quarta-feira, 21 de abril de 2010

Anselmo Duarte

Acabo de chegar da reapresentação da releitura de O PAGADOR DE PROMESSAS. Uma peça de Dias Gomes, imortalizada no cinema por ANSELMO DUARTE e apresentada a partir de um texto de Valderez para a inauguração do CEC - Centro de Educação e Cultura - agora ANSELMO DUARTE, em julho do ano passado.

Assisti a primeira apresentação de hoje. Daqui a pouco, às 21 hs. tem a segunda. Essa reapresentação faz parte da Semana Anselmo Duarte que todo ano comemoramos em Salto.

Novamente emocionei-me com a performance de nossos artistas saltenses. A cena da chuva, a procissão, a morte de Zé do Burro e o final são cenas muito fortes que não tem como não se emocionar.

Ontem foi inaugurado no mesmo CEC os espaços onde ficarão guardados para sempre a PALMA DE OURO e o Diploma da conquista de Anselmo Duarte no Festival de Cannes. Na entrada da Sala Palma de Ouro os dois objetos estão expostos para todos os saltenses e brasileiros verem essa conquista única para o Brasil. Uma cerimonia singela e informal marcou a entrega desses espaços.

No cemitério, o túmulo de Anselmo também passa a ser uma referência para todos os visitantes, com homenagens e informações sobre sua vida. Enfim, é o povo saltense reconhecendo e respeitando a vida e o trabalho de um grande brasileiro: ANSELMO DUARTE. Pena que nem todos os brasileiros tenham a mesma reverência e respeito.

Isso tudo me fez lembrar o quanto gosto de minha cidade e como gostaria de poder retribuir de alguma maneira todas as alegrias que ela me dá. Apesar de ter sofrido recentemente um revés, quando minha casa foi furtada. Entretanto sei que esse não é um problema só daqui.

Isso me faz lembrar de algo que há tempos queria escrever por aqui: a coisa mais preciosa que os assaltantes levaram não foi nenhum objeto: foi, além de nossa tranquilidade, um rascunho de um livro que tentava eu escrever. E o mais engraçado: o tema do livro era minha cidade, suas transformações e crescimento. Uma pena. Os rascunhos estavam no computador e em dois pen drives que foram furtados. Não sei se conseguirei resgatar, via memória, o que já tinha acumulado.

Mas hoje é dia de festa. Dia de lembrarmos o quanto podemos fazer a partir do exemplo de um saltense. Tomara que todos os brasileiros um dia assim vejam Anselmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário