola que encontramos isso.

E em meu trabalho aprendi que essa figura precisa ser respeitada e valorizada. Apesar de todas as dificuldades que ainda temos para isso é nessa direção que precisamos seguir.

Em Salto chegamos no momento de aprofundar as qualidades de nossos processos. E a qualidade da educação depende basicamente da qualidade e disposição do professor. Assim, o grande desafio para os próximos anos é avançarmos bastante nesse campo.

A todos aqueles e aquelas, professores e professoras, que me ensinaram muito (no meu tempo de escola e no meu tempo de secretário), o meu obrigado. O obrigado de toda a gente, de todos aqueles que podemos representar. E que nessa nova etapa vislumbrada em nosso país, consigamos ter a profissão de professor em destaque especial por todos os cantos.

Meu singelo abraço a todos e todas!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ainda o Golpe em Honduras

Nada como o tempo e pessoas comprometidas em buscar as reais causas para nos mostrar outros aspectos de um mesmo fato.

Leiam o artigo aqui postado sobre uma antiga disputa entre EUA e Honduras, que pode ter sido o estopim do golpe que ainda perdura no país. Ainda no tempo do Bush, desavenças entre eles pode ter pego o atual presidente americano na ignorância. Não deixe de ler.

Você não viu e nem verá na Globo....

Mais uma inciaitiva do Palácio do Planalto na "guerra" silenciosa com a mídia que já tomou partido nas disputas pelo país afora. E como todos sabem não é favorável ao nosso presidente.

Desta vez o Planalto abriu um canal no Youtube para mostrar o andamento das obras do PAC pelo Brasil afora.

Veja aqui uma delas, e a partir dela assista as demais. Inscreva-se no canal do Planalto do Youtube. É mais um caminho para sabermos o que rola por esse país, sem depender daqueles que não mostrarão jamais....

sábado, 10 de outubro de 2009

Banda Marcial - Objetivo Alcançado

Lembro-me perfeitamente quando da primeira vez que a Banda Marcial de Salto de Pirapora esteve na Praça XV encantando a todos que lá estavam. Naquela oportunidade (quase três anos atrás) assumimos o compromisso de estruturar a nossa Banda Marcial.

Com a ajuda do maestro da Banda de Salto de Pirapora iniciamos todo o trabalho, sempre apoiado e acompanhado pelo companheiro Garotinho (hoje vereador) e a Secretaria de Ação Social, da querida Jussara.

Agora? Olhem só aqui. Dá muito orgulho de ver!!!

MST Esclarece

NOTA DIVULGADA (???) ONTEM - Aqui pelo menos, divulgamos....

MST: não nos julguem pela versão apresentada pela mídia

Esclarecimentos importantes

Diante dos últimos episódios que envolvem o MST e têm repercutindo na mídia, a direção nacional do MST vem a público se pronunciar.

1. A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. O resultado do Censo de 2006, divulgado na semana passada, revelou que o Brasil é o país com a maior concentração da propriedade da terra do mundo. Menos de 15 mil latifundiários detêm fazendas acima de 2,5 mil hectares e possuem 98 milhões de hectares. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras.

2. Há uma lei de Reforma Agrária para corrigir essa distorção histórica. No entanto, as leis a favor do povo somente funcionam com pressão popular. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988.
A Constituição Federal estabelece que devem ser desapropriadas propriedades que estão abaixo da produtividade, não respeitam o ambiente, não respeitam os direitos trabalhistas e são usadas para contrabando ou cultivo de drogas.

3. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas, como acontece, por exemplo, no Pontal do Paranapanema e em Iaras (empresa Cutrale), no Pará (Banco Opportunity) e no sul da Bahia (Veracel/Stora Enso). São áreas que pertencem à União e estão indevidamente apropriadas por grandes empresas, enquanto se alega que há falta de terras para assentar trabalhadores rurais sem terras.

4. Os inimigos da Reforma Agrária querem transformar os episódios que aconteceram na fazenda grilada pela Cutrale para criminalizar o MST, os movimentos sociais, impedir a Reforma Agrária e proteger os interesses do agronegócio e dos que controlam a terra.

5. Somos contra a violência. Sabemos que a violência é a arma utilizada sempre pelos opressores para manter seus privilégios. E, principalmente, temos o maior respeito às famílias dos trabalhadores das grandes fazendas quando fazemos as ocupações. Os trabalhadores rurais são vítimas da violência. Nos últimos anos, já foram assassinados mais de 1,6 mil companheiros e companheiras, e apenas 80 assassinos e mandantes chegaram aos tribunais. São raros aqueles que tiveram alguma punição, reinando a impunidade, como no caso do Massacre de Eldorado de Carajás.

6. As famílias acampadas recorreram à ação na Cutrale como última alternativa para chamar a atenção da sociedade para o absurdo fato de que umas das maiores empresas da agricultura – que controla 30% de todo suco de laranja no mundo – se dedique a grilar terras. Já havíamos ocupado a área diversas vezes nos últimos 10 anos, e a população não tinha conhecimento desse crime cometido pela Cutrale.

7. Nós lamentamos muito quando acontecem desvios de conduta em ocupações, que não representam a linha do movimento. Em geral, eles têm acontecido por causa da infiltração dos inimigos da Reforma Agrária, seja dos latifundiários ou da policia.

8. Os companheiros e companheiras do MST de São Paulo reafirmam que não houve depredação nem furto por parte das famílias que ocuparam a fazenda da Cutrale. Quando as famílias saíram da fazenda, não havia ambiente de depredações, como foi apresentado na mídia. Representantes das famílias que fizeram a ocupação foram impedidos de acompanhar a entrada dos funcionários da fazenda e da PM, após a saída da área. O que aconteceu desde a saída das famílias e a entrada da imprensa na fazenda deve ser investigado.

9. Há uma clara articulação entre os latifundiários, setores conservadores do Poder Judiciário, serviços de inteligência, parlamentares ruralistas e setores reacionários da imprensa brasileira para atacar o MST e a Reforma Agrária. Não admitem o direito dos pobres se organizarem e lutarem.
Em períodos eleitorais, essas articulações ganham mais força política, como parte das táticas da direita para impedir as ações do governo a favor da Reforma Agrária e “enquadrar” as candidaturas dentro dos seus interesses de classe.

10. O MST luta há mais de 25 anos pela implantação de uma Reforma Agrária popular e verdadeira. Obtivemos muitas vitórias: mais de 500 mil famílias de trabalhadores pobres do campo foram assentados. Estamos acostumados a enfrentar as manipulações dos latifundiários e de seus representantes na imprensa.

À sociedade, pedimos que não nos julguem pela versão apresentada pela mídia. No Brasil, há um histórico de ruptura com a verdade e com a ética pela grande mídia, para manipular os fatos, prejudicar os trabalhadores e suas lutas e defender os interesses dos poderosos.
Apesar de todas as dificuldades, de nossos erros e acertos e, principalmente, das artimanhas da burguesia, a sociedade brasileira sabe que sem a Reforma Agrária será impossível corrigir as injustiças sociais e as desigualdades no campo. De nossa parte, temos o compromisso de seguir organizando os pobres do campo e fazendo mobilizações e lutas pela realização dos direitos do povo à terra, educação e dignidade.

São Paulo, 9 de outubro de 2009
Direção Nacional do MST

Escândalos Invisíveis

Artigo de Osvaldo Russo - Coordenador do Núcleo Agrário do PT e ex-presidente do INCRA.

Ficam escandalizados com a destruição de dois hectares de laranjal, mas e o passivo histórico do latifúndio?

A destruição de dois hectares de um laranjal, plantado em extensa área pública da União ocupada ilegalmente por uma grande empresa privada, orquestrada pela mídia e pelos interesses do agronegócio, escandaliza.
Enquanto isso, milhares de famílias estão acampadas em beira de estradas, trabalhadores são escravizados em pleno século 21 e trabalhadores rurais, líderes sindicais, religiosos e advogados são assassinados no Brasil.
Mas isso não escandaliza.

Milhares de processos estão travados na justiça emperrando as desapropriações para fins de reforma agrária e deixando sem solução os crimes do latifúndio e de sua pistolagem.
Mas isso não escandaliza.

As denúncias sobre casos de trabalho escravo contemporâneo atingem um recorde histórico no Brasil, de acordo com o relatório “Conflitos no Campo no Brasil 2008″, elaborado pela Comissão Pastoral da Terra, que registra 280 ocorrências no ano passado. Ao todo, os casos relatados pela CPT envolveram sete mil trabalhadores, 86 deles crianças e adolescentes, tendo havido 5,2 mil libertações.
Mas isso não escandaliza.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, de 1995 a 2002, a Fiscalização do Trabalho do ministério realizou 177 operações em 816 fazendas, lavrando-se 6.085 autos de infração. Já no período de 2003 a 2008, foram realizadas 607 operações, envolvendo 1.369 fazendas fiscalizadas, onde foram lavrados 16.981 autos de infração, o que significa um incremento anual de 272,1% em relação ao período anterior.
Mas isso não escandaliza.

O recorde nas denúncias foi acompanhado da intensificação da ação fiscalizadora do governo federal, que declarou a erradicação e a repressão ao trabalho escravo contemporâneo como prioridades do Estado brasileiro. O Plano prevê a aprovação da PEC que altera o art. 243 da Constituição Federal, dispondo sobre a expropriação de terras – sem indenização – onde forem encontrados trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão e que, em muitas situações, tentam fugir da fazenda e são impedidos pelo fazendeiro. Mas os ruralistas escravocratas reagem e impedem a sua aprovação pelo Congresso Nacional.
Mas isso não escandaliza.

Ideólogos do agronegócio escravocrata tentam explicar o injustificável, chegando a afirmar que “o principal objetivo desse trabalhador em eventual fuga da fazenda e posterior retorno trazendo a fiscalização trabalhista não seria apenas evitar o pagamento da dívida contraída com o empreiteiro, mas, talvez muito mais importante, receber a ‘multa’ de vários milhares de reais, comumente imposta pelo fiscal ao agricultor e em favor do trabalhador, sob a acusação de prática de ‘trabalho escravo’ por parte do fazendeiro. Além disso, os trabalhadores ‘libertados’ passam a receber seguro desemprego, sendo possível que, depois, passem a receber também Bolsa Família”.
Mas isso não escandaliza.

Após mais de século da assinatura da Lei Áurea, o Brasil ainda convive com as marcas deixadas pelo regime colonial-escravista e por disparates escritos por seus neoideólogos. Conforme apresentação do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, de 2003, assinada pelos então ministros Nilmário Miranda (Direitos Humanos) e Jacques Wagner (Trabalho e Emprego), “a escravidão contemporânea manifesta-se na clandestinidade e é marcada pelo autoritarismo, corrupção, segregação social, racismo, clientelismo e desrespeito aos direitos humanos”.
Mas isso não escandaliza.

Apesar do grande aumento da produção agrícola de 1975 para cá, os ruralistas tentam impedir a atualização dos índices de produtividade da terra para fins de reforma agrária e ameaçam o governo e os sem-terra com retaliações.
Mas isso não escandaliza.

Os ruralistas querem reinventar uma CPI para criminalizar o MST e intimidar o governo. Eles não querem a democracia e a justiça social. Eles querem continuar escravizando os trabalhadores rurais e impedir a reforma agrária no Brasil.
Mas isso não escandaliza.

Joaquim Nabuco, o abolicionista, dizia que a abolição da escravatura era indissociável da democratização do solo pátrio. Monarquistas e republicanos não lhe deram ouvidos e a concentração das terras em poucas mãos continua escandalosa.
Mas isso não escandaliza.

Antes da abolição, a rebeldia dos escravos escandalizava, mas o açoite neles, não.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobel da Paz 2009 para Obama

Não sei o que pensam todos, mas hoje foi anunciado o prêmio nobel da paz de 2009, e o vencedor foi o presidente dos EUA Barak Obama.

A primeira vista dificil de visualizar o que em tão pouco tempo o homem fez para merecer o tal prêmio. Até porque as tropas americanas ainda estão espalhadas pelo mundo, principalmente agora no Afeganistão.

Por outro lado, alguns analistas dizem ser um sinal para o mundo de fortalecimento das intenções de Obama. Principalmente no que diz respeito à desnuclearização mundial.

Enfim, um bom debate.

Para ajudar, algumas análises e opiniões, aqui, aqui e aqui.

Boa leitura!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Geraldo na Globo

Nosso prefeito, Geraldo Garcia, esteve na TV Globo em São Paulo para falar sobre o nosso tratamento de esgoto. A origem da entrevista é o trabalho que a Globo de São Paulo fez medindo a qualidade da água do Rio Tiete desde seu nascedouro até a cidade de Barra Bonita.

Passando por aqui, descobriram que até o final do ano, 100% do nosso esgoto será tratado, o que garante que nossa cidade não contribui com a má qualidade da água observada pela medição da Globo.

Veja aqui a nota da entrevista, bem como a integra da mesma.

Zé Dirceu e o TCU

Hoje trago para vocês notas de um blog que pouco destaco, apesar de ler diariamente.

Trata-se do blog do Zé Dirceu.

Tem um assunto que ele tratou ontem e que merece atenção de todos nós. Como vocês sabem o TCU - Tribunal de Contas da União - suspendeu algumas obras do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento - do governo Lula, sob a alegação de possíveis superfaturamentos.

Como sempre falo que nada nem ninguém é neutro, na primeira nota do Zé Dirceu uma comparação de situações onde as posições do TCU são contraditórias.

E na sequencia, o comentário sobre um projeto de lei em tramitação no congresso nacional, colocando prazos nas suspensões provocadas pelo TCU, já que essas suspensões não só provocam o atraso nas obras como também acréscimos nos gastos por conta das paralizações e futuras retomadas. Leia aqui.

Um debate interessante e quente.

Vamos noticiar.

Quando as denúncias são contra os tucanos, dificilmente a gente ouve, lê ou assiste muito sobre elas.

Não sei até onde todos estão acompanhando os acontecimentos no Rio Grande do Sul, onde a governadora Yeda Crucius - do PSDB - sofre um processo de impeachment na assembléia legislativa local, além de várias denúncias do ministério público. O motivo? Surrupiou dinheiro público.

Como poucos falam sobre isso (diferente de quando é com gente nossa, mesmo as inventadas), acho importante retransmitir alguma coisa a respeito. Segue aqui comentários sobre a governadora do Rio Grande do Sul, que dificilmente será cassada, já que tem maioria na assembléia....

Twitter da Prefeitura

Ai pessoal:

Hoje tenho uma boa novidade. A prefeitura já tem seu twitter!!!

Quer seguí-la? Então anota ai: www.twitter.com/prefeiturasalto

E as novidades não param por ai. Aguardem!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Notas importantes na página da Prefeitura

Hoje quero destacar as notícias da pagina da Prefeitura na internet.

A primeira delas, um destaque especial para a jornalista que tentou criar alardes e sensacionalismos sobre as festas do dia das crianças em nossas escolas. A primeira das festas já aconteceu e o resultado foi brilhante. Veja aqui.

A segunda é um toque para aqueles que insistem em dizer que o CEC - Centro de Educação e Cultura - não tem nada a ver com educação. A Mostra Estudantil de Teatro continua acontecendo. Por sinal ontem estive acompanhando a pré-estréia da peça do CEMUS VI, e a SALA PALMA DE OURO estava quase lotada. Todos familiares e moradores lá do Jd. Icarai, onde fica a escola. Pois é. Confira aqui a sequencia das apresentações.

E os orquidófilos de Salto fizeram um belo trabalho nos jardins do CEC. Veja aqui.

É isso, gente. Salto, como disse minha amiga Vanize, está cada vez mais bonita. Se você não é daqui, venha visitar.

domingo, 4 de outubro de 2009

Não fui eu.....

O texto que vocês lerão aqui não fui eu que escrevi. Não me chamem de tendencioso, por favor.

Afinal, parece que algumas outras pessoas pensam como eu.....

Leiam aqui.

Puxão de Orelhas

Vejam só como são as coisas. A Globo tomou um puxão de orelhas de um blogueiro instalado nos blogs da Folha de São Paulo.

Ontem, quem acompanhou o Jornal Nacional viu algumas imagens "exclusivas" da embaixada brasileira em Honduras com a nítida sensação de que é impossível alguma imagem sair de lá, além da certeza de que a embaixada "está ocupada" por estrategistas do tal Zelaia.

Pois é.

Leiam aqui o blog do Fábio Maisonnave, que está lá dentro da embaixada.

E viva Ali Kamel......

sábado, 3 de outubro de 2009

Patrus Ananias

E não foi só em Copenhague que o Brasil foi reverenciado ontem.

Na Alemanha o ministro Patrus Ananias recebia um prêmio pelas suas políticas de segurança alimentar e nutricional quando prefeito em Belo Horizonte.

Confira aqui comentários e mais detalhes do prêmio.

Não dá para ser imparcial, dá???

Ainda as Olimpíadas

Parece que o mundo descobriu o Brasil. As notícias que chegam sobre a escolha do Rio de Janeiro para sediar as olimpíadas de 2016, dão conta de um reconhecimento unânime da nova era vivida em nosso país. Nesse post colocarei algumas opiniões (sempre parciais, até porque imparcialidade não existe, não é mesmo?) e fotos para mostrar um pouco mais do que foi o momento vivido ontem em Copenhague.

Mas antes uma opinião: evidente que até 2016 muito teremos que fazer para que as olimpíadas sejam para o país não um evento, mas o coroamento de um processo novo no que diz respeito aos esportes. Entendo que a vitória do Brasil ontem é uma excelente provocação para todos os que pensam políticas públicas no país. Desde os municípios, até o governo federal. Isso entendo por "nova era": um tempo em que as prioridades se invertem. Lentamente, sim, até porque vivemos uma disputa de projetos diariamente em nosso país. E não precisamos olhar somente para o governo federal. No município isso também é evidente. Quanto tempo demoramos para fazer o governo entender que é urgente discutirmos políticas sociais na cidade?

É nesse contexto que considero extremamente importante o que aconteceu ontem. Se ficarmos focados somente no evento Olimpíadas 2016, nada cresceremos. Mas se esse evento servir para repensarmos o fazer esportes neste país, já é um grande avanço. Se esse evento despertar aqui em Salto, por exemplo, políticas públicas voltadas para o esporte, já será uma grande vitória. E é nesse aspecto que admiro nosso presidente. Ele incita, cutuca, impele, motiva, impulsiona novas formas de fazer política. Essa é a maior das características de um lider. Agregar para conquistar e motivar. E nisso ele é mestre, não tenho dúvida.

Mas vamos para algumas fotos de ontem, extraídas do blog do planalto:

Primeira, a velejadora brasileira Isaabel Swann falando pelo Brasil.

Segunda, Lula defendendo o Brasil.

Terceira, a festa dos brasileiros quando do anúncio.

Quarta, Lula ergue o prato alusivo à vitória do Rio de Janeiro.

No blog Quanto Tempo Dura, uma série de fotos da comemoração no Rio de Janeiro, com dizeres colados nelas daqueles que "torciam contra".

Em dois blogs - Os Amigos do Presidente Lula e do Azenha - as falas da oposição sobre a vitória do Rio de Janeiro.

E por fim, no Nassif, a série "Jornalista Também Tem Sentimento", sobre falas de jornalistas a respeito do fato e comentários do próprio Nassif...... é hilário.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Desculpas Públicas

Neste final de semana está acontecendo em São Paulo a CONAE etapa estadual, como já informei ontem.

Fui eleito como delegado para essa etapa em Sorocaba, na etapa intermunicipal.

E estou aqui pedindo desculpas públicas, pois não consegui ficar e acompanhar toda a CONAE/SP. No dia de hoje lá estive, mas o cansaço e a falta de ânimo tomaram conta de mim. Acho que estou precisando de férias.

Perdoem-me pelo péssimo exemplo, mas bateu meu limite.

Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.

E o Brasil conquistou as olimpíadas na cidade mais maravilhosa do mundo, o Rio de Janeiro.

2014, a copa do mundo e 2016 as olimpíadas. Estamos bem na fita, apesar de alguns poucos começarem com discursos mesquinhos e pequenos.

Mas o que gostaria que todos vissem, é a emoção de nosso presidente quando da defesa do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas em 2016. Vejam e percebam como é bom ser brasileiro e ter alguém nos defendendo com essa garra por esse mundo afora.

Se tiver um pouquinho mais de tempo, veja o outro video depois do anúncio da vitória do Rio de Janeiro. Vale a pena.

ENEM - Mais Uma Armação?

Como todos já sabem, o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - que deveria ocorrer neste final de semana foi suspenso pelo MEC pois a prova "vazou" antes de ser aplicada. As notícias superficiais dão conta de que duas pessoas procuraram reporteres do Estadão para "vender" a prova. Mas por que um jornal compraria uma coisa dessas? E por que ela chegou às mãos de duas pessoas antes da distribuição e aplicação? Como isso aconteceu?

As análises são muitas. Uma delas da conta da tentativa de desestabilizar o MEC e seu ministro, que é pré-candidato ao governo de São Paulo. Como as ações do MEC estão sendo muito positivas, o ocorrido pode levar a se pensar nessa tentativa. Mas outras possibilidades e questionamentos ocorrem. Vamos acompanhar:

O primeiro deles, no blog do Nassif, vem falar sobre a ligação da gráfica que imprimiu as provas, com o grupo Folha de São Paulo. São empresas coligadas. Leia aqui.

Depois, no próprio Nassif, as várias probabilidades, e algumas conclusões: realmente não foi algo isolado ou mesmo desastroso. Foi uma armação paulistana. Mas para que? Qual o objetivo? Por que a PF não participou de todo o processo como nos exames anteriores? O que será que a PF irá descobrir? Descobrirá? Vejam aqui, mais indagações.

E por fim, no site dos amigos do presidente Lula, questionamentos mais ou menos parecidos com o Nassif, mas mais cheios de paixão e furor. Entretanto, interessantes. Leiam aqui.

Esperemos que esse caso seja solucionado rapidamente, pois o ministro Haddad não merece uma mancha em seu trabalho provocada por "espertalhões" que fazem qualquer trama para "queimar" adversários. É um ministro competente e comprometido com a educação nacional, e tem mudado muito a realidade de nossa educação. Fica aqui nosso total apoio e confiança no ministro Fernando Haddad.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CONAE Etapa Estadual

Acontece neste final de semana, de sexta a domingo, a CONAE/SP, onde todas as discussões ocorridas nas intermunicipais serão agora avaliadas no conjunto dos delegados estaduais para encaminhamentos à CONAE nacional.

Daqui de Salto vamos com oito delegados para a CONAE/SP, entre estudantes, trabalhadores da educação, pais e gestores, representando a região de Sorocaba.

Está prevista na CONAE/SP a participação de mais de 2000 delegados de todo o estado.

Entretanto problemas na organização já dão sinais preocupantes, como a mudança de decisões encaminhadas para as intermunicipais. Uma delas, bastante preocupante, diz respeito às emendas que não tiveram tempo de serem discutidas nas intermunicipais. A orientação era de que fossem encaminhadas para a estadual, que lá seriam discutidas. Nesta semana uma decisão da Comissão Organizadora Estadual mudou tudo isso. Definiram em não colocar tais emendas em discussão por conta do grande volume de emendas que foram encaminhadas para a etapa estadual. Oras, como ficam agora os delegados das intermunicipais que elaboraram as emendas não discutidas e que tinham, até então, a certeza de que na estadual elas seriam discutidas? E aquelas emendas que foram elaboradas por delegados intermunicipais que não conseguiram ser delegados na estadual? Quem as colocará novamente em discussão?

Além disso a não percepção de que muitas emendas seriam encaminhadas. Até há quinze dias atrás a CONAE/SP seria realizada em dois dias (sexta e sábado). Novamente a Comissão Organizadora diante do volume "inesperado" de emendas resolve ampliar a CONAE/SP para três dias. E essa Comissão Organizadora Estadual acompanhou todas as intermunicipais que ocorreram em São Paulo. E só nas vésperas da CONAE/SP é que percebem que dois dias não dariam conta das discussões. E todos os que se programaram para participar dois dias, agora precisam rever toda sua lógica pessoal.

Eh Comissão atrapalhada.......

Orçamento de 2010

Ontem a prefeitura encaminhou à Câmara Municipal a peça orçamentária para 2010. Com uma previsão em torno de 150 milhões de receitas, o grande diferencial dos anteriores é a aposta e a valorização das secretarias sociais, com incrementos nos seus percentuais de participação.

Ação Social, Esportes, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Habitação e Educação serão os grandes balizadores das políticas públicas da cidade no próximo ano. Apesar de toda dificuldade em prever um crescimento muito maior que o deste ano, o alvo são essas políticas.

Por conta disto, torna-se inprescindivel o acompanhamento e encaminhamentos do I Fórum Municipal de Políticas Públicas a acontecer neste final de outubro. De lá, dependendo da participação de todos, sairão as grandes propostas para serem concretizadas a partir do orçamento de 2010.

Esperemos agora o parecer dos vereadores sobre o orçamento, a fim de se materializar em 2010 essa preocupação maior com as questões sociais.

Golpistas Mudam o Tom

Parece que os aloprados de Honduras começam a perceber que fizeram besteiras. Ontem o que se diz presidente começou amenizar a situação, falando até em deixar "o cargo que fui colocado".

E a nossa imprensa, tadinha, parece também que percebeu ter entrado num barco furado.

Veja aqui as opiniões de Luis Nassif a respeito e aqui os reais motivos que levaram o exército a tirar o presidente Zelaia de pijama e tudo de sua casa, para "expulsá-lo do país".

Por que será que quem tem opiniões de esquerda é tão odiado? E olha que chamar Zelaia de esquerda é forçar muito a barra. Enfim....