quinta-feira, 28 de maio de 2009

Reunião Produtiva

Acabou a pouco a reunião desta noite que foi muito produtiva no seu resultado. Foi uma reunião do Conselho Municipal de Educação - CME - que aprovou indicação da Secretaria para a implantação em nossa cidade de uma Unidade de Atendimento Educacional Especializado. O objetivo desta unidade não é ser um espaço físico, mas um espaço de gestão das políticas educacionais voltadas para as crianças, jovens e adultos com deficiência que frequentam a rede municipal de ensino.

Em nossa rede de 8.200 alunos, temos cerca de 200 deles com alguma deficiência e que frequentam as unidades educacionais em total inclusão com os demais alunos. Não temos salas especiais ou espaços voltados somente para eles, pois acreditamos que todos devem estar incluídos na rede de ensino, inclusive o deficiente.

A idéia dessa Unidade de Atendimento é justamente coordenar as ações específicas para as deficiências, necessárias no dia a dia da escola. Hoje já temos uma estrutura com uma coordenadora, uma psicóloga e seis professores itinerantes (psicopedagogas, especialistas em libras, etc...) que acompanham as unidades, procurando auxiliar principalmente o professor que tem em sua sala de aula crianças deficientes. Temos certo o recebimento do governo federal, através do MEC, de cinco salas de recursos, que são salas com equipamentos para todas as deficiências. Nesta semana recebemos a notícia de que essas cinco poderão se transformar em dez salas. Isso possibilitará que em todas as nossas sedes de unidades escolares tenhamos uma sala de recurso funcionando.

Essas salas de recurso serão um dos espaços geridos pela Unidade de Atendimento para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos deficiêntes. Além disso, capacitações, estudos, avaliações e outras necessidades estarão no escopo da Unidade.

Com a aprovação da proposta pelo CME, o próximo passo agora será a elaboração de um projeto de lei para a Câmara Municipal que, se aprovado, oficializará a Unidade de Atendimento Educacional Especializado em nossa rede municipal de ensino.

Um grande passo para a maior qualidade de nossa educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário