terça-feira, 19 de julho de 2011

Caso Murdoch - Primeiro Cadáver

Do Correio do Brasil

18/7/2011 16:12,  Por Redação, com agências internacionais - de Londres 

News of the World
Hoare trabalhou nos jornais de Murdoch, entre eles o News of the World

O jornalista Sean Hoare, primeiro a denunciar o escândalo dos ‘grampos’ que levou ao fechamento o jornal centenário News of The World, na Inglaterra, foi encontrado morto nesta segunda-feira, nesta capital. Ex-repórter de entretenimento do tabloide britânico News of the World, Hoare foi o primeiro jornalista a denunciar o ex-assessor de imprensa do primeiro-ministro britânico, Andy Coulson, que dirigiu o tabloide entre 2000 e janeiro de 2003 e estaria envolvido nas escutas ilegais.

Segundo noticiou o diário britânico The Guardian, Hoare foi encontrado em sua casa na cidade de Watford, a 32 km de Londres. Ele trabalhou nos jornais Sun e News of the World com Coulson, antes de ser demitido por problemas com álcool e drogas. A polícia local não confirmou a identidade do corpo, mas emitiu um comunicado dizendo que na manhã desta segunda, às 10h40 no horário local (6h40, em Brasília), os agentes receberam um chamado de vizinhos preocupados com o bem-estar de um morador.

Ao chegar ao endereço de Hoare, o corpo de um homem foi encontrado e este declarado morto na cena do crime, de acordo com o comunicado da polícia.

“A morte está sendo tratada como inexplicável, mas não significa que seja suspeita. Investigações da polícia sobre o incidente estão em andamento” afirma o comunicado.

Atividades ilegais

O jornalista denunciou ao jornal norte-americano The New York Times os casos de grampos de telefones dentro do News of the World. Ele disse que não só Coulson fez escutas, mas que ele encorajou ativamente seus funcionários a interceptar telefonemas de celebridades em busca de reportagens exclusivas. Em setembro do ano passado, Sean Hoare foi entrevistado pela polícia sobre suas afirmações de que o ex-chefe de comunicações do tabloide lhe pediu para invadir celulares quando foi editor do jornal.

Hoare voltou aos holofotes na semana passada, depois que ele disse ao NY Times que repórteres no News of the World foram capazes de usar a tecnologia da polícia para localizar pessoas, em troca de propina. As implicações políticas do escândalo dos grampos do tabloide News of the World continuam a crescer, após a renúncia, neste domingo, do chefe da polícia metropolitana de Londres, Paul Stephenson.

Alto funcionário da Scotland Yard, John Yates, que negou a reabertura da investigação sobre o escândalo das escutas telefônicas em 2009, demitiu-se também nesta segunda-feira. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, teve que encurtar sua viagem à África por conta do escândalo.

Fechamento

A News International encerrou, na semana passada,  a história centenária do News of the World depois do agravamento de escândalo das escutas. Funcionários do jornal foram acusados de interceptar na última década as ligações de até 4 mil pessoas, incluindo políticos, famosos e até uma menor assassinada e familiares de vítimas de atentados.

Os negócios do grupo englobam produtos para TV, cinema, jornais e publicidade. Entre suas mídias de maior destaque estão jornais britânicos The Sun e The Times, o norte-americano Wall Street Journal e a rede de TV norte-americana Fox. Além do tabloide News of the World, também foi envolvido no escândalo dos grampos o jornal britânico The Sunday Times, acusado de tentar espionar o ex-primeiro-ministro Gordon Brown. Os diretores da publicação negam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário