sábado, 13 de março de 2010

Que Jornal Ler?

Volto aqui a uma brincadeira feita com Taisa - diretora pedagógica da secretaria da educação aqui de Salto - quando da sua demanda em assinar jornais para nossas escolas. Volto para registrar dois desastres jornalísticos de proporções que beiram a indigestão.

O primeiro deles e certamente o mais grave é da folhona. Depois de tudo o que já comentamos aqui, nesta semana ela sai com mais uma excrecência: "EBC paga R$ 1,2 mi a jornalista pró-governo". EBC, para quem não sabe é a Empresa Brasil de Comunicação, responsável pela TV Brasil (infelizmente ainda não a temos em sinal aberto por aqui). O tal "jornalista pró-governo" que insinua a reportagem é nosso conhecido Luiz Nassif, que cometeu o "erro" de produzir um programa inédito na TV brasileira, rejeitado pela TV Cultura (do Serra), mas que foi muito bem visto pela TV Brasil (do Lula). Ai, o jornalão, que fornece mais de 4000 assinaturas para a Secretaria Estadual da Educação paulista (fornece e recebe com dispensa de licitação inclusive), resolve questionar o contrato do Nassif e acusar o mesmo de favorecimento por parte do governo federal. Nem um melodrama mexicano (com todo respeito aos mexicanos) seria tão trágico. Só que a folhona não percebeu ainda que sua forma de comunicação não é mais única e monopolizadora. Imediatamente o Nassif respondeu com todos os dados da contratação e de como surgiu a tal notícia. Confira aqui.

Ainda sobre esse assunto, vale a pena ler o blog O Óleo do Diabo e sua opinião a respeito, aqui.

E sobre a folhona o BLOG DO LEN encaminhou a ela uma série de perguntas sobre acontecimentos recentes e passados, desafiando-a a responder. Parece que ainda não obteve êxito nas respostas. Mas vale a pena ler as perguntas pois elas conseguem resumir bem os abusos da folhona. Veja aqui.

E o segundo é o estadão. Este criou uma manchete no caso BANCOOP que não tem nada a ver com a decisão judicial, dando a entender que a BANCOOP foi "moralmente" condenada pela justiça, quando na verdade a maioria das acusações foram rejeitadas pelo juiz. Veja aqui e se tiver curiosidade de se aprofundar no assunto, acompanhe os links abaixo da reportagem.

É Taisa, estamos mal servidos de jornais.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário