terça-feira, 9 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Acabo de ser cobrado por não ter saudado as mulheres ontem em seu Dia Internacional.

Pois é. Na verdade não acho o dia um dia festivo. Sua origem e fundamento é de recordação de um momento histórico bastante forte. A morte das mulheres na fábrica de tecidos em Nova York é por demais forte e precisa de muita reflexão e novas lutas. Fiquei feliz ontem à noite com a comemoração da prefeitura na sala Palma de Ouro. Apesar de todo o oba-oba com sorteios de brindes (100 brindes) a recuperação histórica foi bastante interessante, além do belo vídeo apresentado.

É evidente observarmos, quando olhamos para trás, os grandes avanços que as mulheres conquistaram em tão pouco tempo, como lembrava Iara Bernardi ontem. Imaginar que quando era eu menino, mulheres de calças compridas eram um escândalo e que biquínis eram uma raridade nas praias. Imaginar que nos anos trinta do século passado a mulher brasileira não votava e que o controle da natalidade a partir da vontade da mulher não tem trinta anos é perceber o quanto elas avançaram em suas conquistas em pouco tempo. Lembrar que na época de minha mãe as profissões reservadas para as mulheres (quando insistiam em trabalhar) eram as piores na divisão capitalista do trabalho. Imaginar que na época de minha mãe raras eram as mulheres que se aventuravam a fazer uma faculdade.

Nesse aspecto - das conquistas - elas devem ser saudadas todos os dias, sempre.

Portanto, mulheres, não fiquem bravas por eu não desejar um feliz dia das mulheres. Até porque respeito muito a história de lutas e conquistas de vocês e tento valorizá-las todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário