terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pontos de Cultura de Salto

Por volta das 12 horas do dia de ontem era anunciado na Secretaria Estadual da Cultura os 300 projetos ganhadores dos PONTOS DE CULTURA no Estado de São Paulo.

Dos 300 ganhadores, 3 (1% do total) foram de projetos de nossa cidade. Mais de 240 cidades participantes no Estado e cerca de 1.100 projetos concorrentes. Itu, que já tinha um - FASAM - e que agora virou PONTÃO, ganhou mais um da UNEI. Indaiatuba levou um e Sorocaba, dois. Salto, de quatro apresentados, levou três.

São as entidades de Salto contempladas: AFIM, Espaço Cultural Dr. Barros Jr. e Balé Cidade de Salto.

Para quem não sabe o PONTO DE CULTURA é um projeto do Ministério da Cultura inserido no programa CULTURA VIVA, que tem como objetivo maior incentivar os espaços culturais já existentes pelo Brasil afora com recursos e a interrelação entre os vários pontos espalhados pelo país. Cada PONTO tem um recurso anual de $ 60.000,00 garantidos por três anos, sendo que seu uso já é definido na proposta do projeto. Cada entidade deverá prestar contas do mesmo de acordo com a proposta feita.

Estou feliz por dois motivos: o primeiro é pelo fato de que essa "façanha" saltense é o coroamento de uma maior organização dos agentes culturais da cidade, que em 2009 souberam se irmanar no chamado "Fórum de Cultura" para que suas ações tenham maior organicidade e possam por conta disso fazer ainda melhor o que já fazem bem.

Segundo porque ajudei a escrever o projeto do Balé Cidade de Salto, que Ismenia é diretora. Sem dúvida muito gratificante verificar o reconhecimento por um órgão do governo federal e outro do estadual de um trabalho que Ismenia faz há muito tempo: a formação de bailarinos e bailarinas para o mundo. Agregamos ao projeto (chamado de CAMINHOS DA DANÇA), além da dança, a possibilidade de formação de novas profissões: a costura de figurinos será o mote para uma capacitação profissional vinculada a dança. Evidente que a arte e o aprofundamento na técnica dos bailarinos e bailarinas do Balé Cidade de Salto serão muito mais fortes e consistentes.

Salto está de parabéns. Fizemos muito bem nossa lição de casa. Evidente que não podemos deixar de registrar a forma republicana que o governo federal imprime a seus projetos e financiamentos. Nada disso teria acontecido se não existisse a pré disposição do Ministério da Cultura em investir na cultura popular e de base. Por isso o reconhecimento dessa política como uma verdadeira política pública e democrática.

Parabéns às entidades!!! Parabéns a cultura saltense!!! Parabéns ao governo federal!!!

Um comentário:

  1. Parabéns Salto!
    Trabalho e organização são reconhecidos pela Secretaria de Estado da Cultura e MinC.
    Sucesso à todos.

    ResponderExcluir