sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fórum de Políticas Públicas

Acabo de chegar do I Fórum de Políticas Públicas de nossa cidade e volto orgulhoso de pertencer a uma geração que consegue, mesmo dentro de divergências bastante grandes, sentar para pensar políticas comuns para a cidade.

Tive o privilégio de coordenar a plenária final onde as propostas de cada grupo foram analisadas e aprovadas pela plenária geral do fórum. Além de observar a qualidade das elaborações dos grupos, pude sentir a preocupação da plenária em buscar caminhos coletivos e de consenso em todas as discussões. De todas as propostas apresentadas, várias delas foram adendadas, remodeladas e aperfeiçoadas na plenária final. Somente uma proposta foi retirada na sua totalidade pela plenária o que em si demonstra a sintonia entre as discussões dos temas e os anseios gerais dos participantes.

De parabéns está Jussara, nossa secretária da Ação Social e Cidadania, que brilhantemente coordenou esse mega debate municipal. De parabéns estão todos que participaram e ajudaram com suas sugestões e aceitação. Todos cederam, todos propuseram e construiu-se um documento para orientar as ações de políticas públicas na cidade.

Além da importância do evento, fica a importância da continuidade: foram eleitas pessoas que acompanharão o desenrolar das atividades na direção da propostas para que no próximo fórum que acontecerá em abril do ano que vem, tenhamos um mapeamento do quanto avançamos, do quanto precisaremos avançar e do quanto precisaremos ainda propor. Esse grupo já tem sua primeira reunião marcada para final de novembro, quando discutirão os encaminhamentos necessários para a continuidade de tudo o que hoje foi aprovado.

Parabéns a todos que participaram. Parabéns à cidade pela ousadia de acreditar que unindo as pessoas em um mesmo objetivo é possível construir propostas de ação conjuntas e coletivas.

Um comentário:

  1. Tetéia - caríssimo amigo e companheiro - obrigada pelas palavras. Obrigada pelo carinho. Obrigada pela parceria. Obrigada pela amizade. Mas, sobretudo, obrigada pela presença constante e por todo apoio que vc deu antes, durante e depois deste trabalho, cuja plenária - momento áureo da participação popular - foi brilhantemente conduzida por vc.
    Nosso objetivo foi alcançado - mérito de todos os presentes - nossa cidade parou hoje para pensar sobre ela mesma. Penso ser este o caminho - vamos em frente: há muito o que fazer!
    Continuo contando com vc!
    Mais uma vez, obrigada pela amizade e companheirismo!
    Carinhosamente,
    Jussara

    ResponderExcluir