segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brasil - Relação Computador/Aluno é Das Piores

Enquanto isso em SP o Tribunal de Contas não reconhece a Ata de Preços do MEC do Programa Um Computador por Aluno, alegando que os municípios que aderirem estarão "pegando carona" em licitação de outra instituição pública e que isso é vetado pela lei de licitações ou coisa que o valha. O Tribunal se esquece que o MEC não faz as Atas de Preços para uso próprio, mas sim para baratear os custos dos produtos para o país todo. Mas......


A inclusão digital nas escolas brasileiras ainda é um grande desafio. O Brasil é o último em uma lista de 38 países avaliados em relação ao número de computadores por alunos. É o que mostra os dados divulgados nesta terça-feira (28) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que chegou a esses números por meio do Programa Nacional de Avaliação de Alunos (Pisa) que analisa a relação entre os sistemas de ensino e a tecnologia. De acordo com o levantamento, as escolas brasileiras oferecem, em média, um computador para cada 6,25 estudantes - ou 0,16 computador por aluno. O número rende ao país o posto de terceira pior colocação no ranking da inclusão digital, à frente apenas de Tunísia e Indonésia.

INCLUSÃO DIGITAL: Sul-coreanos lideram leitura pela internet

A Austrália é o país mais bem colocado na lista, que inclui 65 nações. No país da Oceania, a oferta é de 1,03 aluno por computador. Na China, a média é de 1,75, enquanto a média dos países-membros da OCDE é 1,69. Na Colômbia, o mais bem colocado da América Latina, a média é de 2,85 alunos por máquina.

O estudo mostra ainda que 53,3% dos estudantes brasileiros analisados declaram ter um computador em casa. A estatística é 129% maior que em 2000, quando apenas 23,2% afirmaram possuir o equipamento. Apesar do crescimento expressivo, o país ainda esta longe das nações mais ricas. A média registrada pelos países-membros da OCDE foi de 94,3%, ou 41 pontos porcentuais a mais do que no Brasil.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/06/29/escolas-brasileiras-tem-um-computador-para-seis-alunos-aponta-pesquisa-924792985.asp#ixzz1QlJE1bdX

http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário