sábado, 27 de fevereiro de 2010

Não é o Google

Postei aqui na quinta-feira uma "revolta" contra o Google pelo fato de quando se digita a palavra "mentiroso" em seu espaço para pesquisas, a primeira citação é a de nosso presidente. Ai, no dia seguinte, recebi uma explicação técnica de quem entende mais do assunto que eu: meu filho Tiago. Vejam só o que ele me disse:

Esse tipo de coisa é conhecido faz tempo. Se você cria um link num site para outro site e no texto do link você escreve algo, esse algo "ganha pontos" no sistema do google para referenciar aquele link. Isso é particularmente mais fácil quando o texto é grande e/ou incomum, pra conseguir fazer com uma palavra só como agora precisaram de muitos links, certamente muitas pessoas juntas.

Já fizeram várias vezes. "Déspota cachaceiro" já apontou pra uma biografia do Lula, "miserable failure" já apontou pro Bush, assim como "weapons of mass destruction" uma vez apontava pra uma página bem engraçada, no formato de um erro 404 (página não encontrada) sacaneando com a história do Bush de que no Iraque tinha armas de destruição em massa.

Quem faz isso não é o Google, mas qualquer um determinado a espalhar links por aí. Aliás, não é só o Google que usa essa técnica, veja no sistema da Microsoft: http://www.bing.com/search?q=maior+mentiroso+do+brasil&go=&form=QBRE&filt=all


Entenderam?

Pois é. Pessoas criam links, notas, textos e espalham pela net e o sistema do google "pontua" as relações e define as mais apontadas. Ou seja.... tem espertinhos e babacas que não devem ter nada o que fazer na vida que provocam esse tipo de coisa.

Minha primeira pergunta ao Tiago (depois de entender o "golpe") foi da credibilidade, então, de um sistema como esses para qualquer tipo de pesquisa, já que ele simplesmente indica os que "mais aparecem". E essa dúvida persiste. E, confesso, terei muito mais cuidado do que ja tinha quando fizer pesquisas pela net.

E o google desculpe a ira colocada em lugar errado. Pena que não tenho conhecimento suficiente em internet para "descobrir" esse povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário