domingo, 20 de setembro de 2009

Fatos Lamentáveis.

A última sexta-feira foi um dia bastante tenso para todos nós da educação. O cruel assassinato de duas crianças no bairro Bom Retiro foi lamentável. Os requintes de crueldade e desumanidade no ato foram extremos para uma cidade como a nossa. Dois pequenos, que eram alunos de nosso CEMUS V, derrepente são podados da vida por pessoas que não merecem sequer serem chamadas assim. Nada justifica a atitude. Nada certamente consolará os pais dos pequenos que quando acontecia o fato estavam em atividades cujo objetivo maior certamente era o de melhorar a vida de seus pequenos. Como se portar diante de um fato como esse?

Nos próximos dias certamente veremos vários comentários, inclusive buscando culpados. É a segurança pública, é o governo, é a polícia.... enfim, muitos serão acusados. Mas a pergunta que fica é: como prever ou evitar que animais como os assassinos dos pequenos entrem em uma casa e façam o que fizeram? Como a polícia ou qualquer instância de segurança podem prever isso?

Para mim a resposta é muito mais abrangente que o fato em si. A questão toda são os valores que damos à vida. Todos nós, toda a sociedade. Sim, porque os que fizeram isso estão no nosso meio, sairam do nosso meio. E que meio é esse que produz gente desse tipo?

Espero que diante do fato específico tenhamos discernimento para, como educadores, provocarmos discussões que levem a questionar todas as nossas atitudes. Que todos os amigos e colegas dos pequenos assassinados (que estavam em estado de choque na sexta-feira na escola) procurem viver e provocar vivências diferentes e mais solidárias.

Enquanto uma nova geração não se comprometer com mudanças radicais nos valores vividos em sociedade, não estaremos livres dessas barbáries. As nossas e as gerações passadas podem se considerar derrotadas nessa guerra. A esperança é que as próximas consigam vitórias expressivas para que a humanidade seja plenamente humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário