terça-feira, 19 de maio de 2009

Análises Interessantes....talvez

Por conta da postura recente do PSDB, radicalizando até com gestos nunca vistos no Congresso Nacional, uma série de avaliações do que representa esse partido na atual ordem política nacional surgem e algumas bem interessantes, como esta que está no blog do Luis Nassif.

Na verdade, e quero aprofundar isto com outras análise, o que se observa é um quase desespero por parte do tal partido, visto que nestes últimos anos sob o mandado do presidente LULA, o Brasil tem avançado e muito sobre vários aspectos. Claro que muito ainda precisa ser feito, mas incomparáveis são as ações praticadas antes e depois de LULA.

O mais incrível é que a grande mídia tem tomado partido claro e aberto em favor do que representa o PSDB. Um dos exemplos é o fato da omissão em cima do grande prêmio recebido pelo nosso presidente LULA, que já comentei várias vezes por aqui. A tal CPI da Petrobrás é outro, dada a diferença de tratamento que se dá às posições frente a questão. Todo o esforço se dá no sentido de que a tal CPI é importante e precisa ser levada a cabo, quando sabemos que outros são os objetivos peessedebistas: palanque eleitoral, privatização da empresa, alavancar as propostas para 2010, entre outras.

Ontem de manhã tive um exemplo do que é a utilização da mídia por essas pessoas. Todos nós sabemos que o sr. José Serra será o candidado da oposição. Todos nós sabemos também que um dos maiores problemas do Brasil é o atendimento à saúde. Apesar de sermos um dos poucos países (senão o único) que atende qualquer cidadão em qualquer lugar do país pelo sistema público, ou até por isso mesmo, os problemas são gigantescos. Um deles e que não é novo, é a dificuldade que as pessoas tem de encontrar determinados especialistas. Às vezes as pessoas precisam fazer longas viagens para encontrá-los. Eu e meu pai somos testemunhas disso. A grande matéria do Bom Dia Brasil ontem era exatamente sobre isso: as verdadeiras batalhas que o cidadão comum tem que enfrentar para ser atendido por especialistas. Entrevistas, percursos, depoimentos, tudo como a globo sempre faz. Evidente, com uma reportagem dessas qualquer um vai dizer: o sistema de saúde realmente está com sérios problemas (para ser bonzinho).

Mas, vamos aguardar, pois o sr. José Serra terá a solução, podem ter certeza. Por que digo isso?
Quem ainda não viu nada, procurem saber o que é o AME - Ambulatório Médico de Especialidades - que o governo paulista do sr. José Serra está implantando no estado. Uma tentativa de criar bolsões de atendimento descentralizados e de especialidades, para diminuir o fluxo de pessoas para os grandes centros. Parece-me que estão projetados 51 para todo o estado de São Paulo, inclusive um para Salto. A idéia em si é muito boa.

Então por que estou falando? Onde quero chegar?

Ora, na midia. Muitos e muitos projetos interessantes o governo federal levou a cabo. Só quero citar um, para não ocupar muito quem lê: PROUNI. Qual foi a posição da midia a respeito? Que tipo de tratamento deram ao projeto? Que preparação fizeram dele? As vezes a gente ouve falarem do número de alunos atendidos....

No caso dos AMEs, podem se preparar, pois a propaganda vai ser massacrante. Já deram o sinal na reportagem de ontem. Uma boa idéia, sem dúvida, mas que não terá o tratamento frio e desconfiado que as propostas do governo federal sempre tem.

2 comentários:

  1. Pai, tem algum problema aqui no seu blog, eu não consigo colar textos... Também não consigo mexer o cursor com o teclado...

    Enfim, iria dizer que certamente o problema do sistema de saúde é o fato de ser gratuito pra todos. Socialismo é fadado à falência, isso já foi demonstrado pela teoria e pela prática.

    Uma idéia bem menos pior para o sistema de saúde é acabar com o SUS, deixar os hospitais por conta própria, tendo que arrecadar a própria receita de alguma maneira, e reembolsar os gastos dos mais pobres com saúde, até um teto. À medida que a porcentagem de pobres na população ficar pequena você abole esse assistencialismo estatal obrigatório e deixa a caridade voluntária agir.
    Esse é o sistema de "vouchers" de Milton Friedman, e, embora sendo ainda assim um assistencialismo forçado, já dá muito mais poder de escolha pro consumidor, o que aumentaria muito a qualidade do serviço.
    Eu considero esse o passo ideal para os sistemas de Saúde e Educação.

    ResponderExcluir
  2. Os problemas do blog a gente relativiza. Agora, o que está difícil de relativizar é essa sua visão de uma sociedade auto regulavel pelo capital. Não quero entrar em debate porque nunca chegaremos a acordo em relação a isso, mas me preocupo porque esse tipo de pensamento pode retirar de você uma coisa muito importante: o senso de humanidade. Pensar que o capital tem capacidade de regular uma sociedade, sem estado, sem leis é exatamente pensar como os grandes capitalistas, que se aproveitam de tudo o que podem, querem que a gente pense e aja. Extremamente perigoso...mas, que posso fazer não é. O que mais apostei na minha vida foi ter filhos que pensam, reflitam e melhorem o mundo. Só não perca nunca a humanidade.

    ResponderExcluir