sábado, 8 de agosto de 2009

Semana Cheia

Tentando fazer um resumo dos acontecimentos pelos blogs que acompanho, pude perceber que a semana foi muito intensa.

Algo positivo aconteceu no sul do país. O Ministério Público Federal pede o afastamento da governadora Yeda Crucius - Rio Grande do Sul - por improbidade administrativa (levou o que não era dela). Depois disso a oposição no legislativo local conseguiu abrir a CPI também com esse objetivo. Deve-se lembrar que faz meses que o PT tenta sem sucesso essa CPI. Agora, parece que não tem mais jeito. O PDT, que resistiu até o último momento, acabou assinando a CPI que parece será instalada. Ruim para o Sr. Serra que com isso perde um grande palanque eleitoral no sul do país se, claro, for candidato a presidente.

Mas o Sr. Serra não está quietinho não. Um movimento vindo de seu ninho tucano tenta filiar Marina Silva - a grande ministra do meio ambiente. no governo Lula - no PV, para em seguida lançá-la candidata a presidente da república, numa tentativa de polarização com Dilma Roussef. Espero que Marina não caia nessa....

E o senado parece que bateu no fim do poço. Os últimos acontecimentos demonstram ter chegado ao fim um ciclo da política nacional. Parece que por lá ninguém se salva. Até o lider do PSOL - partido que se diz de extrema esquerda - tem lá suas regalias com os recursos do senado. Ninguém consegue ficar fora de acusasões. E ai a baixaria toma conta do pedaço. Como afirma Nassif, chegou-se ao jogo do perde-perde. Até a imprensa sai chamuscada dessa história. Confira a opinião do Nassif aqui.

Ainda sobre o senado, a OAB em nota oficial, depois de tudo o que vimos, pede a renúncia coletiva dos senadores, como último gesto de dignidade possível de todos eles. Celso Lungaretti comenta a proposta. Confira.

Em post anterior, falei sobre a proposta de um sistema unicameral no país, assunto que aparece em meio a essa crise toda do senado. Continua a questão e o debate sobre a viabilidade ou não de mudanças.

Ainda no mundo das corrupções, parece que nem mesmo membros do TCE - Tribunal de Contas do Estado - estão imunes a ela. Para quem não sabe o TCE é o orgão fiscalizador das contas públicas tanto do estado como das prefeituras, inclusive a nossa. São eles que definem tecnicamente para as câmaras de vereadores se as contas públicas da cidade estão em conformidade com a legislação. Parece que um deles aproveitou-se desse poder para engordar suas contas. Por enquanto são investigações, mas vale a pena conferir. Veja nota do Nassif aqui.

E por fim, a Eucatex corre risco de ter seu ativo bloqueado pela justiça por conta dos possíveis desvios de recursos feitos por Paulo Maluf, da prefeitura de São Paulo. Esse é um assunto que fala muito perto a todos nós saltenses, justamente em um momento que a empresa tem uma proposta de troca de terrenos com a prefeitura. Na ampliação que a empresa projeta, propõe a troca de um terreno público por outro para que seus objetivos de expansão possam continuar. A pergunta que fica é: diante desse momento de pressão da justiça que vivem Paulo Maluf, sua família e empresas, conseguirá a Eucatex honrar o compromisso com a cidade? Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos, até porque uma audiência pública ainda acontecerá para discutir a proposta com os moradores do Jd. Marilia. Confira aqui dados sobre o possível bloqueio dos bens da Eucatex.

Depois de tudo isso, o melhor mesmo é apreciar o Ballet Stagium na Sala Palma de Ouro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário