sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Nova Gripe

Hoje, durante o congresso, fiquei sabendo que o sistema SESI ampliou o recesso escolar por mais uma semana. O motivo: prevenir-se contra a possibilidade de uma maior disseminação do virus da gripe suina - Influenza H1N1. Ontem existiam rumores de que o sistema estadual também tomasse a mesma medida.

À tarde telefonemas de professores de nossa rede querendo saber de nossa decisão sobre o retorno às aulas no dia 28 próximo. A imprensa local também querendo saber se alguma orientação existia dos órgãos da saúde nessa linha.

Não. Não existe. E nossas aulas reiniciam normalmente no dia 28 de julho.

O que parece existir é um certo exagero nos efeitos do tal virus. Até porque quando observamos as precauções que precisamos ter são todas elas na linha do asseio e da higiene que devemos ter durante toda a vida. Acho até, e vou discutir isso com outras pessoas, que é um momento de reforçar esses princípios do asseio e da higiene: lavar as mãos, usar lenços descartáveis, ficar em lugares arejados, etc....

Sobre esse possível exagero e as medidas importantes e sem alarde a serem tomadas, tenho a sugestão de dois artigos: um de Conceição Lemes comentando uma entrevista do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e outro no blog do Nassif, de entrevista de um epidemiologista americano, responsável pela erradicação da varíola no mundo. Vale a pena. Confira a primeira aqui e a segunda aqui.

Bom final de semana a todos e todas!!!

Um comentário:

  1. Eu li um reportagem ontem sobre a gripe que dizia tb que nao há motivos para acoes como essa, de ampliar o recesso escolar.
    Nao há muito o que se fzer para prevencao, além de uma higienizacao bem cuidadosa... infelizmente! Hehe...

    Beijao, pai!

    ResponderExcluir