sábado, 4 de julho de 2009

Equipes de Gestão

A estrutura do sistema de ensino de Salto tem em seu desenho o que chamamos de Equipes de Gestão das unidades escolares. Elas se compõem de Diretores de Escola, Assistentes de Direção e Assistentes de Direção para Educação Infantil I (quando a unidade tem este segmento).

Essas pessoas são escolhidas a partir de apresentação de projetos, indicação do conselho de escola e homologação do prefeito. Exige-se para cada função, formação específica para o exercício, além de tempo mínimo no ambiente escolar.

Temos na rede (por enquanto) dez destas equipes atuando no que chamamos de CEMUS - Centro de Educação Municipal de Salto.

Por ser uma estrutura relativamente nova e que aprende fazendo (mais ou menos como aquela estória do trocar o pneu furado do carro com o mesmo andando), neste ano procuramos abrir um espaço formativo maior para as equipes. Estamos então realizando um curso que chamamos de Gestão de Pessoas, que tem como base para as discussões a filosofia. Nosso filósofo Aparecido é que tem a incumbência de coordená-lo.

Hoje tivemos o segundo encontro de uma primeira programação de seis deles. E uma constatação importante é de que existe um consenso histórico muito solidificado nas pessoas que compõem essas equipes, do que foi e do que é a educação municipal em nossa cidade. E o mais interessante é que os movimentos que fizemos para essas mudanças foram não só percebidos e assimilados, como valorizados. Empolga observar as caricaturas feitas do antes e do depois, por exemplo quando falam de estrutura, de materiais disponíveis ou mesmo de modelo pedagógico e de organização escolar. Evidente que também apontam (e isso é extremamente positivo) o que ainda falta, o que ainda não atingimos. Mas hoje solidificou em mim a certeza de que construímos uma base a partir de mudanças significativas implantadas na rede. E essa base está compreendida pelos agentes que executam. Estamos no momento impar de avanços mais significativos no que concerne à qualidade, à excelência da educação, à discussão dos modelos e políticas sociais, enfim, estamos prontos para alavancar novas e grandes conquistas.

Depois de uma noite que quase me frustrei quando da escolha dos delegados para a CONAE (o segmento da educação estadual simplesmente não apareceu), uma manhã bastante rica onde esta referência que era mais ou menos sentida, para mim se solidifica. Como constatado no pós vitória eleitoral de 2008, esses patamares exigem muito mais de cada um de nós, pois as cobranças passam a ser maiores ainda. Mas creio que é para isso que existimos: para superar desafios e avançar. A própria filosofia nos impulsiona nesta direção.

Se você quiser conhecer um pouco mais dos nossos cursos e das posições filosóficas do Aparecido, visite seu blog. Vale a pena.

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