quinta-feira, 21 de maio de 2009

PROEJA/FIC

Ontem tivemos uma reunião bastante importante no IF/SP, unidade Salto. O IF é o antigo CEFET, hoje chamado de Instituto Federal.

Numa conversa com o diretor da unidade, Neves, e seus coordenadores, a SEME - Secretaria Municipal da Educação - de Salto teve o compromisso assumido de que a parceria para a implantação do PROEJA/FIC será firmado. Os detalhes como quantos cursos técnicos, número de alunos e turmas bem como toda a concepção metodológica e pedagógica serão trabalhados na semana que vem em um grupo composto por técnicos da SEME e do IF/SP.

Amanhã estaremos em São Paulo na sede do REMEC - Representação do MEC - para uma discussão coletiva com todas as cidades interessadas no programa sobre o projeto pedagógico: como construir, linhas de atuação, avaliação, etc...

Neste ano em Salto já fizemos uma grande mudança na metodologia da EJA - Educação de Jovens e Adultos - abandonando a forma tradicional de construção e aplicação de curriculo para uma proposta mais freiriana, ou seja, construção do conhecimento a partir de temas geradores. Quatro são os temas que definirão todo o curriculo deste ano para os alunos da EJA no município. Essa forma de fazer o processo será agora transportada para as idéias e concepções do PROEJA/FIC, que agrega ao Ensino Fundamental a qualificação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário