domingo, 29 de novembro de 2009

E Agora José?

Neste final de semana mais um "escandalo" envolvendo políticos do DEM - Partido dos Democratas - que apóia José Serra.

Desta vez é o governador de Brasília, José Roberto Arruda, que já em 2001, ainda pelo PSDB, envolveu-se no escandalo do painel do Congresso e "saiu de fininho" para não perder os seus direitos políticos. Relembre aqui.

Agora, depois de ser indicado como possível vice na chapa de José Serra à presidencia, estoura essa coisa que você confere aqui. E a OAB quer abrir processo contra ele. Veja. E o partido continua seu papel de confiar em seus membros. Veja aqui.

E aqui mais um dado sobre o governador: aclamado pela revista VEJA no mesmo dia em que libera o pagamento de uma enorme quantia para a Editora Abril. Aliás, foi uma blogueira quem "clareou" as coisas. Veja.

É..... as coisas estão ficando feias para o lado do Serra....

Análise de Texto

César Benjamin e o rei do Senegal

Por Antonio PereiraCesar

Benjamim é um animal político; na vida política, já dizia Maquiavel, não se pode deixar passar a oportunidade. Política é momento, ocasião, o real, o aqui e agora. Nesse âmbito, toda reflexão metafísica sobre e condição humana é inútil e supérflua. Trata-se, portanto, de um texto de oportunidade ou oportunista, como queiram, maquiavélico no bom e no mal sentido, e cujo objetivo está longe de uma “reflexão sobre a complexidade da condição humana”, como inutilmente quer nos fazer crer o Ex-militante de esquerda ao final do seu artigo.

Essa é só mais uma das muitas artimanhas de que Cesar Benjamim lança mão para escamotear seu verdadeiro propósito: destruir a imagem do Lula, que além de analfabeto, equivocado, burro e boca suja, seria ao mesmo tempo gay, estuprador e um pedófilo com apetite sexual incontrolável; um monstro capaz de atacar, sem pudor, indefesos “Cesinhas” ( “meninos do MEP”). Note-se que Cesar, “ele mesmo”, não pretende “acusar, rotular e julgar” Lula, “o filho da p. do Brasil”! , isto ficará a cargo do leitor mediano da Folha.

Mas o juízo do leitor, já vem com o pacote: ” e se for verdade…Cesinha era chegado de Lula… é de esquerda, seu testemunho basta como prova e ponto final! E o bordão é outra vez repetido: “a César o que é de César, o meu reino de moralidade não é desse mundo podre! Fora Lula!”, assim julgará talvez o leitor mediano, envolvido pela prosa de um autor que monta um tríptico no qual de um dos lados está a imagem do militante heróico, capaz de resistir às piores torturas, que suportou fome, sede e toda sorte de violência; do outro lado, vemos a imagem do Lula “pai dos pobres, santo e filho do Brasil!” sendo esfacelada para, no final, dar lugar a uma síntese grotesca na outra ponta do quadro, lá onde está o “maléfico Lula” , o “comedor de criancinhas”, “muito pior do que e pior dos bandidos”!

Todo esse contraste é visível no primeiro plano da leitura, mas vejamos o quadro mais de perto.

Chamo a atenção para o tom confessional dessa tentativa de reconstrução “do real”, “do vivido”, “dos fatos”. Aqui, os fios soltos da memória carcomida pela tortura vem à tona ( e que memória colossal: César Benjamim se lembra quando quer lembrar esquece quando quer esquecer; e assim vemos desfilar no texto os seus colegas dos anos de tortura e detenção, um time completo: Caveirinha , Português e Nelson; Monique, Neguinha e Eva; Sapo Lee, Sabichão, Neguinho Dois, Formigão, Ari Navalhada e Chinês. O gênero baixo, humilde, sublime, vem permeado pela prosa reflexiva; o drama servirá para encobrir a farsa que está sendo montada.

Relendo o textos às avessas, vemos a memória – fonte de imaginação – deslizando para o terreno da literatura: uma mentira bem contada pode até ser verdade; mas, nessa altura campeonato,, já não sei mais se Cesar Benjamim sequer existe ou se é um personagem de ficção. inventado pela Folha de São Paulo. Quanta máscara cabe no meio dessa prosa engenhosa: “César Benjamim, o menino do MEP”; “Cesar Benjamim, militante de esquerda”; “Cesar Benjamim, o fundador do PT”; “Cesar Benjamim, o ‘Cesinha’ para os íntimos; “o Devagar” para os irmãos; “Cesar Benjamim, o bom moço”, o herói que sobreviveu às torturas mais cruéis da ditadura, que se esforçou para estudar e nos ensinar uma lição de moralidade; o leitor de Fernando Pessoa…etc..etc.

Agora, só vejo um César: aquele que adorna sua prosa e monta um discurso eloqüente para cair como um raio na cabeça do leitor. Mas é justamente aqui que mora o perigo: pois a eloqüência, destituída de um fundo de verdade, virá um panfleto ruim, e a história pessoal, sincera ou não, de luta e sacrifício, em breve se transformará em farsa. Para concluir, ao contrário do aqui foi dito, não acho César Benjamim um caso de demência, mas sim um animal político bem “esperto” ou que se julga muito “esperto”, amigo de gente “esperta” na terra “dos espertos”, para citar o Nelson, um dos seus mais “malucos” colegas de cela, “que fingia que falava inglês” e “queria ser rei no Senegal”.

sábado, 28 de novembro de 2009

Conferência Estadual de Cultura: Vergonha e Comprometimento

Na quinta-feira, dia 26, estive juntamente com Marcos Pardim, Vania Barcela e Arlindo Nicolau, representando nossa cidade na Conferência Estadual de Cultura. Confesso que sai de lá com um misto de vergonha e orgulho que há tempos não sentia.

Vergonha pelo discaramento do governo do estado que, pela Secretaria Estadual de Cultura, fez claras demonstrações que aquilo era um peso para sua rotina. A começar pela fala do Secretário João Sayad, totalmente desprovida de sensibilidade, para não dizer totalmente desprovida de educação. Primeiro, irritou-se com aqueles que quiseram tirar fotos com ele. Depois faz um discurso elitista e presunçoso, onde a cultura é vista pela sua pasta enquanto arte somente. E arte elitizada. Falou e foi-se embora.

Não bastasse a postura do Sr. Secretário, o que ficou no lugar dele (André Sturm) já no início deu claras demonstrações de que estava com "a ferradura afiada". Não quis discutir o regimento da Conferência, cortou a fala de vários delegados e empurrou os encaminhamentos como quis. Depois, provavelmente "aconselhado" por outros, inclusive observadores do Ministério da Cultura, voltou atrás em alguns encaminhamentos, como a eleição dos delegados para a Conferência Nacional, que na versão primeira do regimento seria individual e voto por cédulas. No meio da tarde, alterado para votação por região, como insistentemente a plenária havia pedido na parte da manhã, mas Sturm não quis discutir.

As discussões dos eixos (cinco deles) aconteceram em cinco grupos espalhados pelo Teatro Simon Bolivar no Memorial da América Latina. Agora, imaginem vocês: quase mil pessoas divididas em cinco grupos (uma média de duzentas pessoas por grupo) espalhados pelas cadeiras do teatro, sem som, pois se alguém usasse sistema de som os outros grupos não conseguiriam trabalhar. Três horas para que cada grupo discutissem uma média de 150 propostas em um universo de 200 pessoas. Evidente que não houve discussão. O grupo que participei resolveu ler as propostas e fazer dois momentos de votação: um para indicar as melhores e outro para indicar as que iriam para a Conferência Nacional (já que era para isso que todos nós lá estávamos).

Na plenária para aprovação das discussões nos grupos nova confusão pois as regras não existiam. E quando não existem regras, claro, impera a desordem. Imaginem mil pessoas sem saber direito o que estava acontecendo e onde iriam chegar com as discussões. E a "ferradura" do tal Sturm continuava afiada.

Mas enfim conseguiu-se chegar as propostas e a eleição dos cinquenta delegados que irão a Brasilia em abril do ano que vem. Não pela vontade das "ferraduras afiadas" nem pela gritaria dos mais exaltados: chegou-se a isso porque a maioria que lá estava queria discutir e queria dar sentido à conferência do estado, para que em Brasília realmente fossem levadas propostas sérias e consistentes de São Paulo. E isso encheu-me de orgulho. Se a Secretaria não queria fazer a Conferência, se os radicais queriam "melar" a conferência, se o local não era adequado para esse tipo de discussão, nada foi impedimento para que os que queriam realmente discutir e encaminhar propostas e representantes, o fizessem.

De Salto, levaremos um delegado para representar São Paulo: Marcos Pardim. Que todos os delegados eleitos no dia 26 levem o que de bom teve a Conferência em São Paulo: a determinação em discutir a Cultura no Estado e no País, independente daqueles que só pensam em boicotar, sejam do poder público, sejam dos movimentos extremistas.

E que se registre o lamentável papel da Secretaria Estadual de Cultura que em vez de coordenar e criar condições para que o debate fluisse, portou-se como um jovem militante enraivecido: a todo momento querendo truncar e complicar os trabalhos. Bem, o governo é de José Serra.... acho que isso explica um pouco. Explica também pela postura em outras conferências: a da educação foi coordenada e encaminhada pela UNDIME/SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e a de comunicação foi chamada e coordenada pela Assembléia Legislativa. Realmente um governo que não gosta de discutir.

Parabéns para todos os que souberam ultrapassar os problemas premeditadamente criados e fizeram a Conferência Estadual de Cultura acontecer.

Parabéns aos delegados saltenses que fizeram parte daqueles que usaram o bom senso e a vontade de discutir propostas e manter o processo de discussão em todo o país.

Extremos se Encontram

Sempre fui defensor da tese de que quem pratica o extremismo esta muito perto daquilo que pretensamente combate. Se considerarmos a vida enquanto movimentos circulares, todo extremo vai tocar "no outro lado".

Digo isto porque já presenciei vários extremistas de esquerda derrepente assumirem posturas e discursos que os radicais de direita invejam. E nesta semana mais um revela-se: Cesar Benjamim.

Um dos fundadores do PT, sempre esteve nos grupos auto denominados de "esquerda do PT". Quando da fundação do PSOL caminhou junto com Heloisa Helena (que também teve seus momentos de "contato" com o outro extremo) enquanto vice na chapa a presidencia.

Dentro do PT e da CUT, sempre considerei esses "companheiros" no mínimo equivocados, já que tudo era motivo para discordâncias. Enfim....

Cesar Benjamim virou cientista político. E essa semana sai com uma pérola publicada na folhona, afirmando que Lula havia "confessado" em um almoço que quando preso tentou "estuprar" um jovem também preso. Melodramático, beirando ao desequilibrio, Cesar faz um relato de suas experiências na prisão, procurando ligar ao que Lula havia "confessado" no tal almoço. Leia aqui o artigo publicado pela folhona.

Como mentira tem perna curta, mesmo que a folhona não admita, os personagens citados por Cesar no seu artigo, imediatamente se posicionaram e mostraram o desequilíbrio vivido por alguém que sempre quis ser uma grande liderança como hoje é Lula, mas nunca conseguiu por conta de seu radicalismo sem causa.

Leia aqui a declaração do delegado que na época acompanhou a prisão de Lula e de Paulo de Tarso, que estava no almoço citado por Cesar.

Aqui, as declarações de Silvio Tendler, também presente no almoço.

Aqui e aqui, um pouco do perfil de Cesar Benjamim, que tentei descrever no início deste post.

Lamentável não é o papel da folhona, que todos sabemos para que trabalha. Lamentável é vermos a decadência de um pretenso lider da década de oitenta e a pobreza de um dito cientista político. Antes que me acusem de "agora que o 'cara' põe a boca no trombone você diz que ele não merece ser ouvido", quero deixar muito claro para todos e todas: Nunca acreditei e sempre considerei um entrave para o desenvolvimento do partido posturas como as de Cesar Benjamim. Acompanhei toda a construção do partido e tenho claro o que representaram pessoas como esse que agora faz esse tipo de papelão. Não me surpreende, apesar de condenar de forma veemente.

A folhona? Bem, a folhona ainda terá um final melancólico.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dicas

E para fechar o dia de hoje, algumas dicas de leitura:

Apesar de fazer pouco tempo que "sigo" o blog ÓLEO DO DIABO, já me identifico com seu blogueiro. Ele trás elementos consistentes para suas argumentações. Hoje deixo vocês com um artigo de lá onde Miguel do Rosário ao mesmo tempo que "desmonta" uma notícia da folhona tras dados por demais interessantes sobre a economia brasileira. Confira.

Aqui e aqui algumas informações sobre os espaços de discussão do mundo digital bastante atuais e importantes para nós brasileiros.

E aqui mais um desastre em São Paulo. Em plena Praça da Sé caiu um sino de uma altura de 15 metros. É mole! Tá tudo caindo no nosso Estado....rs....

Fui.

Lula e o Presidente do Irã

Ontem Lula recebeu o presidente do Irã, país e pessoa odiada por uma boa parte da população mundial. Realmente a postura e a condução daquele país podem ser consideradas no mínimo extremistas e totalitárias.

Ai, como sempre, alguns meios de comunicação tentaram vender a imagem de que Lula apoiaria todas as políticas do Irã, mesmo aquelas ditas só pelos EUA. Ai, em uma fala bastante esclarecedora, Lula aponta o que pode ser feito e como ele acha que precisa ser feito para buscar a paz naquela região. Resumindo: não se busca ou se consegue paz não conversando com os envolvidos. E Lula conversou com todos eles. Veja aqui mais detalhes sobre isso.

Também importante observar as falas de Lula durante a estada do presidente no Brasil. Sempre reconhecendo a autoridade que é Ahmadinejad, não deixou de criticar posturas e condutas não condizentes com quem é autoridade. Veja aqui.

Os protestos foram bem vindos na minha opinião, até porque o "dito cujo" precisa saber que nosso país não aceita uma série de coisas que por lá é feita. Mas acho que quando aqui esteve o presidente da comunidade palestina e o presidente judeu, protestos também deveriam ter acontecido, pois dos três a disputa é brava para saber quem é o pior. Enfim.... o diabo que tem mais poder de pintar o outro pior que ele, sempre será um anjo....

Pesquisa CNT/Sensus

Saiu ontem mais um resultado de pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes com a empresa de pesquisas Sensus. Bastante antiga ela mede a aceitação do governo e o cenário eleitoral do momento.

Na pesquisa divulgada ontem, Serra continua caindo e Dilma subindo. Entretanto Ciro Gomes também aparece bem indicado.

Duas coisas me impressionaram nos resultados: a primeira, a popularidade de Lula que continua crescente, e a segunda a informação de que 51% da população votaria em alguém indicado pelo Lula.

Veja aqui alguns dados da pesquisa. Aqui, alguns comentários.

E para não ficarmos doidos com números aqui uma gozação em cima do Serra......

sábado, 21 de novembro de 2009

Amanhã Tem PED

Amanhã acontece em todo o país o PED - Processo de Eleições Diretas - do PT. Único partido a ter essa prática no país, deve levar milhares de filiados amanhã para votarem nos diretórios municipais, estaduais e nacional, além dos presidentes municipais, estaduais e nacional.

Veja aqui a relação dos candidatos a presidente do diretório nacional.

Aqui, os candidatos a presidente do diretório estadual São Paulo.

Além de votarmos nos candidatos a presidente, votamos também nas chapas para o diretório nacional, estadual e municipal. As mesmas são compostas proporcionalmente aos votos recebidos por cada chapa.

Aqui em Salto temos candidato único à presidente: nosso vice-prefeito Juvenil Cirelli. Também constituiu-se uma chapa de consenso na cidade com os vários grupos que compõem o partido. Assim, para nós saltenses, será uma votação de confirmação do companheiro Juvenil e do novo diretório, para consolidarmos nossos projetos para 2010 e 2012.

Para aqueles que me lêem, recomendo o companheiro Edinho (Edinho Silva - 330) para presidente do diretório estadual. Prefeito de Araraquara por dois mandatos e atual presidente do diretório estadual, conseguiu nesse seu primeiro mandato organizar melhor o partido em São Paulo.

Enfim, amanhã é dia de todos nós petistas mostrarmos a força de nosso partido em todos os cantos do país. Lembram como muitos apostaram que iriamos sucumbir? Pois é. Erraram feio.

Viva o PT!!! Viva a democracia petista!!!

Quatro dos Blogs

Diferente do que alguns blogueiros fazem, gosto de indicar as fontes onde leio as informações. Quem me acompanha (uns três ou quatro...rs...) já percebeu. Não sei se é o melhor expediente, mas ainda acho mais honesto indicar quem trouxe a informação do que copiar e colar no meu blog as mesmas. Se quiser, opine a respeito. Se não quiser, não tem problema.

Hoje, gostaria de indicar quatro assuntos com seus respectivos links:

O primeiro ainda sobre o blecaute do último dia 10. O Nassif postou notas do ILUMINA - Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético - que cobra do ONS - Operador Nacional do Sistema - explicações mais convincentes, já que agora parece que não são mais os raios que provocaram o blecaute, mas o acúmulo de água nas transmissoras. Enfim, vale a pena acompanhar. Mas não deixe de entrar no link do ILUMINA. Aqui, os caminhos.

O segundo, também do Nassif, dá conta de uma suspensão de cobrança de novos pedágios na região de Conchas/SP, por irregularidades. Como certamente isso não sairá na imprensa, é interessanter lermos. Aqui.

Já o terceiro é para mostrar o quanto é dura a vida de sindicalista. A APEOESP, por conta de uma manifestação no ano de 2005, tem seus bens e do seu antigo presidente (Carlão) penhorados. Claro que ainda existirão recursos, mas é bom ficarmos atentos. Leia aqui.

E por fim, o SARESP. Mais problemas. Trocaram as folhas de respostas dos alunos e foi uma confusão só. Claro!!! Nem eu e nem você vimos isso na televisão ou nos jornais, não é mesmo? Por favor, se alguém viu, informe, pois também não leio e assisto a tudo, ok? Mas veja aqui algumas informações a respeito.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Feriado

Hoje é o primeiro ano que em Salto comemoramos com feriado municipal o Dia da Consciência Negra. Um feriado que a cada ano que passa é assumido por mais e mais cidades brasileiras.

Já de manhã estive na minha terapia quinzenal. E lá discutia com a terapeuta Maria Luiza a questão dos feriados no Brasil. E confesso que ela fez uma observação bastante interessante: temos alguns feriados no Brasil que já não tem muito sentido comemorarmos. Historicamente já não tem relevância para o momento vivido no país. E citou o dia 21 de abril como exemplo, destacando o que realmente se comemora nesse dia. O dia de Tiradentes, um personagem que acabou virando mártir de uma quase revolução que ele não idealizou ou sequer participou, porque não aconteceu. Argumento bastante consistente.

Destaquei e reafirmo que não compreendo os feriados religiosos. Por que um país que pela sua constituição é laico, definiu um dia que 12 de outubro é feriado nacional (Dia de Nossa Senhora Aparecida)? Por que um país definido enquanto laico mantêm um feriado de Corpus Christi? Datas comemorativas de uma manifestação religiosa.

Depois, pensando sobre a conversa, outras situações podem ser questionadas: 9 de julho em São Paulo (????). Ou seja, nada como um feriado como o de hoje, que apesar de muitos serem contrários, tem um forte apelo social e atual, para se refletir sobre os feriados, não é mesmo? Pessoalmente acho mais significativo o de hoje comparado aos aqui citados, pois trás em si reflexões importantes sobre nossas práticas sociais atuais.

Talvez os questionamentos não aconteçam porque todos nós achemos bom e conveniente um descanso mais alongado diante da aglomeração e peso que é o nosso dia a dia.

Mas é sempre bom pensar....

Jornalões em Queda

Saiu uma pesquisa sobre a venda de jornais impressos nas bancas de jornais. O que mais impressiona é a queda vertiginosa dos jornalões, folha, estado e globo.

A pesquisa aponta um fato importantissimo: os jornais locais e regionais são os mais procurados nas bancas de jornais. Tanto que o mais vendido nas bancas é um jornal local de Belo Horizonte. Veja aqui os números da pesquisa.

E aqui um comentário do blog ÓLEO DO DIABO, de Miguel do Rosário.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Record x Globo - Mais um Capítulo

Recentemente a Globo mostrou uma reportagem no Jornal Nacional entrevistando um promotor norte-americano e informando que a justiça americana estava processando Edir Macedo por lavagem de dinheiro.

A Record na sequencia mostra que a entrevista apresentada foi feita há mais de trinta dias atrás e a tradução foi manipulada.

Como já disse em outras oportunidades, nessa briga não tem santo. Mas vale a pena acompanhar.

Veja aqui a reportagem da Record.

Ainda Sobre Filhos e Políticos

Quem se lembra da campanha de 1989 não se esquece do golpe baixo dado pela mãe da filha de Lula no programa do Collor. A mãe tentou de todas as maneiras dizer que Lula não reconhecia a filha e que a menina "estava largada". Imediatamente a campanha de Lula desmentiu e a própria filha aparece junto com Lula. Mas muitos analistas políticos ainda hoje conferem a este fato uma das causas da derrota de Lula naquela campanha. Claro, teve a manipulação do debate pela Globo, o sequestro do Abilio Diniz..... enfim.....

Depois de um tempo, Collor reconhece um filho que teve fora do casamento.

E anos depois de tudo isso, descobre-se também o que Collor fez naquela campanha para que esse fato não se tornasse público. Veja aqui a entrevista com um dos que trabalhavam na campanha do Collor. Interessante que a entrevista aborda também outros fatos históricos ainda não totalmente desvendados. Vale a pena ler quem gosta de conhecer o passado para tentar melhorar o futuro.

Outro????

Ja falei aqui do reconhecimento por parte de FHC de um filho de 18 anos com uma jornalista da Rede Globo. Disse também que a questão principal não é o caso em si, mas o fato de FHC ter sido presidente com um "rabo mais que preso" com a Rede Globo. Leia aqui a opinião de Altamiro Borges a respeito.

Mas agora parece que tem mais um. De 20 anos. Só que esse (se for verdade) é com uma empregada, e o destino do garoto não foi o mesmo daquele filho da reporter. A pobre coitada (se for mesmo verdade) foi largada a sorte com o filho. Veja mais sobre aqui, aqui e aqui.

Com a palavra o Sr. FHC....

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Duas Notas Importantes

Gostaria de reproduzir aqui duas notas que considero muito importantes:

A primeira delas é sobre o "sumiço" repentino das imagens do acidente no Rodoanel de São Paulo, quando você tenta achá-las pelo google. Aqui a opinião do Cloaca News.

A segunda é uma entrevista com um doutor em Física da Universidade Federal do Ceará, que vai na contramão da moda ambiental: afirma e comprova que a terra não está aquecendo, pelo contrário, está esfriando. Diz que o foco da discussão está errado e que a preocupação do homem deve ser com a preservação do planeta. Para isso afirma ser necessário rever as formas de produção. Diz ainda que a redução do consumo de combustíveis fósseis proposto para ser discutido agora em dezembro, vai prejudicar e muito os países que tentam se desenvolver. Um assunto digno de atenção. Leia aqui.

Pontos de Cultura de Salto

Por volta das 12 horas do dia de ontem era anunciado na Secretaria Estadual da Cultura os 300 projetos ganhadores dos PONTOS DE CULTURA no Estado de São Paulo.

Dos 300 ganhadores, 3 (1% do total) foram de projetos de nossa cidade. Mais de 240 cidades participantes no Estado e cerca de 1.100 projetos concorrentes. Itu, que já tinha um - FASAM - e que agora virou PONTÃO, ganhou mais um da UNEI. Indaiatuba levou um e Sorocaba, dois. Salto, de quatro apresentados, levou três.

São as entidades de Salto contempladas: AFIM, Espaço Cultural Dr. Barros Jr. e Balé Cidade de Salto.

Para quem não sabe o PONTO DE CULTURA é um projeto do Ministério da Cultura inserido no programa CULTURA VIVA, que tem como objetivo maior incentivar os espaços culturais já existentes pelo Brasil afora com recursos e a interrelação entre os vários pontos espalhados pelo país. Cada PONTO tem um recurso anual de $ 60.000,00 garantidos por três anos, sendo que seu uso já é definido na proposta do projeto. Cada entidade deverá prestar contas do mesmo de acordo com a proposta feita.

Estou feliz por dois motivos: o primeiro é pelo fato de que essa "façanha" saltense é o coroamento de uma maior organização dos agentes culturais da cidade, que em 2009 souberam se irmanar no chamado "Fórum de Cultura" para que suas ações tenham maior organicidade e possam por conta disso fazer ainda melhor o que já fazem bem.

Segundo porque ajudei a escrever o projeto do Balé Cidade de Salto, que Ismenia é diretora. Sem dúvida muito gratificante verificar o reconhecimento por um órgão do governo federal e outro do estadual de um trabalho que Ismenia faz há muito tempo: a formação de bailarinos e bailarinas para o mundo. Agregamos ao projeto (chamado de CAMINHOS DA DANÇA), além da dança, a possibilidade de formação de novas profissões: a costura de figurinos será o mote para uma capacitação profissional vinculada a dança. Evidente que a arte e o aprofundamento na técnica dos bailarinos e bailarinas do Balé Cidade de Salto serão muito mais fortes e consistentes.

Salto está de parabéns. Fizemos muito bem nossa lição de casa. Evidente que não podemos deixar de registrar a forma republicana que o governo federal imprime a seus projetos e financiamentos. Nada disso teria acontecido se não existisse a pré disposição do Ministério da Cultura em investir na cultura popular e de base. Por isso o reconhecimento dessa política como uma verdadeira política pública e democrática.

Parabéns às entidades!!! Parabéns a cultura saltense!!! Parabéns ao governo federal!!!

domingo, 15 de novembro de 2009

Antes Tarde do Que Nunca....

E por fim, a confirmação de uma "fofóca" política bastante antiga: FHC é pai de um menino de 18 anos que teve em uma aventura amorosa nos idos do senado com uma jornalista da Rede Globo.

Nada a dizer sobre o fato em sim, até porque ele não é o primeiro e nem será o último. Seja político, jogador de futebol, homem comum, muitos são aqueles que tem esse tipo de aventura.

O que não podemos perder de vista é quem é a mãe. Uma jornalista da Rede Globo. Em determinado momento da vida pede para ser transferida para a Europa. FHC intercede por ela.

FHC vira presidente da república. Um rabo mais do que preso com a maior das emissoras de televisão abertas do país.

As coisas na história demoram, mas um dia se encaixam.

Leia mais aqui.

E a Folha Quer Acabar com os Blogs

Hoje em seu editorial, a folhona vem com todo o peso que ela imagina ainda ter para "exigir" que a legislação impeça (isso mesmo) que os usuários da banda larga não possam repassar notícias, pois não tem estrutura profissional e investimentos para isso. Em linhas gerais o que ela defende é o monopólio da informção para os grandes conglomerados da comunicação, como ela (é grande ainda???), a Globo, a Abril, etc... E quer que a legislação coiba toda e qualquer iniciativa de informação que esteja armazenada na internet.

Realmente a folhona e os outros meios de comunicação estão se superando. Além de quererem proibir a livre informação, querem que todos nós acreditemos piamente em suas notícias. Sim, porque se só eles é que poderão informar, por tabela, só neles poderemos acreditar.

É demais, não é mesmo?

Leia o editorial e outros comentários aqui.

Acidente no Rodoanel

Mais um grave acidente acontece em grandes obras públicas do governo do estado. E é bom mostrar aqui pois já tentam "abafar".

Aconteceu na noite de sexta-feira e apesar de as notícias dizerem que ninguém morreu, não é verdade. Na confusão criada pelo acidente um carro bateu na traseira de um caminhão e uma pessoa morreu por conta disso. Não li isso ainda em nenhum portal oficial - que hoje a folhona quer institucionalizar, de acordo com seu editorial (voltamos nesse assunto depois). Então é sempre bom reforçar.

Além disso, o próprio TCU - Tribunal de Contas da Únião - já havia denunciado de que materiais mais baratos estavam sendo utilizados na obra para "baixar o custo", mas que poderiam comprometer os resultados.

É. Mais uma para o Serra explicar. Leia aqui mais detalhes.

E aqui se delicie com as ironias do Professor Hariovaldo.

Serra Ignora Marcha

Nos últimos dias 10 e 11 de novembro, a Frente Nacional de Prefeitos organizou a Marcha Paulista de Prefeitos para, entre outras coisas, estreitar as relações com o governo paulista, visto como muito distante dos municípios, sob todos os aspectos.

E parece que Serra resolveu confirmar essa visão. Não apareceu e sequer determinou que seus secretários lá estivessem. Ou seja, continua com a política de definir contatos a partir do que ELE acha interessante e não das demandas vindas dos municípios.

Vale lembrar que a Marcha de Prefeitos para Brasilia já aconteceu várias vezes e muitas pautas lá definidas foram assumidas pelo governo federal. É a forma republicana de administrar que parece o governo estadual não adotar.

Leia aqui mais detalhes.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Reflexos do Blecaute

Vejam só o video abaixo: o secretário do ministério das Minas e Energia no meio de uma briga campal de duas repórteres ávidas em dar "o furo da reportagem".

Apesar da chatice da repórter da Record, fica evidente a manipulação e o poder da Globo.

Enfim, um episódio para rirmos, apesar da guerra campal....

Confira

Bandido Tenta se Transformar em Vítima....

Lembram-se de Daniel Dantas?

Lembram-se do juiz que mandou prendê-lo e o Gilmar Mendes - do STF - mandou soltar. Ai o juiz, sob novos argumentos, mandou prendê-lo de novo e novamente o Gilmar mandou soltar? Foi uma coisa tão siameza que o tal Gilmar Mendes à época passou a ser chamado de "Gilmar Dantas". Lembram?

Pois é. O juiz é Fausto De Sanctis. Que ao final conseguiu seu intento e o bandido foi para a cadeia.

Mas quem tem um Gilmar Dantas (ops...) Mendes no STF pode tentar a reviravolta.

E é exatamente isso que o tal Daniel Dantas está tentando. Processar o juiz por abuso de autoridade, entre outras coisas..... E imaginem só: tem grandes chances de ser bem sucedido se analizarmos todo o passado desse caso. Ou seja, derrepente pode ser que tenhamos uma inversão de valores: o bandido virando vítima e o "mocinho" virando bandido.

Bem, mas quem tem um Gilmar Mendes como presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, pode esperar o que, não é mesmo?

Confira aqui mais detalhes. E, por favor, fique indignado pelo menos.....

Blecaute Confundido com Apagão.

A monumental queda de energia na noite de ontem já rendeu muitos comentários no dia de hoje. Apesar da evidente diferença do ocorrido ontem com o que ocorreu em 2001/2002, a oposição já assume o papel de dizer que a culpa do "apagão" é do governo Lula.

Está no papel dela de tentar todos os meios para desmoralizar um governo que continua batendo recorde de popularidade com uma candidata que cresce nas pesquisas, enquanto Serra cai. Veja a pesquisa Vox Populi aqui. Veja também a tentativa da VEJA em criar uma inverdade sobre a pesquisa aqui.

Apesar de todas as explicações já serem mais do que conhecidas, os sinais tanto do PIG quanto dos demo/tucanos vão na direção de que acharam um mote para incomodar por algum tempo o governo Lula. E reaparece das cinzas o "nobre" senador Virgilio. Vejam só.

No campo das coisas sérias, o Sindicato dos Engenheiros faz uma declaração interessante sobre o ocorrido ontem. Reafirma que os investimentos existiram e existem, que o sistema é robusto, mas que precisa de melhorias em seu gerenciamento. E diz com todas as letras que não é um problema de geração de energia (apagão ocorrido em 2001/2002), mas sim de gerenciamento do sistema de transmissão. Por isso o termo blecaute. Confira.

No portal do Nassif uma discussão entre técnicos e autoridades brasileiras e paraguaias sobre as possíveis causas do blecaute. A verdade é que ainda não se chegou a conclusão do que tenha acontecido. Os mais radicais falam até em possível sabotagem para prejudicar a candidatura de Dilma Roussef. Enfim, muita coisa ainda leremos e ouviremos sobre o acontecimento de ontem. Veja aqui o artigo do Nassif e aqui a possível sabotagem.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

E a CPI Gorou....

A CPI da Petrobrás fez água..... gorou.

A oposição anunciou hoje sua retirada da CPI da Petrobrás, alegando desprestigio da mesma no cenário do congresso. Oras, eles que pediram, tiveram todo o apoio da "grande imprensa", não conseguiram gerar nenhuma evidência do que diziam existir (e por conta disso foram abandonados pela "grande imprensa") agora saem acusando a CPI? Como assim? Juro que não entendi.

Mas para não dizer que estou maluco, vejamos alguns outros blogs que comentam o assunto.

Aqui, os comentários no blog dos Amigos da Presidente Dilma.

E aqui, os comentários do blog do Nassif, que também destaca os fantoches que foram os senadores proponentes da CPI nas mãos da "grande imprensa".

Então.....

O SARESP Também foi Adiado

O processo de avaliação do governo do estado de São Paulo também foi adiado, como o ENEM, do governo federal. Mas parece que esse adiamento não teve tanta importância assim, pois a "grande imprensa" pouco destaque deu.

Mas como a "grande imprensa" não é tão grande assim (leia pesquisa aqui e também no Nassif), acho bom falarmos a respeito. E para isso lá vão algumas sugestões de leitura para acompanharmos os possíveis porques desse adiamento.

O primeiro grande blog a falar do assunto foi o do Nassif, a partir da junção de várias informações. Confira aqui.

Um dos blogs que alimentaram as informações do Nassif traz uma série de detalhes que mostram ser o motivo do adiamento muito parecido com o do ENEM. Se for verdade, onde estão as investigações, cade a polícia para apurar os fatos? Ah...verdade. Estamos em São Paulo, a terra onde nada de errado acontece.....só alguns escorregões......(que vergonha). Confira as informações de NaMariaNews.

E aqui comentários dos Amigos do Presidente Lula sobre o que dirá o nosso secretário estadual de educação que no caso do ENEM chamou o MEC e o governo federal de "incompetentes" e outros bichos mais......Confira.

Enfim, de novo dois pesos e duas medidas. Quando é do governo federal, paulada e cacetada. Quando é do tucano, "vamos abafar". Já vimos isso muitas vezes, não é mesmo?

Divulguem ao máximo esses comentários, pois como diz a pesquisa do Vox Populi, os meios eletrônicos de comunicação já ultrapassaram a midia escrita em credibilidade e em percentual de leitores.

Audiência Na Câmara

Ontem, a partir de um pedido do vereador Willhes (PV), estive na Câmara de Vereadores para uma audiência de esclarecimentos sobre a construção do CEC. O questionamento do vereador foi na direção de saber quanto e de onde foram os investimentos para o CEC e quanto e onde foram os investimentos da educação de 2007 para cá.

Na apresentação, antes de entrar no foco das perguntas do vereador, fiz um retrospecto histórico e situacional da educação municipal, já que a construção do CEC tem a ver com esse acúmulo de práticas e conceitos educacionais.

Mostrei, desde o primeiro ano do mandato - 2005 - até os dias de hoje, como as grandes mudanças e a forma de executar o processo de ensino aprendizagem foram construídas. Desde a mudança na escolha das direções das unidades, até a forma de avaliação processual implantada. Tudo para mostrar que o CEC vem para qualificar o que construímos, com um ingrediente a mais: liga de uma forma definitiva e orgânica a educação e a cultura de nossa cidade no mesmo espaço. Além dos espaços de formação, pesquisa, criação e construção de projetos, o CEC abre possibilidades para oficinas e práticas discutidas e desenvolvidas que aprofunde e dissemine ainda mais a cultura local em todas as nossas unidades escolares.

Entretanto, como fiz uma exposição abrangente da educação, no debate vários assuntos surgiram, como o FUNDEB, a questão das creches, merenda, salários, entre outros temas. A questão do CEC foi bastante pontuada e questionada pelo vereador Willhes.

Sai da audiência com um sentimento de dever cumprido. Não só o dever de encarar a sabatina da audiência. Mas o dever enquanto secretário da maior secretaria de nossa prefeitura. E esse sentimento não veio somente dos debates - que duraram três horas. Veio principalmente do fato de ter junto comigo na audiência toda a estrutura da secretaria lá representada: os diretores da secretaria, os diretores das unidades escolares juntamente com as assistentes e coordenadoras pedagógicas, professores, estudantes de pedagogia, ADIs, funcionários administrativos. Todos lá discutindo e mostrando para os vereadores e a imprensa ali presentes que na educação muita coisa é feita, muitos desafios são encarados, muitos desafios ainda precisam ser enfrentados. Mas todos estão no dia a dia procurando vencê-los, pois o maior dos objetivos é nossa criança.

De uma forma bastante concreta pudemos mostrar o quanto significou nesse período o valor investido na obra do CEC: 2,7% das receitas totais da prefeitura. Mostramos também que o retorno dessa obra será proporcionalmente muito maior que o valor que ela dispendeu. Mostramos enfim que a educação é imensa e como tal precisa ser administrada.

Como já fiz na secretaria hoje, gostaria novamente de agradecer a todas e todos que lá estiveram presentes para mostrar à cidade o valor de nosso trabalho e os anseios que temos para torná-lo cada vez melhor.

sábado, 7 de novembro de 2009

Morreu Anselmo Duarte

Hoje, morreu o mais ilustre dos saltenses: ANSELMO DUARTE.

Um homem que, apesar de famoso, jamais esqueceu sua terra. Sempre esteve com ela e nela passou seus últimos tempos e obteve a última homenagem. Em 30 de julho pudemos homenagear em vida aquele que mais alto levou o cinema nacional nas telas mundiais. Até hoje nenhum outro filme conseguiu a proeza de ganhar o Festival de Cannes. E isso representa o quanto de gigantesco teve a obra de ANSELMO DUARTE.

A homenagem dos saltenses ficará fincada no centro da cidade. O CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA manterá viva a memória e o trabalho deste saltense que hoje se vai.

Que todos os brasileiros tenham um pouco da consideração que nós saltenses temos por ele. Que ao menos reconheçam que seu trabalho ainda é único no país. E que como tal deve ser imortalizado.

De nossa parte a tarefa de manter acesa a chama da memória de seu trabalho.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mais Duas Notas

Mais duas notas interessantes:

A primeira fala da vinda da militante Amélia Andersdotter, do Partido Pirata Sueco para o Brasil. Ela é uma defensora de que toda produção intelectual, eletrônica seja completamente livre. Estará no Brasil em novembro. Vale a pena conferir.

A outra reproduz uma notícia do folhão detalhando o esquema de "formação de militantes do PSDB no nordeste". O objetivo é formar mais de 4000 pessoas para "defenderem as idéias do PSDB no nordeste", espaço brasileiro amplamente eleitor do PT. Então..... confira. Vamos ver se o Gilmar Mendes vai dizer que isso é "campanha antecipada".....

Bom final de semana a todos e todas.

Lula em Londres

Algumas fotos de Lula em Londres:

Discursando após receber o prêmio.

Com um dos duques da realeza inglesa.

Falando para empresários em seminário do jornal inglês Financial Times.

Lula e a Rainha no palácio.

Então.....

Videos

Nesta semana postei no Youtube quatro vídeos feitos na Conferência Municipal de Cultura.

Um deles é uma parte da coreografia ANHANGARATÁ, de Ismenia, dançada pelo Balé Cidade de Salto.

A outra é o grupo musical saltense BRAZUCA, que também por lá estiveram.

A terceira é a coreografica PROPAROXITONAS do Faces Ocultas.

E o último vídeo são cenas de parte dos debates.

Quem quiser ver, fique a vontade.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Que Deu em Caetano????

Informações colhidas:

"Disse o baiano ao jornalão dos Mesquitas, declarando seu voto em Marina Silva: - Ela é meio preta, é cabocla, é inteligente como o Obama, não é analfabeta como o Lula, que não sabe falar, é cafona falando, grosseiro. Ela fala bem."

Que grosseria barata? Como considerar alguém que fala isso um "intelectual"?

Segundo Mauro Carrara, no blog do Azenha: "Talvez o que incomode Caetano seja justamente a inteligência de Lula, sem verniz, sem laços, fitas e rimas forçadas. O pernambucano comunica-se, transmite a mensagem e, mais que isso, faz de sua locução uma poderosa arma de transformação. Lula, para completar, é autêntico e "faz acontecer".

Enfim, Caetano poderia ter ficado quieto, né? Depois dizem que ficou enciumado com Gilberto Gil ministro do Lula, que como tal teve interferência internacional nas questões da cultura, ele (Caetano) vai ficar bravo.

Mas para descontrair que tal lermos as ironias do Prof. Hariovaldo, que vai na mesma linha.

Abraço a todos e todas.

Prêmio Chathan House

O presidente Lula ganha mais um prêmio. Desta vez em Londres. Veja alguns detalhes a partir de "pedaços" de blogs conhecidos:

'O jornal britânico "Financial Times" promove amanhã, o seminário "Investing in Brazil", a ser aberto pelo presidente Lula.' - Isso, além do prêmio.

Sete meses após ter sido batizado como "o cara" pelo presidente Barack Obama, o Presidente Lula regressa a Londres para receber um prêmio.

Dizem os ingleses que, com o Presidente Lula, o Brasil "tornou-se crescentemente integrado à economia mundial e trabalhou para construir consensos em foros econômicos e comerciais multilaterais".

Sob o governo Lula o Brasil se tornou cada vez mais integrado na economia global e tem trabalhado para fomentar o consenso em matéria de comércio multilateral e fóruns economicos.

O Presidente Lula é ainda reconhecido pela contribuição importante para a redução da pobreza no Brasil através de inovadoras e responsáveis políticas economicas que têm mantido o equilíbrio fiscal evitando aumento da inflação, em apoio aos compromissos democráticos do país.

Notável trajetória pessoal de Lula - a partir de começo humilde de metalúrgico em São Paulo, sindicalista e carismático líder político, e em seguida, estadista internacional - provas de suas qualidades de liderança excepcional. São essas qualidades que o ajudaram a reforçar as relações cordiais entre Brasil e o resto das Américas, e até com outros países do mundo.

O Presidente Lula estará em Londres nesta quinta-feira 5 de novembro para receber o seu prêmio em uma cerimônia na Sala de Banquetes, Whitehall. O Prêmio será entregue pelo Duque de Kent, pelo senhor Mandelson, Primeiro-Secretário de Estado, Secretário de Estado para Negócios, Inovação e competências, e Lord Robertson of Port Ellen, presidente da Chatham House.

Chato, né???

Mas claro que o PIG tinha que tentar desmoralizar ou diminuir o prêmio.

Leia aqui nota divulgada pela Petrobrás sobre as ilações do PIG.

Ninguém merece uma imprensa assim, não é mesmo?

Dia Mais que Especial

DIA 05 DE NOVEMBRO!!!

Nesse dia, há quatro anos atrás, começava meu relacionamento com Ismenia.

Hoje, já vivemos juntos sob o mesmo teto.

Quatro anos muito intensos de entrega, dedicação e vivência positiva. Apesar de ainda me considerar um tanto fechado e limitado em minha capacidade de doação sinto que ela vive para pensar como melhorar cada dia nossa relação. Sem, é claro, de esquecer dela mesma.

Já tive alguns relacionamentos. Entretanto aberto, tranquilo e gostoso como este, não.

Nunca acreditei e continuo não acreditando nessa história de "tampa da panela", "cara metade", ou qualquer outra afirmação que leve a "explicar o destino". Sou daqueles que acreditam que destino é o que construímos e não o que "já estava preparado".

Isso tudo para dizer que nossa relação beira a relação perfeita. Dá até medo de dizer isso, mas é o que sinto. E a maior parte desse sentimento vem da conduta e da condução de Ismenia. Que devagar tento assimilar e copiar....rs...

Muito feliz por esses quatro anos. Mais feliz ainda por estarmos na mesma casa vivendo o dia a dia juntos. Completaremos dois meses de mesmo teto no próximo dia 08. Apesar das dificuldades momentâneas de acertar o espaço, a mesma sensação de tranquilidade, abertura e gostosura fazem parte desse tempo.

Hoje é um dia muito feliz para mim. Feliz por ter uma companheira como Ismenia. Feliz por mantê-la ao meu lado. Feliz, enfim, porque viver tudo isso é muito bom.

Adoro você, bailarina!!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MILK

Ontem assisti ao filme que deu o oscar de melhor ator a Sean Penn. MILK, a história de um ativista gay americano dos anos setenta, assassinado juntamente com o prefeito de São Francisco em 1978, por um desequilibrado conservador que acabou se valendo de seu desequilibrio para ficar livre de uma punição maior.

O filme mostra (como tantos outros) o quão danoso é o conservadorismo americano. Nele, uma mistura de 'conceitos conservadores americanos' misturados com 'catolicismo' dão o tom na agressividade gratuita contra os gays daquela época. A truculência policial, as artimanhas do discurso e o uso indiscriminado do poder econômico são alguns ingredientes dessa realidade que parece distante.

Mas pelo jeito só parece distante. Agora de manhã deparo-me com um artigo de Anthoni DiMaggio onde se lê os avanços do conservadorismo americano em contraponto a Obama, considerado por eles (os conservadores) socialista e muçulmano. Uma mistura incrivelmente difícil de acontecer. As teorias de conspiração perpassam o artigo que (pelo menos para mim) demonstra não estarmos livres ainda do extremo conservadorismo americano e de suas consequencias previsíveis, como no filme citado.

Espero que os americanos que se identificam com as teorias democráticas (que pelo artigo não se movimentam para a esquerda, mas se fixam no centro) façam valer os anseios de todo o mundo: queremos paz e liberdade, nada mais do que isso. Extremos devem ser evitados em todos os casos e situações.

Se você não assistiu o filme, assista: MILK. Uma história real bem reproduzida na tela.

E o artigo citado você encontra no blog do Azenha, que aproveitou e comparou-o ao que escreveu FHC no domingo. Leia aqui.

domingo, 1 de novembro de 2009

Tirando o Atraso

Fiquei praticamente uma semana sem acompanhar detalhadamente os blogs que normalmente acompanho. Não só isso: também "perdi" uma série de acontecimentos como a aprovação da Venezuela no bloco do Mercosul, sem dúvida uma coisa importante a ser avaliada futuramente.
Outra coisa bastante importante e que reforça a postura internacional do Brasil, diz respeito ao acordo "costurado" em Honduras para uma solução ao caos criado pelos golpistas. Acompanhe aqui mais dados a respeito.

E o caso da UNIBAN? Uma garota quase que linchada pelos seus trajes!!! Que coisa, não? Mas tem alunos da universidade bastante indignados com isso. Veja aqui.

Duas notícias bastante positivas e que, claro, não tem destaque na imprensa brasileira por questões óbvias. Assim como nos EUA, eles há muito tempo tomaram a postura de um partido claro e aberto de oposição. Quais são as notícias? Uma hidroelétrica inaugurada com recursos do PAC e uma consulta pública feita pelo Ministério da Justiça sobre a internet. Vale a pena conferir aqui e aqui.

Um lamentável acontecimento em Portugal com uma de nossas artistas metida a intelectual. Críticas feitas a um simbolismo local são rebatidas por irmãos portugueses, fazendo corar de vergonha nós os brasileiros por exportarmos esse tipo de intelectualóides. Veja aqui.

E por fim, o retorno do "principe". Sim, FHC ensaia um retorno às manchetes com um artigo publicado hoje em vários jornais do PIG - Partido da Imprensa Golpista. O que ele fala? Oras, difícil imaginar? Isso mesmo..... acertou. Vivemos o caos, vivemos a ditatuda populista, estamos enebriados com uma situação que nos levará ao totalitarismo. Opiniões dele.

E amanhã é feriado. Um bom feriado a todos e todas.