sábado, 26 de dezembro de 2009

Pós Natal

Espero que todos e todas tenham tido um bom Natal!!!

Para mim a comemoração familiar é de longe o melhor acontecimento. Além da ceia com a "nova família" sorocabana, o almoço do dia de Natal da família Caveden é magnífico em sua execução e finalidade. Uma tradição que há muitos anos tinha como objetivo comemorar a data de aniversário de casamento de meus pais. Até onde vai minha memória, começou na casa dos dois na Vila Nova, até a família ficar muito grande e transferirmos para a casa de meu irmão, Carlão. Por anos a fio ela acontece. Nos últimos quatro, sem meu pai, que faleceu em novembro de 2005. Naquele ano dúvidas sobre a continuidade da tradição pairavam sobre toda a família. Afinal era a comemoração do casamento dos dois. E um deles já não estava mais com a gente. E minha mãe, com toda a sua força, foi a grande incentivadora da continuidade, já que para ela era o rico momento de reunir todos ao redor de uma mesa. E assim foi em 2005, 2006, até este ano, e certamente continuará como uma marca dos Caveden em Salto.

A novidade deste ano foi o início da "passagem" dos "rituais" para as novas gerações....rs... Assim, o famoso Pão Estrela de minha mãe já foi feito este ano a quatro mãos: ela e sua neta Iara. O ponche que era feito pelo tio Osvaldo e que já fiz por dois anos, também foi acompanhado pela nova geração, para sua continuidade. A lasanha, já feita pela minha filha, Larissa. A única coisa é que ela inventou de fazer uma lasanha vegetariana, sem carne.... É ... estava gostosa....rss...

Os primeiros netos - Carlos Eduardo e Cintia - lembraram-se de onde costumeiramente meu pai ficava sentado e choraram de saudades.

A tradição manteve-se: muita comida, bebida, sobremesas, o Pão Estrela e o café. Antes das 19hs ninguém foi embora (como todos os anos).

Assim, mantemos laços, mantemos alegrias e recordações. Recordações inclusive de meu pai, que era um dos que mais se alegravam nesse momento. E isso tudo é lembrado e renovado sempre no dia 25 de dezembro. Até a contagem de quantos anos de casado teriam aconteceu: 61 anos, se meu pai estivesse vivo.

Mas vivo ele esteve naquelas belas e mágicas horas que a família esteve reunida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário