quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor

Não poderia deixar passar esse dia sem registrar sua importância. Aqueles que me conhecem há mais tempo sabem que definir minha origem profissional e política é bastante complicado, já que sempre busco novos caminhos. SEMPRE NOMADE.

Entretanto esses últimos cinco anos tem sido de um aprendizado imenso. Aqueles que não conhecem não podem imaginar a satisfação que é trabalhar na educação. Poder estar nesse caminho é gratificante, apesar de todas as dificuldades.

E a base de todo esse mundo (e ele é imenso) é o professor.

Nada do que fazemos existiria se não houvessem dois atores: o aluno e o professor - essencias no processo de ensino aprendizagem.

E o professor é sem dúvida a figura que merece todas as nossas reverências. Quem não respeita o significado dessa profissão, não respeita a vida, não respeita o futuro, nem seus filhos e netos.

Sim, porque é das mãos do professor que aprendemos como ser, como aprender, como fazer e como viver em comunidade. Nossa familia não teria todas as referencias e instrumentais necessários para essa missão. É no professor e na escola que encontramos isso.

E em meu trabalho aprendi que essa figura precisa ser respeitada e valorizada. Apesar de todas as dificuldades que ainda temos para isso é nessa direção que precisamos seguir.

Em Salto chegamos no momento de aprofundar as qualidades de nossos processos. E a qualidade da educação depende basicamente da qualidade e disposição do professor. Assim, o grande desafio para os próximos anos é avançarmos bastante nesse campo.

A todos aqueles e aquelas, professores e professoras, que me ensinaram muito (no meu tempo de escola e no meu tempo de secretário), o meu obrigado. O obrigado de toda a gente, de todos aqueles que podemos representar. E que nessa nova etapa vislumbrada em nosso país, consigamos ter a profissão de professor em destaque especial por todos os cantos.

Meu singelo abraço a todos e todas!

4 comentários:

  1. Ai que lindo, paiiii!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras.
    Precioso reconhecimento da importância dos professores. O que precisamos é mesmo de reconhecimento e valorização.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Wilson, obrigada pela delicada homenagem! Dias como hj nos faz lembrar pq escolhemos esta profissão. Obrigada pela força e parabéns por sua dedicação!

    ResponderExcluir