sábado, 30 de julho de 2011

Produção de Cinema ao Alcance das Crianças

Do Educ@Salto

Criada a partir do projeto Anselminhos, nova ideia resultou na produção de um curta metragem       


Anselminhos: Pagadores de Promessas, criado através de uma parceria entre Afim, Ceunsp e Secretaria da Educação de Salto, é um projeto com duração de três anos, que oferece aos alunos do CEMUS IX e da sociedade civil, oficinas voltadas à produção de documentários embasados na vida e obra do cineasta saltense Anselmo Duarte.
         
Através desse projeto, uma nova iniciativa surgiu, desta vez para estudantes saltenses de 10 a 17 anos.  Durante as férias escolares, eles se encontraram no prédio da Afim, localizado na rua Rio Branco, para a produção de um curta metragem.

“Queríamos ampliar o serviço oferecido com Anselminhos. Por isso surgiu a ideia desse novo Projeto. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas entendam o que significa cinema e quem sabe assim, surjam novos talentos saltenses”, disse Elza Cristina, coordenadora do Projeto.
          
Orientados pelos professores Daniel Guise e Flávia Molina, alunos do curso de Cinema do Ceunsp, as cerca de dez crianças se dividiram em grupos, cada qual com um tema, e realizaram todo o processo de criação, até a pós-produção, em um período de quatro semanas.

“Durante as aulas misturamos um pouco de várias matérias que tivemos na faculdade, adequando-as para a faixa etária deles. Tivemos conteúdos bem dinâmicos e câmera na mão desde o primeiro dia. Foi um resultado muito positivo porque eles escreveram roteiro, dirigiram, editaram, enfim, fizeram tudo”, disseram os professores.
          
Para os alunos, de forma geral, todo o aprendizado foi muito válido. “Eu acho que me ajudou demais porque eu tenho muita vontade de trabalhar com cinema. Sem dúvida alguma, aprendi muita coisa e hoje posso falar que eu vejo um filme com outros olhos, observando o lado mais técnico dele, além da parte visual”, disse Pedro Chamon Pardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário