quarta-feira, 13 de maio de 2009

AI-5 Digital

Quem se lembra do golpe militar brasileiro jamais se esquecerá do Ato Institucional No 5, o famigerado AI-5.

Pois é. Parece que querem trazer uma nova versão dele para o mundo digital: um projeto de lei que tem como objetivo "inibir a pirataria", mas que na verdade pode tolher a liberdade de comunicação na internet. Ontem na França (Tiago pode informar melhor...) uma lei nesse sentido também foi aprovada. E por aqui querem ir no mesmo caminho. Leiam os detalhes.

Sei que dificilmente alguém da "terrinha" poderá ir ao manifesto. Mas se alguém estiver por perto, passa lá.

3 comentários:

  1. Hadopi é o nome da GULAG cibernética francesa.

    É impressionante o poder de loby dessas empresas desesperadas. Acho que loby pior só o bancário (bancos centrais), mas esse não é tão visível aos olhos da população, as pessoas em sua maioria realmente acreditam que os governos estão lhes protegendo.

    O mais interessante é a reação que isso está gerando. Tipo, ninguém vê problemas em piratear. Aproximadamente 137,14% das pessoas com conexão internet baixam conteúdo "ilegal" de vez em quando. E agora que os governos guiados por esse loby descarado estão apertando o cerco, as pessoas estão reagindo.

    Recentemente os proprietários do The Pirate Bay foram condenados por pirataria. O partido pirata sueco mais do que dobrou de tamanho em números de filiados como conseqüência, e tem chances de eleger um parlamentar europeu.
    http://papodehomem.com.br/julgamento-do-the-pirate-bay-culpados-com-um-ano-de-priso-para-cada/
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u549719.shtml

    Do ponto de vista técnico, essa Hadopi não vai fazer muito efeito. Só vai pegar uns bodes expiatórios pra fazer medo. Mas já existem técnicas pra evitar ser identificado.

    Uma das coisas que torna a Internet essa ferramenta tão fabulosa que ela é, na minha opinião, é o fato de ela ter fugido completamente do controle dos burocratas. E os seus detalhes técnicos a tornam muito difícil de ser controlada. Eles podem tentar, se espernear, vigiar as comunicações dos cidadãos como na França, proibir Youtube e atacar o Orkut como no Brasil, mas a Internet continua sendo um ambiente bastante livre para desespero desses burocratas todos.

    E isso faz dela um ambiente fantástico.


    Pra terminar, uma citação que cai bem com a proibição da partilha de informação:

    "Virtually all reasonable laws are obeyed, not because they are the law, but because reasonable people would do that anyway. If you obey a law simply because it is the law, that's a pretty likely sign that it shouldn't be a law."
    Tradução livre: "Praticamente toda lei razoável é obedecida, não porque são leis, mas porque pessoas razoáveis a obedeceriam de qualquer forma. Se você obedece uma lei simplesmente porque é uma lei, isso é um forte sinal de que ela não deveria ser uma lei."

    ResponderExcluir
  2. Um texto muito interessante sobre pirataria:

    *A pirataria como função de mercado*
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=86

    ResponderExcluir
  3. Mais um comentário de algo relacionado a esse lobby aqui na França, que eu lembrei agora.

    Aqui, mídias (CD, DVD) virgens carregam um imposto especial, que vai direito para as detentoras de direitos autorais, cuja desculpa é diminuir as perdas com a pirataria.

    É o jeito francês (e bem brasileiro também) de resolver um "problema"*: criando regras estúpidas que só oneram inocentes.

    Conseqüência: sai mais em conta comprar mídia virgem de alguma loja virtual alemã, holandesa, suiça etc, mesmo considerando o frete. :-D

    * Coloco problema entre aspas justamente por achar que nesse caso não há problema algum a ser resolvido. Novamente, lobby descarado.

    ResponderExcluir