quarta-feira, 29 de julho de 2009

Decisão Complexa

Hoje, depois de um comunicado oficial da Secretaria de Estado da Saúde, orientando todos os sistemas de ensino a suspender as aulas pelo menos até o dia 17 de agosto, tivemos na Prefeitura uma reunião entre as secretarias da saúde, educação, e o conselho político da prefeitura.

Depois de muitas ponderações, optamos pela prevenção aconselhada pela secretaria de estado. Nossas aulas, que iniciaram ontem, estão suspensas até 17 de agosto.

A complexidade da decisão esta no fato de que todos os estudos mais científicos comprovam que a tal gripe A não tem sequer a potencialidade de mortes que tem a gripe comum. Entretanto, a comoção popular está em um grau tão avançado que a prevenção da ampliação dos casos é a melhor alternativa.

Tecnicamente as justificativas são várias: a faixa etária infantil é a mais frágil ao vírus; o inverno amplia a possibilidade do contágio; a aglomeração aumenta a possibilidade de transmissão; no estado de São Paulo, o aumento de casos pode ocorrer agora no início de agosto.

Estas justificativas técnicas definem as possibilidades de ampliação da doença. Entretanto seu efeito continua sendo pequeno em termos de malefícios a quem o contrai.

Nossa rede a educação infantil I continuará seus serviços para as mães que tem dificuldades em cuidar por outros meios de suas crianças. Todas as que tiverem como manter seus bebes em casa, serão solicitadas a ter esse procedimento. A secretaria de saúde municipal fará um acompanhamento mais refinado dessas unidades.

Vamos aguardar os acontecimentos para posteriores análises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário