terça-feira, 10 de novembro de 2009

Audiência Na Câmara

Ontem, a partir de um pedido do vereador Willhes (PV), estive na Câmara de Vereadores para uma audiência de esclarecimentos sobre a construção do CEC. O questionamento do vereador foi na direção de saber quanto e de onde foram os investimentos para o CEC e quanto e onde foram os investimentos da educação de 2007 para cá.

Na apresentação, antes de entrar no foco das perguntas do vereador, fiz um retrospecto histórico e situacional da educação municipal, já que a construção do CEC tem a ver com esse acúmulo de práticas e conceitos educacionais.

Mostrei, desde o primeiro ano do mandato - 2005 - até os dias de hoje, como as grandes mudanças e a forma de executar o processo de ensino aprendizagem foram construídas. Desde a mudança na escolha das direções das unidades, até a forma de avaliação processual implantada. Tudo para mostrar que o CEC vem para qualificar o que construímos, com um ingrediente a mais: liga de uma forma definitiva e orgânica a educação e a cultura de nossa cidade no mesmo espaço. Além dos espaços de formação, pesquisa, criação e construção de projetos, o CEC abre possibilidades para oficinas e práticas discutidas e desenvolvidas que aprofunde e dissemine ainda mais a cultura local em todas as nossas unidades escolares.

Entretanto, como fiz uma exposição abrangente da educação, no debate vários assuntos surgiram, como o FUNDEB, a questão das creches, merenda, salários, entre outros temas. A questão do CEC foi bastante pontuada e questionada pelo vereador Willhes.

Sai da audiência com um sentimento de dever cumprido. Não só o dever de encarar a sabatina da audiência. Mas o dever enquanto secretário da maior secretaria de nossa prefeitura. E esse sentimento não veio somente dos debates - que duraram três horas. Veio principalmente do fato de ter junto comigo na audiência toda a estrutura da secretaria lá representada: os diretores da secretaria, os diretores das unidades escolares juntamente com as assistentes e coordenadoras pedagógicas, professores, estudantes de pedagogia, ADIs, funcionários administrativos. Todos lá discutindo e mostrando para os vereadores e a imprensa ali presentes que na educação muita coisa é feita, muitos desafios são encarados, muitos desafios ainda precisam ser enfrentados. Mas todos estão no dia a dia procurando vencê-los, pois o maior dos objetivos é nossa criança.

De uma forma bastante concreta pudemos mostrar o quanto significou nesse período o valor investido na obra do CEC: 2,7% das receitas totais da prefeitura. Mostramos também que o retorno dessa obra será proporcionalmente muito maior que o valor que ela dispendeu. Mostramos enfim que a educação é imensa e como tal precisa ser administrada.

Como já fiz na secretaria hoje, gostaria novamente de agradecer a todas e todos que lá estiveram presentes para mostrar à cidade o valor de nosso trabalho e os anseios que temos para torná-lo cada vez melhor.

Um comentário: