sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pavilhão das Artes


Na noite de quarta-feira, na Sala Palma de Ouro, autoridades e convidados puderam conhecer o projeto do Pavilhão das Artes. Este é o nome escolhido pela administração pública para a nova estrutura que está sendo erguida em substituição à antiga Concha Acústica, na Praça Achimedes Lammoglia.

A nova estrutura é um arco erguido em alumínio, que cobrirá inteiramente a plataforma de alvenaria sobre a qual se erguia à antiga concha. Assim, a plataforma original, que vem de fins da década de 1950, está sendo integralmente mantida. Na verdade, está sendo acrescida de um proscênio, uma parte com formato semi-circular que avança em direção à platéia. O proscênio amplia as dimensões do palco, para que não seja mais necessário erguer as estruturas de madeira complementares que eram providenciadas por ocasião dos grandes eventos. A concha propriamente dita ocupava apenas a porção central dessa plataforma. Era pequena para eventos maiores e seu posicionamento centralizado impossibilitava o uso das laterais e da parte posterior da plataforma, desperdiçando grandes espaços. Já o novo pavilhão deixará livre toda à plataforma, permitindo que ali se apresentem grupos artísticos com dezenas de componentes, e sejam feitas evoluções e coreografias ou mesmo instalados cenários volumosos.

A estrutura foi concebida para oferecer diferentes possibilidades de aproveitamento. Por ser vazada, ela permite a contemplação do rio Tietê e da mata da Ilha da Usina ao fundo, eliminando a barreira visual que era oferecida pela antiga concha. Dessa forma, a plataforma passa a constituir, também, um outro mirante para a paisagem da área, integrando-se ao Complexo Turístico da Cachoeira.

O Pavilhão poderá ser utilizado sem cobertura, quando o horário, as condições climáticas e a natureza do evento permitirem. Caso contrário, a estrutura permitirá a colocação de cobertura, uma espécie de lona apropriada para esse fim. O fundo e as laterais também poderão receber esse tipo de fechamento. Varas de sustentação permitirão o uso de equipamentos de iluminação diversificado. Assim, o Pavilhão das Artes será uma estrutura versátil, capaz de abrigar os mais variados eventos, de rodas de samba e festivais de rock à apresentação de uma orquestra sinfônica; de espetáculos de dança e teatro às cerimônias cívicas.

Já à noite, o Pavilhão acentuará seu caráter de atrativo turístico e marco na paisagem. Um projeto de iluminação foi desenvolvido pela Philips do Brasil, com a instalação de leds, lâmpadas especiais para efeitos visuais. Com isso, o Pavilhão mudará de cores, seguindo uma programação prévia, e oferecerá um belo espetáculo aos passantes.

Além do espaço central, onde tinhamos a antiga Concha Acústica, todo o entorno da praça será recuperado e modificado.

Vamos aguardar mais esta bela obra em nossa cidade.

Textos e informações retirados da página da prefeitura, aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário