sábado, 23 de julho de 2011

O Preconceito na Tragédia

Três posts interessantes que mostram muito bem como o preconceito é pernicioso.

Do Luis Nassif

Por droubi
Olha o que a pressa dos colonistas faz:

22/07/2011 - 21h12

Clóvis Rossi: Terrorismo não tem lógica
DE SÃO PAULO

Se você tivesse que escolher uma cidade na qual um atentado terrorista seria no mínimo improvável, Oslo, a capital da Noruega, certamente entraria nas suas cogitações, afirma Clóvis Rossi, colunista da Folha.

A tranquilidade desta cidade foi quebrada nesta sexta-feira, quando um duplo ataque --uma explosão que atingiu um prédio do governo no centro de Oslo e um tiroteio no centro de juventude do Partido Trabalhista, na ilha de Utoeya, ao noroeste da capital-- matou ao menos 17 pessoas, segundo a polícia local.

De acordo com as informações, sete das vítimas foram mortas na explosão e ao menos outras dez foram mortas no ataque a tiros. No entanto, o número de mortos deve aumentar.
 
"Terá sido uma resposta à participação da Noruega na guerra do Afeganistão? Ou ao envolvimento do país nas operações militares na Líbia?", questiona Rossi.

"No fundo, a resposta nem interessa. Terrorismo não tem lógica. Nem há país ou cidade realmente a salvo. Basta um ou mais agentes dispostos a matar e morrer no mesmo ato e pronto está armado o cenário para esse tipo de abominável loucura", afirma.

E neste momento ainda tem uma chamada na página principal do site da folha para uma imbecilidade destas.

Por que será que o Clóvis Rossi não lembrou do ataque terrorista daquele norte-americano à sua deputa federal, na hora de fazer sua suposições sobre as origens do ataque?

Por que será que ainda, nesta altura do campeonato, existe este filtro na cabeça de um jornalista tão experiente?




1 - Muita gente estranhou os ataques ocorridos ontem na Noruega.
2 – O G1 publicou matéria dizendo que um grupo islâmico assumiu a autoria dos atentados na Noruega, segundo o 'NY Times'
3 – Menos de duas horas depois o G1 publicou outra matéria dizendo que o militante islâmico negou que assumiu a autoria dos ataques em Oslo
4 – A pessoa presa como suspeita de ter feitos os ataques, o norueguês Anders Behring Breivik, diz ser admirador de Churchill, Mason, anti-islâmico, pró-Israel, ultra-direitista, faz parte ou possui um blog sionista, anti-nazi.
http://supercedure.blogspot.com/2011/07/explosion-en-oslo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Supercedure+(Supercedure)
5 – Durante visita um dia antes do ataque ao campus de Utøya onde a Liga da Juventude Trabalhista pedia boicote a Israel, Jonas Gahr Store, Ministro das Relações Exteriores da Noruega, disse que a Noruega deve reconhecer o Estado Palestino, que a ocupação deveria terminar e o muro deveria ser demolido imediatamente.
6 – Desde 2005, o Primeiro-Ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, figura chave do Partido Trabalhista da Noruega nos últimos 10 anos, servindo como Primeiro-Ministro por três vezes, anuncia que retirará as tropas de soldados do Iraque e já  anunciou que em 2014 retirará suas tropas do Afeganistão:
A partir de dica do @being11

 O homem que invadiu um acampamento da Juventude Trabalhista da Noruega e matou pelo menos 91 pessoas está preso. É norueguês e um tipo perfeitamente nórdico: louro, alto, de olhos claros.
A BBC diz que ele tem , segundo a polícia, “opiniões políticas voltadas para a direita, anti-islâmicas”.
Pelo fato de ter comprado seis toneladas de fertilizantes, a partir dos quais se pode produzir explosivos, ele também é suspeito do atentado contra os escritórios do governo norueguês, também do Partido Trabalhista.

Se fosse um árabe, a esta altura muitos estariam clamando por retaliações.

Mas não é.

Será que são preciso situações monstruosas como esta para que a gente pare de raciocinar com racismo e preconceito religioso?

Quem não se lembra que, aqui, buscou-se relacionar o atirador de Realengo com o islamismo? E agora, quando precipitadamente atribuíram a explosão a uma organização árabe.

É este tipo de intolerância que alimenta os delírios racistas  que alimenta personalidades doentias capaz de tais loucuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário