sábado, 13 de agosto de 2011

Ação Social em Salto - Seminário de Prestação de Contas

Da Página da Prefeitura da Estância Turística de Salto

1º Seminário destacou rumos e desafios da Ação Social
 

Com o objetivo principal de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Ação Social e Cidadania, bem como apresentar o panorama da Assistência Social entendida como política pública, embasada no conceito de proteção social que busca universalizar o acesso à população a seus direitos foi realizado na manhã da quarta-feira, dia 10 de agosto, no Auditório Paulo Freire, o Seminário de Ação Social: Rumos e Desafios, o primeiro de uma série de encontros que a Prefeitura realizará ao longo dos próximos meses.

Prestigiaram o Seminário, o Vice-Prefeito Juvenil Cirelli; a Secretária de Ação Social e Cidadania Jussara Vilaça; o Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Daniel Paulino Evangelista; e os Vereadores: Divaldo Aparecido dos Santos, Raisuli Ferraz Hudson da Silva e Wilhes Gomes da Silva, além da presença de Assistentes Sociais, coordenadores e representantes de entidades do município.

Interpretar os princípios do Sistema Único de Assistência Social, cujo diploma legal foi promulgado recentemente, proporcionar uma nova visão do que é a Assistência Social e apresentar o protagonismo dos atores da Assistência Social, foram os temas discutidos no Seminário. “O avanço da política de assistência social em Salto é visível, na medida em que houve a descentralização das ações a partir de 2005, lembrando que até então todas as atividades eram desenvolvidas num único espaço no centro da cidade. Esta administração teve a preocupação em estender à periferia o atendimento da política de assistência social, oferecendo qualidade nos serviços e possibilidade de acesso à população usuária a outras políticas sociais”, destacou a Secretária Jussara Vilaça.



Numa comparação, pode-se constatar que a então Secretaria da Criança, do Adolescente e do Bem Estar Social contava em 2005 com espaço físico inadequado, um projeto social com atendimento de cerca de 80 crianças/adolescentes, quatro técnicos e a gestão com Secretária Municipal e duas Diretoras. Atualmente a Secretaria de Ação Social e Cidadania conta com seis espaços de atendimento (CRAS/CREAS), três Coordenadorias, 59 servidores municipais, e cerca de 10.000 famílias atendidas pelos serviços. “Vale ressaltar que muitos desafios existem e que precisarão da união de esforços do poder público e da sociedade civil para sua superação. Porém, os primeiros passos foram dados e outros avanços ocorrerão impulsionados pela compreensão de todos que a Assistência Social é direito e não benesse”, finalizou a Jussara Vilaça.

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