quinta-feira, 1 de abril de 2010

Espiões

Na época da ditadura era muito comum os órgãos de repressão infiltrarem agentes em movimentos oposicionistas justamente para "cortar" os cabeças, prender os líderes, "plantar provas", dentre outras coisas. Depois que a democracia voltou todos achamos que isso já tinha acabado, que não existia mais. Como diz aquela célebre afirmação: LEDO ENGANO.

Nas manifestações dos professores da rede estadual em São Paulo na última sexta-feira, quando a truculência da Polícia Militar do Estado novamente se fez presente, uma foto chamou a atenção de todos: um "militante" sai da manifestação para socorrer uma Policial aparentemente agredida na confusão. Belo gesto. Entretanto nesta semana descobre-se que o "militante" na verdade é um Policial Militar e que estava no meio dos professores sabe-se lá fazendo o que. Ou seja, ou a Policia Militar explica e convence, ou todos nós podemos afirmar que os tais agentes infiltrados nos movimentos sociais existem até hoje em determinadas corporações. Ai, é claro que poderemos afirmar com todas as letras que realmente ainda temos resquícios muito sérios e claros de ditaduras em nosso meio.

Na sequência, uma série de quatro artigos falando do acontecido, inclusive mostrando a foto que a princípio comoveu. Veja aqui, aqui, aqui e aqui.

E coloquemos nossas barbas de molho, pois podemos estar sendo vítimas de "agentes infiltrados". E não venham alguns com aquela história de que "quem não deve não teme" pois quem usa desse artifício está com más intenções em sua origem e facilmente produzirá fatos, como fez tantas vezes a ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário