A mais ou menos dois meses atras, quem assiste TV passou a acompanhar uma propaganda do PPS - Partido Popular Socialista - que tinha na figura do deputado Raul Jungmann o "acusador". Dizia ele que o nosso presidente faria com a poupanca o mesmo que fez Collor em 2000. Todos se lembram de que Collor confiscou a poupanca de todo mundo, entre outras coisas. E o deputado do PPS dizia que Lula faria a mesma coisa.
Agora acompanhamos as mudancas propostas e percebemos que o objetivo e justamente evitar a especulacao desenfreada dos grandes investidores que, por conta da baixa nos juros, teriam na poupanca grandes rendimentos, ja que seus juros sao fixos e nao incide Imposto de Renda. As mudancas passam a valer a partir de 2010 e basicamente se referem a taxacao com o Imposto de Renda para as poupancas maiores que $ 50.000,00 reais. Isso representa valores altissimos, com certeza, mas somente 1% dos investidores em caderneta de poupanca estao nesse seleto grupo, ou seja, a taxacao vai sobre aqueles que tem muito dinheiro e costumam ter mais pela especulacao. Em sintese a proposta procura evitar a especulacao atraves da poupanca.
E agora? Como fica o Sr Jungmann e o PPS? Nada lhes acontecera por conta da tentativa de confundir e intimidar o povo brasileiro?
Em alguns blogs que li hoje suspeitas maiores surgem: Jungmann seria mais um dos homens de Daniel Dantas e estaria fazendo o jogo de seu protegido. Enfim.... creio que no minimo o Sr. deputado deveria responder a nacao qual era seu objetivo.
Quanto ao PPS, lamentavel que um partido que se diz socialista se preste a fazer o discurso e a defesa daqueles que mais se favorecem de acoes especulativas.
OBS - continua o problema com o teclado....desculpem....
Mas eles não falaram mentira nenhuma então, imposto é confisco.
ResponderExcluirOu alguém paga imposto de livre e espontânea vontade?
E pai, por favor, não caia nessa estória de "regular grandes especuladores".
ResponderExcluirPrimeiro, todo indivíduo deveria ser livre para "especular" (que nada mais é do que arriscar) sua propriedade como bem entender, contanto que não viole a propriedade de outros.
E no mais, essa lei tem um propósito claro: distorcer a economia para que as pessoas continuem emprestando dinheiro ao governo.
Ao abaixar os juros (que não deveriam ser determinados pelo governo, diga-se de passagem), o governo tornou os títulos de sua dívida menos interessantes. As pessoas interessadas em investimentos seguros (o que mostra que é uma contradição enorme chamar de especulador, já que ninguém "especula" com poupança) migraram para a poupança, que passou a ser mais vantajosa.
Aí o governo, para não ter que pagar mais juros nos títulos de sua dívida, confisca uma porcentagem da renda da poupança, para que ela também fique um investimento menos interessante, garantindo o fluxo de empréstimos para si.
Rs....achei muito criativa sua definição de especulador.....rs...
ResponderExcluirE quanto aos juros da poupança acho que você precisa ler um pouco mais da história econômica (não as teorias...) para entender porque ele existe e agora ameaça os pequenos investidores...
Pai
Juros são o preço de aluguel do dinheiro. Pelo menos deveriam ser né. Como *todo preço*, é determinado pela lei da oferta (no caso, de poupança, dinheiro guardado) versus demanda (por dinheiro, para investimentos).
ResponderExcluirAssim como a oferta e demanda regula o preço de aluguéis de imóveis, deveria regular o aluguel de dinheiro. É impossível pra um bando de burocratas num escritório determinar arbitrariamente qual seria o preço que a oferta e demanda entre centenas de milhões de agentes com seus julgamentos totalmente subjetivos iria criar. Não basta serem "experts", teriam que ser criaturas divinas, oniscientes.
Ou seja, eles nunca vão "acertar" o valor, ele vai estar sempre errado, causando distorções e malefícios à economia.
Mas... os governos não querem abrir mão dessa ferramenta poderosa e destruidora que é o monopólio da moeda. É com isso que eles manipulam os juros.
Essa crise de agora é resultado disso.