domingo, 18 de abril de 2010

Desenhos Já Vistos

Desculpem meus poucos mas queridos leitores, mas preciso insistir na questão das pesquisas e do cenário que se desenha para os próximos meses. Como vivi várias campanhas eleitorais, inclusive todas as que o Lula perdeu e as que ganhou, começo a perceber uma certa movimentação para repetições do que já vimos no passado, ou seja, manipulação. Não aquelas fajutas ou mesmo grotescas, mas manipulações inteligentes que passam desapercebidas.

Acabei de abrir meu twitter e "dei de cara" com dois posts muito interessantes do Nassif e do Azenha, que apontam muito para o que estou falando.

No Nassif o questionamento sobre as novas amostragens do datafolha que derrepente aumentou e muito a base dos bairros paulistanos em sua pesquisa, sem ter feito a mesma coisa com outras regiões. Por que? Podemos considerar isso uma tentativa de manipulação? Leia e reflita.

O artigo do Azenha é um daqueles que precisamos guardar para a posteridade. Ele levanta uma série de acontecimentos que indicam tentativas de manipulação da grande imprensa falada, escrita e televisada, para fazer seus candidatos vitoriosos. O grau de detalhes da manipulação ocorrida em 1989 é impressionante e merece ser lido com muito vagar por todos nós. Naquela campanha o que mais tenho de marcante foi a decepção de perdermos as eleições. Tinhamos em Salto um número muito grande de militantes que, com a derrota no segundo turno, foi até a Pça. São João (ali na Marechal Deodoro) e lá descarregou as decepções. Muitos choraram, outros ficaram calados por um longo tempo e cada um com um sentimento de imcompreensão muito grande.

A verdade sobre aquela eleição não tardou a aparecer. E para aqueles que não viveram isso tudo o Azenha nos brinda com um resumo muito interessante e detalhado. Vale a pena ler com calma e reler muitas vezes. Veja aqui.

Intrigante as perguntas finais do Azenha. Todos temos que estar muito atentos. Desta vez temos a internet para nos ajudar. Mas eles também tem. Como será? Só aguardando e, principalmente, participando que poderemos saber.

Um comentário:

  1. Sabe o q eu acho? Perdemos por completo a noção de quem manipula e de quem é manipulado. Até q ponto a situação tb não manipula, utilizando outros meios?? Não quero abrir o debate. Apenas tenho minhas dúvidas se ainda há alguém com o controle disso tudo nas mãos. Não há mais inocentes.

    ResponderExcluir