quarta-feira, 24 de março de 2010

Plebiscito 1

Faz algum tempo que reservo a opinião de que das revistas semanais a única confiável é a CARTA CAPITAL. Existe uma outra chamada REVISTA DO BRASIL que infelizmente (ou felizmente, depende da ótica que se veja) é mensal.

Pois bem. Na semana de 10 de março - a que meu filho chegou da França - a revista tem uma capa muito sugestiva, cuja chamada é O PLEBISCITO EM MARCHA. Nesta edição a revista traz comparativos muito interessantes sobre os oito anos de FHC e os oito anos de LULA. Uma comparação que Serra jamais quis fazer, mas que FHC parece querer, se levarmos em conta alguns artigos por ele escritos no início deste ano.

Além das comparações, a revista traz uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapear, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Na pesquisa, que tem todos os elementos científicos das demais, duas são as abordagens para a eleição de presidente: a primeira apresentando a candidata "Dilma" e a segunda apresentando a candidata "Dilma, candidata do Lula". Vejam só o resultado:

Primeira situação:

DILMA - 26,9%
JOSÉ SERRA - 26,3%
CIRO GOMES - 16,4%
MARINA SILVA - 8,1%
BRANCO/NULO - 10,6%
NÃO SABE - 11,6%
NÃO RESPONDE - 0,1%

Segunda Situação:

DILMA, CANDIDATA DO LULA - 42,4%
JOSÉ SERRA - 21,4%
CIRO GOMES - 13,0%
MARINA SILVA - 7,4%
BRANCO/NULO - 6,9%
NÃO SABE - 8,9%
NÃO RESPONDEU - 0,1%

A pesquisa, feita em janeiro, mostra ainda os resultados em cada cidade da Baixada. E em todas elas a proporção é mais ou menos a mesma.

Já uma pesquisa do Sensus diz que 49,3% dos eleitores não votariam em alguém indicado pelo FHC.

Quanta diferença!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário