segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Diário de Bordo

A última coisa que fiz hoje antes de chegar em casa foi ler os nossos jornais do final de semana. Confesso que depois de passar um final de semana bastante rico, apesar de cansativo, senti-me bastante frustrado com o que vi. Não sei o que acontece mas parece que nossos jornais fazem questão de ou se auto promoverem ou serem cópias de jornalões desse nosso país, que de jornalismo sério nada tem. É frustrante ver a força que alguns de nossos semanários fazem para ser um reflexo do que os topeiras do PIG procuram nos convencer diariamente. Infelizmente, por dever de ofício, não poderei fazer o mesmo que fiz há algum tempo com os jornalões.

Salta aos olhos como eles fazem questão de criar notícias para tentar minar ou mesmo isolar o governo federal. São tão descarados que quando citam falcatruas de deputados que não são do PT, esquecem de citar o partido dos ratos. São tão mesquinhos que acham ser o PT o partido todo poderoso que poderia acabar com as falcatruas e sacanagens de um Sarney da vida que há mais de quarenta anos faz o que faz. E até agora ninguém sequer tentou acabar com sua carreira. Agora, o PT deveria ter acabado com isso em menos de três meses. E a partir disso vão as conjecturas que lemos. Afinal, escrever e publicar é algo simples. Ainda bem que podemos contra argumentar nos blogs da vida, pois nesses jornais, evidente que jamais conseguiremos.

Mas abri esta postagem para registrar minha grande decepção com nosso secretário da cultura, Professor Valderez. Quinzenalmente escreve uma coluna em um dos nossos semanários intitulada "DIÁRIO DE BORDO". Vez ou outra faz críticas maliciosas e maldosas ao nosso presidente e partido. Numa dessas vezes procurei abrir um diálogo com ele, não pelas páginas do jornal, mas pessoalmente, encaminhando-lhe uma mensagem eletrônica com argumentos que procuravam lhe mostrar o que achava eu serem equívocos. Sua resposta foi de que não comentava com leitores seus artigos. Simples assim. Então, como não consigo dialogar sem um contraponto, fiquei calado.

Desde esse fato vários outros artigos foram escritos nesse mesmo foco: diminuir a capacidade de nosso presidente, usar preconceitos declarados contra ele, procurar denegrir as ações e as lideranças do PT. Perfeitamente sintonizado com toda a campanha orquestrada pelos jornalões e revistas do PIG.

Neste final de semana novamente o mesmo tom e foco. Não vou aqui comentar os detalhes pois não sei conversar sozinho... Mas gostaria de registrar minha decepção crescente com uma pessoa que tem qualidades sim, mas que politicamente tem um perfil que deixa de ser de oposição para ser de maldade contra pessoas. Ingênuo político ele não é para "cair na onda" dos discursos fáceis, portanto....intenções existem.

Mas minha frustração foi pelo fato de que voltei animadíssimo no sábado, da CONAE Intermunicipal Sorocaba, um espaço rico de demonstração de democracia. E quando me debruço a ler o que meus conterrâneos saltenses escrevem....

Para quem ainda não leu nada a respeito, CONAE é a Conferência Nacional de Educação, um espaço aberto de debates sobre o rumo da educação brasileira. Quase mil pessoas estiveram reunidas por um dia e meio em debates acalorados e profundos sobre os caminhos de nossa educação. Salto participou com quase trinta delegados (uma quebra em relação ao que elegemos por conta das reposições de aula aos sábados). Desses quase trinta delegados, seis foram eleitos para representar a região na etapa estadual da CONAE. Um espaço que esse país jamais viu ou teve. Um espaço onde a democracia das idéias é vivida na sua plenitude, inclusive e principalmente com aqueles contrários ao governo federal. Esse espaço foi garantido e sustentado politicamente pelo governo federal. Em São Paulo com um problema (claro!!!): a estrutura do estado do governador Serra não quis participar, não se deu ao trabalho de atuar na coordenação do processo em nosso estado. E pior: cortou o dia dos professores que dela participaram.

E ela aconteceu. Mesmo o Serra cortando o dia dos professores, mesmo os jornais e televisões não dando uma mínima cobertura, ela aconteceu. E levará para as instâncias superiores o que pensa esta região. Tudo isso graças ao governo federal e a organização do MEC - Ministério da Educação.

Um outro ministério - o da cultura - também está com sua conferência programada. A Conferência Nacional da Cultura já tem data para acontecer e segue na mesma toada da educação: as etapas municipais e/ou intermunicipais, as etapas estaduais e a etapa nacional. Espero com todo entusiasmo que Salto não fique fora dessa.

Um comentário:

  1. eu também, meu caro, eu também... e, muito embora não seja petista e nem sequer tenha votado no lula nas duas últimas eleições, não reconhecer os avanços de algumas políticas implementadas não é mesmo questão de "burrice" ou de "clima de flaxflu". em alguns casos, beira a assinar e carimbar passaporte de anti-democrático. como não sou, e nem pretendo ser, reconheço e aplaudo, sem deixar de criticar o que imagino mereça ser criticado, algumas ações que são exemplares. a cultura é uma delas, meu caro. tiro o chapéu. e me engajo na boa luta dela. 1 abraço

    ResponderExcluir