sexta-feira, 24 de julho de 2009

V Congresso da Educação - 3o dia

Fechamos hoje o V Congresso de Educação de Salto, com o tema Comprometimento.

Três palestras bem interessantes foram apresentadas para as mais de 400 pessoas presentes no salão do Clube dos Casados.

Primeiro o prof. Cipriano Luckesi falando sobre avaliação pontuou com muita clareza o papel desse instrumento para o educador acompanhar seus educandos no desenvolvimento do conhecimento. Não deve ser a avaliação instrumento de exclusão, mas contrariamente deve contribuir para que todos tenham acesso ao conhecimento.

À tarde fomos surpreendidos pela prof. Isabel Parolin que brilhantemente discorreu sobre o tema das relações que educam e os conflitos em sala de aula. A base principal de sua palestra foi a teoria de Wallon que procura fazer uma relação entre afeto e inteligência, onde um é responsável pelo crescimento do outro.

Em seguida a professora Tania Zagury nos falou sobre a liderança do professor em sala de aula: suas responsabilidades, seus desafios, frustrações, realizações e sucessos.

No inicio da manhã, tivemos a apresentação do Balé da Cidade de Salto, com a coreografia "Quermesse" de Ismenia Rogich, e no inicio da tarde a Cia de Danças Faces Ocultas apresentou a coreografia "Folcloreando", de Arilton Assunção. Ambos os grupos encantaram os presentes com sua arte e beleza.

Para encerrar, muitos brindes sorteados e distribuidos entre os presentes, além da distribuição de um CD com as informações gerais sobre nossa cidade e o Congresso.

Mais um Congresso coberto de sucesso e que atingiu seu objetivo: colocar a disposição do educador as discussões e práticas que podem auxiliá-lo no seu dia a dia. É muito bom ouvir das educadoras de outras cidades os agradecimentos e a alegria de poderem participar dessa nossa realização. É muito bom poder contribuir com um momento desses, pela sua grandeza e qualidade, que a cada ano se aprimora. É muito bom ter uma equipe que se desdobra para fazer com que tudo corra a contento - e aqui, como disse na abertura, personifico o agradecimento para todos e todas da equipe, na pessoa de Fernanda (um rochedo que todos podemos contar como fortaleza). É muito bom poder contar com o Instituto Saberes, que aprendeu junto com todos nós e hoje já está muito avançado nos modelos de organização de congressos. É muito bom, enfim, ter um momento como esse em nossa querida cidade.

E aguardem que o VI Congresso em 2010 será mais lindo ainda, pois estaremos em nossa nova casa: o Centro de Educação e Cultura.

4 comentários:

  1. salve, tetéia. parabéns a todos da secretaria de educação, do instituto saberes e quem mais tenha colaboradao para o suceso do congresso. honrado, participei deste edição no primeiro dia. lamentavelmente, não pude participar nos outros dois dias, como expectador (que, na verdade, é o que mais gosto de ser). e obrigado pela deferência de ter assistido, na íntegra, o meu despretensioso mini curso. já te disse pessoalmente, repito aqui: fico mito feliz que nossa cidade tenha um secretário da educação que pensa e age como você. vida longa, um abraço e fica cum deus...

    ResponderExcluir
  2. Pai, o COngresso estava lindo mesmo!
    Olha que eu só participei de um dia... aliás, meio dia! Hehe

    Parabéns!!!!

    Beijo grande...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Como sempre arrebentando!!!

    ResponderExcluir
  4. Foi com grande honra que a KR Comunicação (através da cobertura do evento e confecção do cd distribuído a todos) participou pela segunda vez deste importante evento. Parabéns a todos e obrigada por mais essa oportunidade!
    Karina Camargo - KR Comunicação (Salto/SP)

    ResponderExcluir