sexta-feira, 15 de maio de 2009

As Mudancas na Poupanca

A mais ou menos dois meses atras, quem assiste TV passou a acompanhar uma propaganda do PPS - Partido Popular Socialista - que tinha na figura do deputado Raul Jungmann o "acusador". Dizia ele que o nosso presidente faria com a poupanca o mesmo que fez Collor em 2000. Todos se lembram de que Collor confiscou a poupanca de todo mundo, entre outras coisas. E o deputado do PPS dizia que Lula faria a mesma coisa.
Agora acompanhamos as mudancas propostas e percebemos que o objetivo e justamente evitar a especulacao desenfreada dos grandes investidores que, por conta da baixa nos juros, teriam na poupanca grandes rendimentos, ja que seus juros sao fixos e nao incide Imposto de Renda. As mudancas passam a valer a partir de 2010 e basicamente se referem a taxacao com o Imposto de Renda para as poupancas maiores que $ 50.000,00 reais. Isso representa valores altissimos, com certeza, mas somente 1% dos investidores em caderneta de poupanca estao nesse seleto grupo, ou seja, a taxacao vai sobre aqueles que tem muito dinheiro e costumam ter mais pela especulacao. Em sintese a proposta procura evitar a especulacao atraves da poupanca.
E agora? Como fica o Sr Jungmann e o PPS? Nada lhes acontecera por conta da tentativa de confundir e intimidar o povo brasileiro?
Em alguns blogs que li hoje suspeitas maiores surgem: Jungmann seria mais um dos homens de Daniel Dantas e estaria fazendo o jogo de seu protegido. Enfim.... creio que no minimo o Sr. deputado deveria responder a nacao qual era seu objetivo.
Quanto ao PPS, lamentavel que um partido que se diz socialista se preste a fazer o discurso e a defesa daqueles que mais se favorecem de acoes especulativas.

OBS - continua o problema com o teclado....desculpem....

4 comentários:

  1. Mas eles não falaram mentira nenhuma então, imposto é confisco.
    Ou alguém paga imposto de livre e espontânea vontade?

    ResponderExcluir
  2. E pai, por favor, não caia nessa estória de "regular grandes especuladores".

    Primeiro, todo indivíduo deveria ser livre para "especular" (que nada mais é do que arriscar) sua propriedade como bem entender, contanto que não viole a propriedade de outros.

    E no mais, essa lei tem um propósito claro: distorcer a economia para que as pessoas continuem emprestando dinheiro ao governo.
    Ao abaixar os juros (que não deveriam ser determinados pelo governo, diga-se de passagem), o governo tornou os títulos de sua dívida menos interessantes. As pessoas interessadas em investimentos seguros (o que mostra que é uma contradição enorme chamar de especulador, já que ninguém "especula" com poupança) migraram para a poupança, que passou a ser mais vantajosa.
    Aí o governo, para não ter que pagar mais juros nos títulos de sua dívida, confisca uma porcentagem da renda da poupança, para que ela também fique um investimento menos interessante, garantindo o fluxo de empréstimos para si.

    ResponderExcluir
  3. Rs....achei muito criativa sua definição de especulador.....rs...
    E quanto aos juros da poupança acho que você precisa ler um pouco mais da história econômica (não as teorias...) para entender porque ele existe e agora ameaça os pequenos investidores...

    Pai

    ResponderExcluir
  4. Juros são o preço de aluguel do dinheiro. Pelo menos deveriam ser né. Como *todo preço*, é determinado pela lei da oferta (no caso, de poupança, dinheiro guardado) versus demanda (por dinheiro, para investimentos).
    Assim como a oferta e demanda regula o preço de aluguéis de imóveis, deveria regular o aluguel de dinheiro. É impossível pra um bando de burocratas num escritório determinar arbitrariamente qual seria o preço que a oferta e demanda entre centenas de milhões de agentes com seus julgamentos totalmente subjetivos iria criar. Não basta serem "experts", teriam que ser criaturas divinas, oniscientes.
    Ou seja, eles nunca vão "acertar" o valor, ele vai estar sempre errado, causando distorções e malefícios à economia.

    Mas... os governos não querem abrir mão dessa ferramenta poderosa e destruidora que é o monopólio da moeda. É com isso que eles manipulam os juros.

    Essa crise de agora é resultado disso.

    ResponderExcluir