quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mais uma da Folha

Nesta semana fui questionado sobre assinatura de jornais para nossas escolas municipais. A Taisa - nossa responsável pedagógica - mostrou-me um orçamento de assinaturas para todas as escolas, do estadão. Disse a ela: "mas justo o estadão???"

E hoje estou aqui para mostrar uma sequencia de barbaridades da folhona, que seria a OUTRA opção da Taisa. Tadinha...rs...

Trata-se de matéria vinculada na segunda-feira onde a folha tenta a partir de um de seus jornalistas, novamente colocar José Dirceu na mira de denúncias. Desta vez envolvendo a Eletronet e suas pendengas judiciais. A folhona tentou dizer que Dirceu estaria usando de suas influências, depois de receber muito dinheiro, para que o governo favorecesse o dono da "massa falida" da tal empresa. Como se viu na sequencia dos acontecimentos é que não existe como o governo favorecer a tal massa falida já que a disputa é judicial e o que interessa ao governo já está em suas mãos.

Mas vamos por partes. Primeiro a denúncia na folhona, você pode ler aqui.

No dia seguinte o emaranhado criado pelo jornalista começa a ser desfeito. Primeiro aqui com argumentos do próprio Dirceu. E aqui em uma reportagem do estadão (é...aquele que assustei quando Taisa me apresentou o orçamento...).

No dia seguinte, depois de ter sido "desmontado" o jornalista aparece com novos argumentos que começam a dar sentido aos seus objetivos. Como se trata de um negócio que envolve banda larga no país todo e nenhum provedor tem essa capacidade, começa a se desenhar na verdade um interesse dessas empresas em "abocanhar" aquilo que já está nas mãos do governo.Como? Criando escandalos que demovessem o governo federal de seus objetivos e deixasse o terreno livre para eles. Veja aqui.

Mas é claro que a folhona não iria fazer tudo isso só para beneficiar algumas empresas, apesar de a UOL ser uma das possíveis interessadas. Além de buscar o desgaste do presidente Lula neste ano eleitoral, seu informante - que no inicio de todo o "mele" disse que Dirceu seria beneficiado - , caso o governo mudasse de idéia, realmente receberia uma bela bolada. E ai..... posso até pensar que mais pessoas receberiam. Ou seja, a folha tentou armar um lobbie para que o governo federal mudasse sua posição em relação à politica de banda larga no país, para beneficiar grupos privados, informantes mal intencionados e, quem sabe, ela própria. Maluco, não é mesmo? Veja aqui as conclusões possíveis nisso tudo.

Se você teve paciência de chegar até aqui, tenho certeza que lerá de novo, pois parece uma trama de cinema.

2 comentários:

  1. Pois é... de fato, sei que os dois jornais não são os mais indicados, mas também não precisava tornar pública minha vacilada... rs...

    ResponderExcluir
  2. A intenção não foi essa. Na verdade estamos sem opção mesmo....

    ResponderExcluir