segunda-feira, 24 de agosto de 2009

E a Crise Política?

Parece que os recentes acontecimentos no Senado Federal mostram que alguma coisa nova precisa acontecer no processo político nacional. Impraticável se torna cada vez mais as posturas dos eleitos frente seus eleitores.

Não se trata de falar em "fim do PT" ou coisa parecida. Trata-se sim de buscar novas alternativas para as nossas utopias. O PT já passou por momentos muito piores que este e sempre soube sair deles ainda mais fortalecido. E tenho certeza que novamente seremos capazes deste movimento.

O que precisamos é pensar em alternativas de práticas políticas que leve em conta os "novos tempos" que respiramos e que cada vez mais nos é demonstrado enquanto tempos de uma liberdade de informação nunca vista na história. Os modelos precisam ser revistos. A utopia precisa ser fortalecida para que nossas ações continuem no caminho da sociedade fraterna e igualitária que tanto sonhamos e pudemos perceber nestes últimos anos ser possível.

Não podemos cair na fala fácil dos jornalões de que "estamos acabados" e nada mais nos resta. Mas também não podemos ignorar o que é o modelo político brasileiro e o quanto de pernicioso tem. Nesse sentido novamente apelo para as análises de Luis Nassif, feitas no dia de ontem em seu blog. Não concordo com todas as suas análises, mas com grande parte delas. Acho um ponto de partida muito interessante para nossas reflexões que, espero, sejam bastante profundas.

Leia primeiro aqui, depois aqui, em seguida aqui e finalmente aqui.

Aguardo opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário