segunda-feira, 6 de julho de 2009

Blogs

É cada vez maior na internet o mundo dos blogs. De todos os tipos, inundam o espaço virtual com opiniões, denúncias, estudos, contos, histórias, políticas, religião, e tantos outros assuntos.

Cada um de nós, visitantes do mundo virtual, tem sua forma de filtragem. Cada um acaba escolhendo seus blogs preferidos e a partir deles vai conhecendo outros e mais outros. Quando resolvi entrar nesse mundo, algumas razões muito fortes me impulsionaram: gosto de escrever; como todas as pessoas, tenho opinião e gosto de expressá-la; tenho em minha formação uma forte influencia de Gramsci que entre outras coisas dizia que ocupar espaços é disputar a hegemonia na sociedade (coisa enraizada em todos os militantes de esquerda). Portanto, encontrei no mundo dos blogs mais um espaço para exercer minha militância política.

E não se iludam que essa realidade existe e veio para ficar. Engana-se quem acha ser esse fenômeno passageiro. Evidente que como todas as coisas na vida, existe a necessidade de filtrarmos de acordo com o que acreditamos e gostamos. Milhares de blogs existem e nem por isso todos são bons, pela minha e pela sua visão.

Digo tudo isso porque as vezes as críticas a essa prática não levam em conta o grande espaço democrático que é a internet. Tão democrático que se você não gostar do que escrevo, simplesmente não entra mais aqui e me ignora. Tão democrático que todas as visões de mundo e sociedade (e até as não visões) podem ser encontradas por aqui.

No início os grandes jornais tentaram ignorar esse mundo. Mas rapidamente perceberam que perderiam um enorme filé. E hoje não só todos os jornais estão também no mundo virtual, como seus articulistas (os bons e os nem tanto) mantêm seus blogs.

Aqui, sempre procuro mostrar alguns deles. Não de jornais, pois os jornalões brasileiros estão naqueles que não leio porque não me acrescentam nada. Pelo contrário.

Muita coisa boa existe. Procure um dia analisar alguns deles e perceberá o que falo.

Portanto, fique a vontade para ler ou não aquilo que escrevo, tá?

E para mostrar o quanto esse mundo é rico, de novo quero sugerir a leitura do blog do Professor Hariovaldo Almeida Prado falando de Lula e sua tentativa de "acabar" com o G-8. Vale a pena.

2 comentários:

  1. Eu prefiro dizer que a internet é "livre".

    Não há espaço mais próximo da liberdade de expressão do que a Internet.

    Ela é realmente fantástica, e parte essencial disso é não existir (muitos) controles autoritários nela. Você publica praticamente o que quiser.

    Claro que as grandes instituições coercivas do mundo já estão tentando mudar isso, vide governo francês e brasileiro.
    Mas a Internet foi concebida de forma a tornar isso muito difícil, felizmente.

    ResponderExcluir
  2. Só um detalhe: o governo brasileiro nunca disse querer controlar a internet. Pelo contrário é o maior incentivador no país do software livre. Quem está querendo criar regras para a internet é um deputado do PSDB.
    Só para registro.

    ResponderExcluir