quinta-feira, 17 de setembro de 2009

De Novo no Ar

Agora com internet ligada, tentarei retornar ao normal por aqui.

Nesse periodo muitas coisas aconteceram e que não comentei. Uma delas que voltaremos outro dia a falar é o ataque organizado por alguns jornais e vereadores ao nosso prefeito e à administração. Esperávamos mesmo que o segundo mandato seria mais difícil politicamente, e ele já começa a dar mostras disso... mas vamos à luta.

Um assunto que me chamou muito a atenção foi uma reportagem na revista CARTA CAPITAL sobre a tentativa de deputados estaduais petistas em São Paulo de implacar uma CPI contra o governo de José Serra sobre o abuso nas cobranças dos pedágios no estado. Evidente que com ampla maioria na Assembléia e nenhuma disposição em discutir os problemas do estado, o governador vai segurando a tal CPI. Mas a revista traz algumas informações dos levantamentos dos deputados que é importante todos nós sabermos.

Sobre o valor abusivo, uma comparação não deixa nenhuma dúvida: enquanto em uma viagem para Belo Horizonte, saindo de São Paulo em estrada federal já com concessionária - Fernão Dias - se percorrem 1.124 kilometros e se pagam $ 17,60 de pedágio, em São Paulo para você ir da capital até São José do Rio Preto, que compreende 440 kilometros, paga-se a bagatela de $ 118,00. Todos os números considerando ida e volta e os mesmos serviços oferecidos pelas concessionárias.

Por conta disso, alguns números astronômicos: o lucro projetado para as concessionárias para 2009 é de $ 4 bilhões. O lucro líquido dessas mesmas empresas em dez anos foi de $ 3 bilhões e a receita do mesmo período de $ 21,8 bilhões. Imagina quanto é tudo isso?

Mais um dado: o aumento dos pedágios no período foi de 1.053%.

Não satisfeito, anuncia-se para breve a cobrança de pedágios também para as motos. Serão mais 4,2 milhões de veículos no estado pagando pedágio e engordando os lucros das empresas.

E já que estamos falando de absurdos, nesse período de afastamento também li a aprovação pelos deputados da Colômbia do plebiscito para o terceiro mandato do presidente Uribe. Claro.... ele pode. E a notícia que não li nos nossos jornalões dá conta que vários deputados que aprovaram o tal plebiscito já estão na mira da justiça por suspeita de venda de voto. Ah.... um detalhe: a proposta vencedora ganhou pela diferença de um voto..... Com a palavra nossos jornalões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário