sábado, 13 de agosto de 2011

Desafios no Horizonte

Página do Juvenil Cirelli

Sabe qual é o maior desafio de qualquer pessoa quando ela atinge o sucesso? É mantê-lo!

E, para isso, na maioria das vezes, é preciso inovar.

Na Administração Pública não é diferente. Pelo contrário. Torna-se mais difícil.

Salto, co-administrada pelo PT, é um exemplo de boa administração e se tornou reconhecidamente uma das cidades com maior índice de desenvolvimento humano e econômico da região. Claro, devemos comemorar por isso. Mas, para mim, o sucesso da administração petista em Salto também lança novos desafios no horizonte. Isso, a curto prazo!

Esses desafios incluem não somente manter a qualidade e os índices de crescimento, como também inovar. Sim, o PT de Salto inovou na administração, aproximou a política do cidadão comum, aquele que paga imposto, aquele que precisa do poder público.

Então, o que fazer mais?

Digo que há muito a ser feito. Primeiramente, as obras de urbanização e de desenvolvimento sustentável devem prosseguir e serem ampliadas. Salto não pode parar. E, para isso, além das parcerias com a iniciativa privada (com as empresas instaladas em nosso município), o uso das verbas municipais e a luta, por Salto, de nossos deputados nas esferas estadual e federal tem sido fundamental.

Olhando para o cidadão, é essencial também a expansão da capacitação e especialização do profissional saltense através de programas que estimulam a contratação da mão de obra local. E, nesse quesito, o PT tem sido sinônimo de mais trabalho, e continuaremos a encarar esse desafio.

Há, ainda, o desafio de se pensar no futuro. Ou, melhor, de prepará-lo. E isso envolve três áreas fundamentais: educação, saúde e suporte social.

Salto revolucionou a Educação municipal com a revitalização dos CEMUS e a qualificação de professores da rede pública. Agora, é a hora de ampliar essa “revolução”, abrindo ao jovem saltense a oportunidade de ingressar em cursos profissionalizantes para rápida absorção pelo mercado de trabalho. Na saúde, o PT comprovou a eficácia dos postos de saúde dos bairros como forma de agilizar o atendimento médico de qualidade e implantar a saúde preventiva. Pensar no ser humano continuará sendo a meta de nosso partido. E, por fim, a Ação Social. É impossível para o poder público chegar a todos, por mais que se esforce. Infelizmente, sempre haverá os desprovidos de sorte. Para estes, o governo do PT em Salto sempre esteve de braços abertos, oferecendo todo o suporte a crianças e adolescentes para que essas sementes possam frutificar de forma sadia. O desafio do futuro na área social é, portanto, manter os programas sociais e, mais, inserir famílias inteiras em projetos que visam a requalificação profissional e, com consequência, social, para que o cidadão possa exercer, plenamente, seus direitos.

O PT de Salto é um PT cidadão. E está, e sempre estará, de braços dados com o povo. Não importam os desafios; juntos, faremos de Salto uma cidade ainda melhor.

Abraços a todos e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário