sábado, 9 de julho de 2011

VII Congresso de Educação - Sucesso Absoluto

Fora deste espaço há alguns dias por um motivo altamente justificável: o nosso VII Congresso de Educação de Salto, que teve neste ano como tema a DIVERSIDADE. 

Desde que a atual administração municipal assumiu em 2005 que realizamos nossos congressos, sempre objetivando trazer para o debate os princípios que orientam a educação, bem com seus temas mais atuais e espaços de aprofundamentos da prática dos educadores. Assim, em cada um deles tivemos temas definidores das grandes palestras; palestras que traziam à reflexão as discussões mais atuais da educação; e oficinas e mini-cursos que procuravam detalhar, aproximar, vivenciar o educador em práticas de sala de aula e de espaços educativos para sua necessária e constante formação. 

Banner do Congresso e Pedro Demo em sua palestra

E este ano não foi diferente. A partir do tema - DIVERSIDADE - tivemos palestras que nos levaram a refletir sobre as práticas vividas na escola e que contribuem (ou não) para o reconhecimento e a valorização desse fenômeno humano que pode aproximar mais e mais as pessoas, humanizando suas relações e derrubando preconceitos históricos.

Tivemos ainda palestras que discutiram a atualidade dos temas da educação, como o Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso Nacional e que foi detalhado por Cezar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação. 

Os mini-cursos e as oficinas enriqueceram o congresso com seu objetivo de discutir o dia a dia da vida escolar e educacional. Nesse ano a grata satisfação de perceber o interesse ainda maior que os anos anteriores, representado pelas salas cheias e concorridas durante os três períodos em que aconteceram. 

Apresentação do Hino Nacional

Em torno de 1000 educadoras e educadores participaram do VII Congresso de Educação em vários de seus momentos. O ponto alto, sem dúvida, foi sua abertura, onde estudantes da rede municipal que participam das oficinas extracurriculares de dança, teatro, capoeira e coral fizeram uma magnifica apresentação no momento do Hino Nacional Brasileiro - cerca de 150 crianças fizeram uma apresentação com as técnicas aprendidas nas oficinas. Além disso, o Hino de Salto foi cantado na Linguagem Brasileira de Sinais por educandos surdos e não surdos também da rede municipal que oferece essa opção de linguagem.

Mesa de Abertura

Ainda na abertura duas outras grandes realizações: o lançamento do jogo SALTO NA HISTÓRIA que transforma momentos históricos e pitorescos da cidade em um jogo que aguça a vontade das crianças em conhecer ainda mais nossa história. A segunda foi o lançamento do portal da educação - o EDUC@SALTO - que terá notícias, informes, legislações, trabalhos de professores e espaços para uso dos educandos. O EDUC@SALTO pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Salto - www.salto.sp.gov.br - lá, no canto direito da tela encontra-se um link para o portal. 

Lançamento do Portal EDUC@SALTO

Novamente a equipe da SEME, coordenada pela Fernanda (minha querida colaboradora) mostrou como o trabalho e a unidade de planejamento podem fazer a diferença. Já agradeci inúmeras vezes essas meninas: publicamente, pessoalmente e neste espaço. E continuarei agradecendo pois sem dúvida são as brilhantes responsáveis por essa realização.

Aqui, aqui e aqui você pode ver mais do Congresso diretamente do EDUC@SALTO.


2 comentários:

  1. Caro amigo em seu nome parabenizo a equipe da Secretaria da Educação pelo bom trabalho apresentado no congresso.

    Fico feliz de ver que em Salto temos um ensino público de excelência que me nada perde para os conteúdos das melhores escolas privadas.

    Aqui vi que educação é prioridade...

    Aproveito para pedir autorização para publicar seu texto no site do PT, a versão adaptada vai está por hora em http://www.ptsalto.weebly.com

    um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Autorização....rs.... Fique a vontade. Maior privilégio poder ver meu texto replicado, ainda mais no meu partido.

    Abraços

    ResponderExcluir