sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Feriado

Hoje é o primeiro ano que em Salto comemoramos com feriado municipal o Dia da Consciência Negra. Um feriado que a cada ano que passa é assumido por mais e mais cidades brasileiras.

Já de manhã estive na minha terapia quinzenal. E lá discutia com a terapeuta Maria Luiza a questão dos feriados no Brasil. E confesso que ela fez uma observação bastante interessante: temos alguns feriados no Brasil que já não tem muito sentido comemorarmos. Historicamente já não tem relevância para o momento vivido no país. E citou o dia 21 de abril como exemplo, destacando o que realmente se comemora nesse dia. O dia de Tiradentes, um personagem que acabou virando mártir de uma quase revolução que ele não idealizou ou sequer participou, porque não aconteceu. Argumento bastante consistente.

Destaquei e reafirmo que não compreendo os feriados religiosos. Por que um país que pela sua constituição é laico, definiu um dia que 12 de outubro é feriado nacional (Dia de Nossa Senhora Aparecida)? Por que um país definido enquanto laico mantêm um feriado de Corpus Christi? Datas comemorativas de uma manifestação religiosa.

Depois, pensando sobre a conversa, outras situações podem ser questionadas: 9 de julho em São Paulo (????). Ou seja, nada como um feriado como o de hoje, que apesar de muitos serem contrários, tem um forte apelo social e atual, para se refletir sobre os feriados, não é mesmo? Pessoalmente acho mais significativo o de hoje comparado aos aqui citados, pois trás em si reflexões importantes sobre nossas práticas sociais atuais.

Talvez os questionamentos não aconteçam porque todos nós achemos bom e conveniente um descanso mais alongado diante da aglomeração e peso que é o nosso dia a dia.

Mas é sempre bom pensar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário