segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Caminhos Possíveis

Na semana passada a nossa prefeitura anunciou a realização do I Fórum Municipal de Políticas Públicas. Copiamos aqui o teor da matéria destacada da página na internet da prefeitura.

Os jornais neste final de semana pouco falaram sobre essa iniciativa. Pequenas notas perdidas no emaranhado de possibilidades que tragédias trazem para o jornalismo. Acho importante reforçar os objetivos do Fórum até porque um deles é a construção coletiva na sociedade de respostas consistentes para muitos dos problemas que geram as desgraças que acompanhamos na cidade nos últimos meses. E frisar muito fortemente o termo SOCIEDADE, pois é evidente que o poder público sozinho não terá respostas e ações para todas as causas que vivemos atualmente.

Caminhos possíveis evidentemente encontraremos de forma coletiva.

O poder público já toma algumas medidas, pontuais ainda, mas que podem começar um processo de conscientização e busca de alternativas outras. Inicia-se amanhã a ronda a pé da Guarda Civil Municipal, com apoio da Policia Militar nos bairros da cidade. Os novos contratados da Guarda Civil Municipal serão os principais agentes dessas rondas. A idéia é te-los próximos das comunidades, para conhecê-la e auxiliá-la nas necessidades que surgirem.

Mas certamente é uma discussão mais abrangente e coletiva que trará outras possibilidades de termos ações mais concretas para toda a cidade.

Hoje, dois dos três últimos casos parecem ter tido solução: a prisão do autor das mortes das duas crianças do Bairro Bom Retiro, e o retorno da menina desaparecida, que parece realmente ter fugido por conta de consequencias indesejadas pela família em seu relacionamento com o namorado.

Resta ainda a morte das duas meninas do Jd. Santa Cruz, que está na dependência de laudos de exames de DNA.

Mas, evidentemente que não basta a solução dos casos já ocorridos. O que precisamos é de políticas que evitem novos casos. E para isso tenho certeza que o Fórum Municipal dará respostas ou mesmo encaminhará processos de soluções.

Todos precisamos participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário