sábado, 13 de agosto de 2011

Megametrópole ou Megalomania?

O editorial do Jornal Taperá de hoje destaca e defende  ideia do governador do nosso estado em criar o que foi chamado ali de a megametrópole paulistana: um projeto de unificação de políticas de cidades que estão em um raio de 200 kmts. da capital - 153 ao todo. 

Nossa região, que tem na Assembleia Legislativa um projeto de lei do Deputado Hamilton Pereira para a criação da Região Metropolitana de Sorocaba com mais de 50 cidades, comporia o que se chama de Aglomeração Urbana de Sorocaba, com 12 cidades somente. Essa tal aglomeração faria parte da chamada megametrópole.
As duas figuras são previstas em nossa constituição: a Região Metropolitana e a Aglomeração Urbana. Acontece que a figura de Região Metropolitana possibilita autonomias e possibilidades que a tal Aglomeração não possibilita, e, dentro da proposta, estaria totalmente subordinada a uma gestão vinda da capital, o que diluiria com certeza suas potencialidades de ação e melhorias. 

Não só o fato da diminuição das cidades da região, mas principalmente porque englobará inúmeras cidades de grande porte mais destacadas no cenário estadual que as de nossa região. Estarão na tal megametrópole cidades do porte de Campinas, Guarulhos, São José dos Campos, todo o ABC, Sorocaba, dentre outras, sem contar a própria capital. Qual será o peso político das demais nesse contexto?

Todo apoio ao posicionamento do Deputado Hamilton que afirmou existir um grave equivoco na proposta do governador, já que nossa região precisa de outra forma de organização que potencialize suas demandas e possibilidades de resolução de seus problemas e não a coloque em um macro modelo que certamente diluirá o potencial de suas cidades. Diz o deputado: "Tal situação (provocada pelo governo estadual) resta por diminuir a importância de nossa região no estado, ou demonstra real desconhecimento acerca de nossa realidade."

Claro e evidente, para mim, estão duas coisas: centralidade de poder nas mãos do governo do estado e quebra de uma proposta política da região que tinha todos os elementos para ser importante a todos nós. Lamentável que novamente o governo do estado trabalhe para boicotar as aspirações e possibilidades de suas cidades, colocando-se (como em várias outras ocasiões) como um ator que não ouve, não se importa e não pondera nada com seus municípios. 

Acho importante estarmos atentos à essas mudanças e garantir total apoio ao Deputado Hamilton em sua luta que a partir de agora se tornará mais difícil ainda. Vamos à luta!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário