sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tendências do Jornal Nacional

Post publicado no blog dos AMIGOS DO PRESIDENTE LULA dá conta das opções de notícias que todos os meios de comunicação tem e as escolhas sempre tendenciosas. Reforça não só o conceito de que nada no mundo é neutro, mas principalmente que existe sim uma postura clara e incisiva dos grandes meios de comunicação com tudo o que é ligado à esquerda e aos movimentos populares. E se de sobra puder pegar o governo federal, melhor ainda. Confira o artigo e tire suas conclusões. As minhas, tenho faz algum tempo.

Duas notícias (abaixo) no dia 11 de fevereiro de 2010.

Qual é a mais importante para o interesse público de abrangência nacional?
E adivinhem qual o Jornal Nacional levou ao ar?

1) O STF acatou denúncia do Ministério Público contra o deputado federal Francisco de Assis Rodrigues (DEMos/RR) pelo crime de peculato (art. 312 do Código Penal). Ele foi denunciado por se apropriar de dinheiro público destinados ao plantio de café no município de São Luiz do Anauá (RR), oriundos de emenda parlamentar apresentada por ele mesmo ao orçamento da União (no valor de R$ 1 milhão).O deputado integra a bancada ruralista Vejam bem: um deputado federal já é réu, em processo fundamentado, por usar emenda parlamentar ao Orçamento da União, para enriquecimento pessoal.

E não foi ao ar no Jornal Nacional.

2) A segunda notícia foi ao ar:
A coletora de laranjas Zildenice Ferreira dos Santos, de 34 anos, do assentamento Zumbi dos Palmares, em Iaras, descobriu que exite quase R$ 800mil na Caixa Econômica Federal, em conta conjunta com seu nome.A conta foi aberta em nome dela, que trabalha na fazenda Santo Henrique, da Cutrale.O JN omitiu qualquer menção à Cutrale, mas é a fazenda que o INCRA afirma estar em terras da União, e que foi ocupada pelos sem-terra no ano passado, quando derrubaram alguns pés de laranja, e por isso estão sendo processados.

Será que essa informação não era relevante para a notícia? É claro que era. O JN omitiu de propósito.A advogada dos 400 assentados de Iaras, Fernanda Daniele Pereira Mariano, suspeita que Zildenice foi usada como laranja num suposto esquema de desvio de dinheiro, já que a conta passou a ser movimentada por um assessor de Miguel Serpa, chefe do MST na região.Em 2007, Zildenice foi procuradora da cooperativa do MST em Iaras num convênio entre a Caixa Econômica Federal e o Incra para a construção de moradias no assentamento.Segundo o Incra, o crédito fica em nome de um representante dos assentados, mas o dinheiro só é movimentado com autorização do órgão para pagamento de fornecedores mediante a juntada de nota fiscal.

O Jornal Nacional omitiu:
- a superintendência do Incra em São Paulo alega que a assentada não é mais titular da conta e recebeu extratos indevidamente.- o Incra informou que o erro na emissão do extrato não resultou em prejuízo para ninguém.
- que as denúncias surgiram após a Operação Laranja da polícia civil, que resultou na prisão de nove pessoas acusadas de envolvimento na invasão da fazenda da Cutrale. O grupo foi preso preventivamente no fim de janeiro deste ano. Na quarta-feira, o tribunal de justiça concedeu habeas corpus e os soltou.

O Jornal Nacional poderia dar as duas notícias (sem omitir os fatos que destacamos acima). Se fosse por falta de espaço no noticiário, a notícia nacional mais importante para o interesse público é a do deputado demo-ruralista.

A obsessão em amplificar noticiário negativo e demonizar o MST, é a velha luta das oligarquias econômicas, da qual os donos da TV Globo fazem parte, para criminalizar os movimentos sociais.

Publicação original aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário