quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Quantas andam as Notícias

Não. Não falarei da gripe A H1N1. Confesso que ela está me esgotando durante o dia todo. Então aqui vou tentar falar de outras notícias que também fazem parte das pautas atuais, além é claro de alguns comentários a respeito, importados ou não.

Parece que a Globo e a Record voltam a se enfrentar. Movida por um novo processo contra o Bispo Edir Macedo a Globo reservou cerca de 10 minutos para o assunto no Jornal Nacional de ontem. E a Record deu o troco: em seu jornal desengavetou antigas denúncias sobre a Globo, inclusive o episódio do debate entre Lula e Collor flagrantemente manipulado pela Globo em sua edição. Todos sabemos que aqui ninguém é santo, mesmo sendo bispo. Sabemos também que a maior das disputas está na audiência que ambas disputam e que a Globo aparentemente passa a perder. Portanto vamos acompanhar, sabendo disso: o que eles querem é que os assistamos. Veja mais comentários aqui.

Um outro assunto é a questão da Petrobrás e as mídias da Globo. Mesmo com a declaração do Secretário da Receita Federal de que o que a Petrobrás fez não é ilegal e está previsto em lei, as tais mídias tentam ainda manter a culpa por sobre a Petrobrás. Veja aqui interessante comparativo das manchetes no blog do Nassif.

Um outro post do Nassif nos dá conta do "moralismo hipócrita" da midia. Depois de tentar derrubar Sarney e nessa investida outros acabaram sendo expostos, a própria mídia passa a contemporizar, tentando passar isenção com algumas outras acusasões na tentativa de "sair do foco inquisitor". Principalmente quando descobre-se que todos os "novos" atos secretos não são tão novos assim: tem mais de dez anos e pega em cheio políticos do PSDB e dos DEMos. Confira a opinião aqui.

Por fim, ainda no vácuo do senado e o padrão Kamel de notícias, uma observação dos amigos gaúchos do CLOACA NEWS sobre reportagem levada ao ar no Jornal da Globo de ontem à noite. Fala-se do "escandalo" dos novos atos secretos, que de novos nada tem. Fala-se até de nomes dos prováveis culpados. Mas não os liga ao partido e nem mesmo a outras coisas não muito bonitas que os fulanos fizeram. Confira.

Parece que essa polêmica toda do senado vai mesmo para o caminho apontado pelo Nassif: guarda-se tudo na prateleira e quando necessário recolhem-se algumas delas e vamos para um "novo escandalo". A denúncia, há algum tempo, no mundo político passou a ser uma moeda de intimidação, enquadramento e até de isolamento, quando assim acham necessário. Diferente do que tentou o presidente da OAB não teremos pelo menos por hora uma mudança radical nas práticas políticas de nosso senado. Parece mesmo que eles já "estão se entendendo".

Será que aquele meu amigo de longa data tem razão quando diz que "a humanidade não deu certo"? Poxa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário