segunda-feira, 20 de julho de 2009

PROEP - Do que nos livramos....

Quando do inicio do atual governo municipal, em seu primeiro mandato, uma das primeiras tensões a ser resolvida foi a do prédio do antigo PROEP - em frente à rodoviária e atual IFSP. No início de 2005 o que tínhamos era um prédio inacabado sendo gerido por uma ONG local, presidida pelo querido professor Benito Begossi. Na oportunidade as grandes questões eram: desfazer uma série de impedimentos para a continuidade da obra e pensar como manter a escola. A segunda questão logo se transformou no grande problema, já que a ONG necessitaria de aportes do município para manter a escola. Em projeções feitas percebemos que seria impraticável para o município tais aportes que, além de muito altos, iriam contrariar a lei que define enquanto prioridade para os municípios o investimento em educação infantil e ensino fundamental.

Rapidamente novos caminhos foram buscados. E graças a uma articulação com o governo federal por iniciativa da então deputada Iara Bernardi, conseguimos que o MEC assumisse aquele prédio, desde seu término até a manutenção da escola. Foi a chamada federalização do PROEP. O prédio foi transformado em uma unidade do CEFET/SP - Centro Federal de Educação Tecnológica - neste ano transformado em Instituto Federal, já com cursos superiores em tecnologia. Um grande dia aquele 13 de abril de 2006, quando o presidente Lula esteve em Salto para formalmente assinar a federalização do PROEP de Salto e mais sete cidades.

Já são mais de trinta unidades do PROEP federalizados no país. Mas outras 98 instituições do PROEP "vingaram" e como não poderia deixar de ser, dependeram de projetos de financiamento. Agora, em recente auditoria do MEC, escandalos começam a surgir com várias ONGs e/ou entidades outras que administram as tais escolas.

Ainda bem que em Salto, o poder público e a ONG que gerenciava o prédio do PROEP chegaram a bom termo e rapidamente o governo federal assumiu a escola. Outros lugares não tiveram a mesma sorte. Confira reportagem no blog do Nassif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário