sábado, 1 de agosto de 2009

Sala Palma de Ouro

Ontem, pela primeira vez, as cortinas da Sala Palma de Ouro abriram-se para acolher um espetáculo artístico. Momento emocionante, sob vários aspectos. Talvez o principal e mais significativo tenha sido o fato de que o espetáculo apresentado foi todo concebido, realizado e apresentado por artistas saltenses - amadores, lutadores, heróis.

A releitura de O Pagador de Promessas teve não só a felicidade de demonstrar a qualidade do artista saltense, mas também a de homenagear um de seus filhos mais ilustres - ANSELMO DUARTE. Antes da peça, Anselmo recebeu várias homenagens, inclusive a Comenda do Município, entregue pelo nosso prefeito Geraldo Garcia.

A Sala Palma de Ouro na verdade deveria se chamar Anselmo Duarte. Mas por uma obrigação legal não pudemos assim proceder - a legislação não permite que se dê nomes de espaços públicos a pessoas vivas. Entretanto o tributo está lá registrado e todas as homenagens a essa pessoa maravilhosa foram feitas.

No final do espetáculo uma surpresa que não esperávamos: Anselmo Duarte e seu filho Ricardo fizeram a doação para a cidade da PALMA DE OURO recebida por ele. O troféu original recebido das mãos do ministro frances da cultura foi oficialmente doado ao município em reconhecimento, segundo palavras de Ricardo, pelo carinho e pelas homenagens feitas pela cidade a Anselmo, seu pai, nunca feitas em lugar nenhum de nosso país.

Sem dúvida é o coroamento de um resgate histórico extremamente importante para todos nós saltenses. O orgulho de termos um saltense tão ilustre quanto ANSELMO DUARTE tornou-se maior ainda, pois ele deixou para sua cidade o maior dos prêmios de sua vida e da vida de qualquer outro cineasta nacional - já que ainda é ANSELMO o único brasileiro a ter recebido a Palma de Ouro de melhor filme até hoje.

Hoje podemos afirmar com muito orgulho que SALTO É A TERRA DE QUE PODEMOS NOS ORGULHAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário