segunda-feira, 25 de maio de 2009

Toque de Recolher e Violência nas Escolas

Um de nossos vereadores, talvez por falta de opções, tenta trazer para nossa cidade a discussão do "Toque de Recolher" para nossos jovens. Três cidades do nosso estado já tem lei nesse sentido, ou seja, após as 23hs todo jovem com menos de 18 anos só pode estar nas ruas acompanhado de um adulto. Caso contrário será detido e a família chamada.

Uma outra grande reportagem nos trás a questão da violência nas escolas, definindo tráfico e agressões como as suas principais formas.

Os dois assuntos nos levam a vários questionamentos. Um dos principais, sem dúvida, é: será que vamos "melhorar" nossa sociedade aumentando a repressão e a coação sobre os jovens? Outra que também é pertinente: o que representa a violência dentro da escola?

Bem. Sobre a segunda, a resposta é muito simples: a violência nas escolas é reflexo da violência generalizada que temos na sociedade. Não adianta acharmos que nossas escolas serão ilhas isoladas onde tudo que lá acontece é do bom e do melhor, porque os alunos e professores que as frequentam, vivem em sociedade e trazem para dentro da escola o que vivenciam e sofrem na sociedade. Certamente na próxima semana leremos na "Secretária Eletrônica" coisas do tipo: "Ah.... no meu tempo escola não era assim" ou ainda, "onde vai parar essa juventude?", ou mesmo, "o que vai fazer o governo sobre isso?" "e a prefeitura, fará o que?". De nada adianta querermos transferir a responsabilidade que cada um tem. Não é a escola, ou a polícia, ou qualquer outra instituição que diminuirá a tal violência, se a sociedade como um todo continuar admitindo-a em seu seio. Na verdade o que falta é uma reflexão coletiva muito séria sobre o que esperamos da sociedade e o que faremos para que ela seja melhor. Não serão atitudes isoladas que a consertarão.... se é que o termo seja esse.

Quanto a repressão, ela só provocará mais violência. Toque de recolher é coisa de regime autoritário, de excessão. Toque de recolher é coisa de tempos de guerra. Certamente não contribuirá em nada com a diminuição da violência, pelo contrário, pode até piorar.

Precisamos encontrar alternativas mais humanas para nossa sociedade.

Um comentário:

  1. "Toque de recolher é coisa de regime autoritário, de excessão"[2]

    Assino embaixo.

    É absurda essa mania que as pessoas têm de punirem inocentes na expectativa de pegarem uns "futuros criminosos" no meio desses inocentes.

    Gostei da parte onde você admite que as pessoas devem ser responsáveis elas próprias, e não trasnferirem o peso dessa responsabilidade para ombros alheios. ;-)

    PS: Continuo não podendo colar textos aqui... deve ser alguma configuração isso...

    Bjão pai!

    ResponderExcluir